Sábado, 24 de abril de 2010
Vamos deixar nossa luz brilhar
Zarry mora em Sofia, capital da Bulgária. Ele estava começando o ensino médio, quando enfrentou um problema: o curso que estava fazendo foi fechado, e ele precisou se matricular em outro curso especializado. Seus pais escolheram o curso de música, mas havia um problema: todos os colegas já estavam bem adiantados na matéria e ele estava começando.
Em um ano, Zarry teria que estudar todo o currículo de dois anos da história da música e da teoria. Teria que praticar duas vezes mais para alcançar os colegas. Mas, ele se esforçou e, antes do fim do ano, alcançou a turma. No fim do ano, Zarry foi convidado para tocar em um recital.
– Deus me ajudou – Zarry diz. – Por isso, todos os meus colegas sabem que sou adventista. Algumas vezes, eles perguntam sobre minhas crenças. Tento responder e partilhar minha fé, para que desejem conhecer mais sobre Deus.
Deixando a luz brilhar
Nem todas as aulas de Zarry têm relação com a música. Como outras crianças, ele também estuda literatura, história, ciências e matemática. Zarry gosta das aulas e dos debates que a professora lidera. A professora notou que Zarry presta atenção e às vezes pede que ele faça um resumo do assunto discutido em classe.
Uma das aulas de literatura incluía histórias da Bíblia. Ao notar que a professora se esqueceu de alguns detalhes da história de Moisés, Zarry pediu permissão para explicá-los. A professora permitiu e ficou surpresa ao ver como Zarry conhecia a Bíblia tão bem que podia explicar partes complicadas.
Desde que a professora de Zarry soube que ele é cristão, com frequência, pede que ele responda perguntas sobre Deus.
Testemunhando em casa
Deus ajudou Zarry a ser uma testemunha em sua família também. Ele desejou ser batizado e pediu estudos bíblicos ao seu pai, que é pastor. O pai concordou e Zarry começou a estudar. Ele convidou seu irmão mais velho, Larry, para estudarem juntos, pois Larry não tinha sido batizado ainda. O irmão decidiu estudar a Bíblia com Zarry e convidou alguns amigos para participar da classe bíblica. Atualmente, muitos amigos de Larry estão recebendo estudos. Zarry espera que possam ser batizados juntos.
Zarry partilha sua fé na escola, em casa e na igreja. Também podemos testemunhar de nossa fé com as pessoas, em qualquer lugar, simplesmente, sendo como Jesus. Se não testemunharmos, quem testemunhará? Quando entregamos nossas ofertas missionárias, ajudamos a contar às pessoas que não sabem que Jesus deseja ser Seu amigo. Vamos dar o nosso melhor – tempo, talentos e ofertas – a Deus cada dia.
Não é fácil ser adventista na Bulgária. As crenças da religião predominante são totalmente diferentes das crenças adventistas. Mas as crianças adventistas partilham a fé com seus amigos da escola e os convidam para visitar a Escola Sabatina.
Os Romani (ciganos) são um grupo em crescimento. Em sua cultura fechada, voltada à família, a Palavra é espalhada em várias comunidades, e muitos grupos adventistas estão se formando entre eles. Em uma cidade existem três grandes congregações Romani, e entre dez ciganos um é adventista do sétimo dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário