Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 24 de abril de 2010

O Mar Vermelho

Lição 5 dos Juvenis 1° maio de 2010

ADORAÇÃO – Agradecemos a Deus por Seu amor
➥➥Verso Para Memorizar
“O Senhor é a minha força e a minha canção; Ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus e eu O louvarei, é o Deus de meu pai, e eu O exaltarei!” Êxodo 15:2.
➥➥Referências
Êxodo 14; 15:1-21; Patriarcas e Profetas, p. 281-290.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que adoramos a Deus por salvar Seu povo.
Sentir a alegria de pertencer a um Deus tão poderoso.
Dar-se conta de que Deus ainda age em nossa vida até hoje.
➥➥Mensagem Central
Adoramos a Deus pelo poder que Ele exerce em nossa vida.

Resumo da Lição
Deus tirou Seu povo do Egito e os dirigiu até o Mar Vermelho. Para o povo, parecia uma tolice estar encurralado entre o exército e o mar. Mas Deus os levou até esse lugar a fim de demonstrar Seu poder para protegê-los, mesmo quando parecia impossível escapar do forte exército egípcio que os perseguia. Deus salvou Seu povo porque ele Lhe pertencia, porque o amava. Quando viram o poder de Deus usado em seu favor, o povo entoou um cântico de louvor e gratidão.
Esta lição fala sobre adoração. Podemos adorar a Deus por Seu amor, auxílio e livramento em nossa vida. Muitas vezes nos sentimos presos a circunstâncias que aparentemente vão nos destruir, mas, se ouvirmos a Deus e O seguirmos, Ele nos resgatará da mesma forma como fez no passado. Este grande amor e cuidado por nós nos faz desejar adorá-Lo.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Convidar dois voluntários para irem à frente. Pedir que os demais alunos façam várias filas, todos virados para o mesmo lado, com os braços esticados tocando o aluno da frente, e formando “passagens”. Ao ouvirem as palavras “mudar posição” cada um deve virar 90 graus e tocar o aluno que anteriormente estava ao seu lado, formando novas passagens. Colocar uma venda nos olhos de um dos voluntários e pedir que caminhe através das passagens. O outro voluntário deverá orientar o aluno que está com os olhos vendados.
Lembre-se de dizer “mudar posição”, algumas vezes, para dificultar o trabalho de quem está tentando achar as passagens.

Analisando
Depois que o juvenil de olhos vendados passar pelo labirinto, dizer: Às vezes nos encontramos em situações impossíveis, mas ao final, Deus sempre tem uma solução pela qual poderemos louvá-Lo. Em nossa lição de hoje, os israelitas não podiam ver a saída para seu problema.

Vivenciando a História
Respeitando os interesses de cada aluno, dividir a classe em quatro grupos com um moderador adulto em cada grupo. Pedir que leiam Êxodo 14 e 15:1-21.

Grupo de Arte: Criar um pôster ou desenho que ilustre esta história da Bíblia.
Grupo de Música: Pensar numa música ou compor uma nova música que ilustre um ou mais pontos desta lição.
Grupo do Mapa: Usar mapas bíblicos para demonstrar a viagem do Egito até o Mar Vermelho. Usar livros de pesquisa sobre a Bíblia (como comentários e dicionários bíblicos) para descobrir como era a região pela qual viajaram e que perigos enfrentaram.
Faça um mapa simplificado desta região, com uma linha demonstrando o roteiro da viagem.
Grupo da Matemática: Encontrar e anotar todas as informações numéricas presentes no texto de Êxodo 14 e 15:1-21. Alguns desses números têm significado especial?
Dar algum tempo para que o grupo trabalhe. Em seguida, pedir que cada grupo compartilhe seu trabalho com o restante da classe.

Analisando
Perguntar a cada grupo: O que vocês descobriram ou criaram. O que vocês aprenderam sobre Deus? Por que razões podem louvá-Lo?
ADORAMOS A DEUS PELO PODER QUE EXERCE EM NOSSA VIDA.

Aplicação da Lição
A História de Dario
Leia a seguinte história real para seus alunos:
A professora de Dario chamou-o para uma conversa, e lhe disse:
– Dario, estou muito surpresa que você não tenha entregado seu projeto ontem.
Dario arregalou os olhos.
– Como? – respondeu.
– Você sabe que a sua nota vai baixar muito por não ter entregue este trabalho, não sabe?
– Mas eu entreguei o trabalho – retrucou Dario. – Eu o coloquei aqui na sua mesa ontem, professora – Se você tivesse entregado o trabalho eu o teria visto, não teria?
Dario não sabia o que fazer. Aquele projeto era um trabalho importante e valeria uma boa parte de sua média final. Seu pai lhe havia prometido comprar alguns equipamentos novos de acampamento se ele tirasse boas notas naquele semestre. O que teria acontecido com seu projeto?
Dario tentou falar com a professora novamente, mas ela não pareceu se convencer. Ela já tinha dado nota em todos os trabalhos da classe e ele estava sem nota. A professora nunca aceitava trabalhos atrasados. Dario sabia que não adiantava pedir mais tempo para refazer o projeto.
Ele foi para casa muito desanimado, mas não falou nada para os pais. Em vez disso, conversou com Deus: “Por favor, Senhor, encontre o meu projeto.”
Passou uma semana. Duas semanas. Mais dois dias e sairiam as médias daquele semestre. Dario tinha desistido.
No dia seguinte, porém, a professora de Dario o chamou novamente. Ela estendeu-lhe um papel e ele percebeu que era justamente seu projeto, com um “A” escrito em vermelho, no topo da página.
– Dario, não sei o que dizer. Sinto muito sobre o que aconteceu. Seu projeto estava misturado com os trabalhos de outra classe e eu o encontrei ontem à noite.
Dario pegou o trabalho e deu um pulo de alegria. Seu amigo Roberto olhou para ele e achou que estivesse louco. Dario apenas olhou para o amigo e disse: – Louvado seja Deus!

Encerramento
Dizer: Deus está conosco todo o tempo, e tem soluções para todos os nossos problemas. Vamos encerrar louvando a Deus por ter estado conosco hoje. Eu vou mencionar uma atividade, e vocês responderão dizendo: “Obrigado por estar comigo.”
Quando estou dormindo, obrigado por estar comigo.
Quando estou comendo, obrigado por estar comigo.
Quando estou viajando, obrigado por estar comigo.
Quando estou na escola, obrigado por estar comigo.
Quando estou brincando, obrigado por estar comigo.
Quando estou feliz, obrigado por estar comigo.
Quando estou triste, obrigado por estar comigo.
Quando me sinto sozinho, obrigado por estar comigo.
Quando sinto medo, obrigado por estar comigo.
Em todos os momentos, obrigado por estar comigo.

Atividades Bíblicas

Maquete

mar verm

parting Principes e princesas1

Dinâmica

MODO DE FAZER:

  1. AMPLIAR CADA PARTE DO MAR NO TAMANHO DA FOLHA SULFITE E FAZER NO EVA, SEPARADAMENTE.

  2. FAZER O CENTRO DO MAR POR INTEIRO (RECORTA AS TIRAS SOMENTE DEPOIS DE FEITO).

  3. ATRÁS DO MAR, CORTAR E COLAR UM RETÂNGULO DE EVA COR DA PELE (ESTRADA).

DINÂMICA: Elaborar 3 perguntas para a aula, à medida que acertarem você retira uma parte do mar e assim por diante. Quem estiver sabendo responder vai ver o mar abrir.

Fonte: http://cordeiroeterno.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei da dinâmica.