Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 17 de abril de 2010

Refeição da Manhã com Jesus

Lição 4 Jardim da Infância 24 de abril de 2010

SERVIÇO
É ajudar os outros.
VERSO PARA DECORAR
“[Jesus disse:] Façam como lhes fiz.” João 13:15, NVI.image
REFERÊNCIAS
João 21:1-14; O Desejado de Todas as Nações, p. 809-817.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus gosta de ajudar as pessoas.
SENTIR-SE feliz porque Jesus Se preocupa com ela.
RESPONDER ajudando outras pessoas como Jesus fez.
MENSAGEM CENTRAL
Quando ajudamos os outros, somos semelhantes a Jesus.

Resumo da Lição
Alguns dos discípulos de Jesus haviam passado a noite toda pescando, mas eles não tinham apanhado nenhum peixe. Na manhã seguinte, eles retornaram para a praia e viram Jesus ali. Ele lhes disse para tentarem pescar do outro lado do barco. Quando eles o fizeram, suas redes ficaram repletas de peixe! Eles puxaram as redes para dentro do barco. Quando alcançaram a praia, Jesus tinha preparado uma refeição da manhã para eles.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus fez duas coisas para os discípulos, uma grandiosa, e outra, humilde. 1. Ele os ajuda a pescar, sua principal fonte de renda e de alimentação.  Preparou a refeição da manhã e serviu para eles. Nós podemos fazer coisas para servir os outros ao ajudá-los. Quando ajudamos os outros, estamos sendo semelhantes a Jesus.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Pedir que as crianças sentem junto ao cenário de praia ou  mostrar gravuras de praia para começar a atividade. Antes de começar a contar a história, pedir que um ajudante coloque os peixes em uma rede armada do lado oposto do barco de onde se estará lançando a rede, e jogar por cima um lençol para representar a água do mar. Incentivar as crianças a fazer alguns gestos à medida que a história for sendo contada.
O Sol tinha se posto. As estrelas brilhavam no céu. Vamos fazê-las brilhar com nossos dedos. [Fazer gesto de pisca-pisca.] Alguns discípulos de Jesus estavam caminhando junto ao Mar da Galiléia. [Caminhar em volta da sala.] Pedro disse que ia pescar, então todos eles entraram em um barco. Vamos entrar em nosso barco. [Crianças sentam no “barco”.] Quando eles se afastaram bastante da praia, começaram a pescar. Eles pescavam com suas redes. Todos ajudavam, pois as redes geralmente são muito pesadas. Vamos jogar nossas redes ao mar. [Fazer gesto de jogar a rede.] Uma vez que as redes estavam dentro da água, eles precisavam esperar que os peixes viessem nadando e entrassem nas redes, assim conversavam sobre os bons tempos em que tinham estado
com Jesus. De vez em quando eles checavam as redes. Vamos checar as nossas. [Movimento como se estivesse levantando as redes.] Não, nenhum peixe. Assim, eles continuaram conversando e esperando. Vamos checar novamente. [Movimento como se estivesse levantando as redes.] nenhum peixe! Que má sorte!
Um pouquinho de luz aparecia no céu. Eles haviam trabalhado a noite inteira e estavam cansados. O Sol estava começando a aparecer. Era hora de voltar para casa. Assim, os discípulos puxaram as redes para o barco. Vamos puxar as nossas. [Movimento de puxar as redes.] Redes molhadas são pesadas!
Pouco antes de alcançarem a praia, alguém apareceu na praia e gritou:
– Vocês pescaram alguma coisa?
– Não! – responderam eles. [As crianças sacodem a cabeça.]
Então, o homem disse:
– Joguem novamente as redes na água do outro lado do barco.
Eles estavam tão cansados e desanimados. Suas redes eram pesadas, e eles não haviam pescado nada durante toda a longa noite. Entretanto, resolveram fazer o que o homem havia sugerido e tentaram mais uma vez. [Fazer movimento de lançar a rede do outro lado do barco.] Oh! Surpresa! [Descobrir a rede com peixes que estava do outro lado.] A rede estava cheia de peixes!
De repente, João reconheceu o homem.
– Olhem! É Jesus!
Pedro ficou tão feliz que se lançou à água e correu para a praia. Ele queria estar perto de Jesus.
Os outros discípulos tiveram que puxar a rede com todos aqueles peixes. Vamos ajudá-los? [Passar todos os peixes da rede para o barco.] Depois de colocar todos os peixes no barco, eles remaram para a praia. [As crianças fazem movimentos de remar.] Eles estavam muito felizes por ver Jesus! Estavam felizes por Jesus ter-lhes ajudado.
Estou certo(a) de que os discípulos agradeceram a Jesus, e vocês o que acham? Vamos sair do barco e agradecer a Jesus. [As crianças saem do “barco” e fazem uma oração de agradecimento.]
Jesus tinha outra surpresa para Seus amigos. Ele preparara a primeira refeição da manhã para eles. Não foi isso uma gentileza de Jesus? Eles tiveram um maravilhoso piquenique na refeição da manhã com Jesus.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 112, CD faixa 12).
Orar, pedindo a Jesus que oriente as crianças ao ajudarem outras pessoas durante a semana.

Peixes agradáveis

Naco agradável

peixes de esqueleto

Para colorir

Essa atividade eu peguei em um site da net que não me lembro qual, mas achei muito bonita. São peixinhos de E.V.A. colados na bandeja de isopor pintado com guache.

DSC02521

2 comentários:

Érika disse...

Oi tia Malu estou apaixonada pelo seu blog tudo muito lindooooo.
Sou auxiliar do jardim da Infancia e aqui encontrei dicas muito legais e interessantes.
Parabéns, estarei sempre visitando ...Já sou fã =)

Èrika Malvezi / Maringá- Pr

email erika_malvezi7@hotmail.com

www.twitter.com/erikamalvezi

beijos Deus te abençoe ....

Érika malvezi disse...

Ameiiiiiiiiiii ...vou fazer com as crianças...obrigada =)