Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 17 de abril de 2010

Milagres à Meia-noite

Lição 4 Primários 24 de abril de 2010

SERVIÇO
Outros podem ver Jesus em nós.
VERSO PARA DECORAR
“Porque aos Seus anjos Ele dará ordens a seu respeito, para que o
protejam em todos os seus caminhos.” Salmo 91:11, NVI.
REFERÊNCIAS
Atos 20:1-12; Atos dos Apóstolos, p. 251, 252, 257-272.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SAB ER que ajudar pessoas em situações de emergência é uma
maneira de servir a Deus.
SEN TIR o desejo de sempre ajudar os outros, mesmo se isso não
for conveniente.
RES PONDER atendendo às necessidades de outros que têm uma
situação de emergência.
MENSAGEM CENTRAL
Sirvo a Deus ao ajudar pessoas em situações de emergência.

Resumo da Lição
Paulo e sua equipe estavam juntos em Trôade. Na última noite de permanência de Paulo ali, ele e os crentes se reuniram para comer. Paulo apresentou uma mensagem de despedida.
Ele devia partir pela manhã. Ele falou até meia-noite. Um jovem chamado Êutico assistia à reunião e dormiu, caindo da janela. Ele morreu por causa da queda. Paulo imediatamente parou de falar, foi até o jovem, colocou seus braços em volta dele, e fervorosamente pediu a Deus para restaurar-lhe a vida. Êutico voltou a viver e houve grande alegria.
Esta lição fala sobre serviço. Algumas vezes as oportunidades de servir surgem inesperadamente, e de maneiras que exigem atenção imediata. Devemos estar prontos para agir e ajudar quando necessário, mesmo que isso significa que mudança em nossos planos e deixar algumas tarefas importantes para depois.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: Paulo, Êutico, pessoas na parte de cima da casa (todas as outras crianças).
Montagem do cenário: Fazer uma janela cortando o lado de fora da caixa grande de papelão. Colocar a caixa sobre uma cadeira ou mesa para que todos possam ver. Posicionar uma boneca ou fantoche para cair no momento adequado da história. Pedir que um narrador partilhe a história com as crianças de uma forma animada.
[Paulo fica em pé diante da classe e apresenta-se para pregar.]
Êutico deu um tapa em um mosquito que zumbia junto a seu ouvido. “Caramba! Está muito quente aqui!”, pensou ele. “Gostaria de respirar um pouquinho mais de ar fresco.” O salão que ficava no terceiro andar estava lotado. Parecia que todos os habitantes de Trôade tinham ido dizer adeus a Paulo. Era a última noite que Paulo passava com eles. Mas ninguém queria que ele fosse embora! Depois de comerem juntos, eles haviam pedido que Paulo pregasse um pouco mais.
– Sejam fortes em Jesus! – encorajava Paulo.
O tempo passava rapidamente enquanto Paulo pregava, e não demorou muito já era meia-noite. Sentado no parapeito de uma janela aberta, Êutico começou a bocejar. [Apontar para a “janela” e para o boneco ou fantoche.] Não que a reunião estivesse cansativa!
Ouvir Paulo pregando era quase tão bom quanto ouvir o próprio Jesus! Mas tinha sido um longo dia e o calor deixava Êutico sonolento. Ele se acomodara no parapeito da janela, pois havia chegado tarde. Como a sala estava muito cheia, esse lhe parecera um bom lugar para sentar. E talvez fosse até um pouco mais fresco. Ele bocejou novamente.
De repente, um amigo que estava sentado próximo de Êutico ficou assustado. [Fazer o boneco ou fantoche cair da “janela”.]
– Êutico! – ele gritou. – Oh, não! Êutico caiu da janela!
O homem levantou-se de um salto em direção à porta, desceu a escada e correu para a rua. [Um membro da classe corre até o boneco ou fantoche caído.] Paulo o seguiu bem de perto. [Paulo para de pregar e corre em direção ao boneco caído.] Todas as outras pessoas no salão estavam chocadas pelo que acontecera.
Muitas delas correram para baixo para ver se podiam fazer alguma coisa. [O restante da classe corre até o boneco caído.] Elas se aproximaram de Êutico, mas ele não se mexia. Não havia dúvida de que ele estava morto. As pessoas ficaram abaladas; não sabiam o que dizer.
Paulo se curvou sobre Êutico, ergueu-o e tomou-o em seus braços. Silenciosamente, ele orou. [Paulo se curva, abraça o boneco, e ora.] Finalmente, ele olhou para seus amigos e disse:
– Não fiquem tristes. Êutico está vivo! [Paulo olha e sorri para o grupo.]
Êutico abriu os olhos e olhou em volta. Viu as lágrimas no rosto de seus amigos.
– O que aconteceu? – ele perguntou. – Por que vocês estão chorando?
A noite não era mais monótona! De repente, todos estavam bem acordados e muito felizes.
– Êutico! Êutico, você está vivo! Ó, Deus, nós Te agradecemos! – exclamavam todos. [O grupo vibra e repete animadamente as palavras acima.]
As pessoas voltaram a subir as escadas e entraram no salão abafado. [O grupo volta para seus lugares.] Agora ninguém estava sonolento! Paulo continuou a pregar à atenta multidão. Ele falou a seus amigos até de manhãzinha. [Paulo continua a “pregar”.]
Embora Paulo estivesse falando a seus amigos acerca de Jesus, ele interrompeu imediatamente seu sermão para ajudar Êutico.  É isto que Deus deseja que nós façamos. Peçam a Jesus agora mesmo que ajude vocês a auxiliarem outras pessoas em alguma ocasião. Servir a Jesus significa que não importa o que façamos, nem onde estejamos, estaremos sempre prontos e desejosos de ajudar os outros.

Encerramento
Cantar “Mãos” (ver p. 108, CD faixa 11). Orar para que nós todos estejamos prontos e dispostos a ajudar se percebermos que alguém está com problemas nesta próxima semana.

[Digitalizar0008.jpg]

image

Eutico

Nenhum comentário: