Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Informativo Mundial das Missões

Enfrentando o medo – parte 1



A história de hoje vem da Bulgária, país localizado a oeste do Mar Negro [localizar no mapa].

Paulo é um garoto de seis anos de idade e está na primeira série do ensino fundamental. Ele gosta de caminhar e desenhar, mas não gosta de ficar no escuro. No ano passado, Paulo enfrentou o medo e ao mesmo tempo aprendeu uma importante lição.

Passeio em família
Certo dia, o pai disse: – Vamos fazer um passeio nas montanhas. Paulo ficou entusiasmado, pois gostava muito de passear. A mãe preparou o lanche e a família saiu da cidade em direção às montanhas. O pai estacionou o carro no sopé da montanha e Paulo ajudou a levar o lanche e a água para o bondinho que os levaria ao topo da montanha.
– Olha, Vivi! – Paulo mostrava a paisagem para sua irmãzinha enquanto o bondinho subia acima das árvores. – Lá está nossa cidade.
Ele achava que as árvores abaixo pareciam soldadinhos verdes marchando vagarosamente montanha abaixo. O bondinho balançou um pouco, e então parou. Todos saíram e foram até a parte rochosa da montanha.
– Uau! – Paulo disse – consigo ver tudo daqui de cima!
Os pais sorriram enquanto seguiam a estrada pedregosa em direção ao mirante onde poderiam se divertir apreciando a linda paisagem.
– Estou com fome! – Paulo avisou. O pai olhou para o relógio, sorriu e disse: – É claro que você está com fome! Já passou a hora do almoço. Finalmente, encontraram uma sombra e todos se sentaram para comer. Em seguida, as crianças continuaram a explorar a montanha.

A longa descida
– São três horas – o pai anunciou – é hora de descer a montanha. – Certo – disse Paulo.
Tinha sido um dia maravilhoso e Paulo não queria ir embora, mas imaginou que seria divertido descer a montanha a pé antes de voltar para casa. Então, começaram a caminhada. O pai tinha muita experiência em trilhas e conhecia um atalho. Colocou Vivi em seus ombros e desafiou a esposa e o filho: – Vamos ver quem chega primeiro!
Papai e Vivi desceram pelo atalho, enquanto mamãe e Paulo foram pela trilha. Os pássaros cantavam em cima das árvores. Enquanto andavam, a mãe mostrava listras brancas e vermelhas pintadas nas árvores.
– Precisamos seguir essas marcas para não nos perdermos – disse a mãe.
Paulo observou a marca. – Acontece o mesmo na vida – ela acrescentou. – Devemos seguir as indicações que Deus nos deixou na Bíblia, para não nos perdermos. Paulo pensava sobre isso enquanto ele e sua mãe caminhavam com dificuldade sobre as pedras e desciam a trilha poeirenta. A descida parecia demorada, mas ele não se importou até que começou a escurecer.
Sinalizações da trilha
Eles caminharam mais devagar na escuridão evitando tropeçar. Então, a mãe parou.
– Há algum tempo, não temos visto nenhuma sinalização – ela disse. – Preciso ir adiante para ter certeza de que estamos na trilha. Paulo, fique aqui. Talvez tenhamos que voltar um pouco se não conseguirmos encontrar um sinal.
Paulo obedeceu e se sentou em uma pedra ao lado do caminho enquanto sua mãe desaparecia na curva. Ele não gostava de ficar sozinho no escuro. A escuridão aumentava e uma brisa fria o fez tremer. Estava sozinho na trilha da montanha e sentiu o medo crescer dentro de si.
– Querido Deus – ele orou – por favor, ajude mamãe a encontrar as marcas da trilha e me ajude a não ter medo. Paulo queria correr até onde sua mãe estava, mas obedeceu e ficou sentado esperando.
– Por favor, ajude a mamãe a encontrar logo o caminho – orou novamente.
Os pássaros pararam de cantar e os grilos começaram sua serenata da noite. Então, Paulo ouviu um ruído! – O que será? – pensou, enquanto se virou em direção do barulho e viu uma sombra se mover.
Vamos esperar até a próxima semana para descobrir o que aconteceu com Paulo e sua família. Enquanto isso, lembrem-se de que Deus é nosso auxílio quando estamos enfrentando problemas, e não precisamos ter medo.*
*Salmo 46:1, 2.

Resumo Missionário
A Bulgária é um país localizado à margem oeste do Mar Negro, no sudeste da Europa. Sua capital é Sofia e o idioma oficial é o búlgaro.
Sua população está diminuindo porque as pessoas estão indo morar em outros países. Atualmente, existem pouco mais de 7,6 milhões de habitantes. Esse número é menor do que a população de muitas grandes cidades no mundo.
A Bulgária está localizada nos cruzamentos entre a Europa e Ásia (Turquia, um país da Ásia Menor, localizado próximo a um canal) e suas ruínas datam dos tempos bíblicos.

Nenhum comentário: