Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 24 de abril de 2010

Um Presente Especial de Deus

Lição 5 dos Primários 1° de maio de 2010

ADORAÇÃO
Aprendemos por que adoramos a Deus.
VERSO PARA DECORAR
“Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou.” Gênesis 2:3, NVI.
REFERÊNCIAS
Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11; Patriarcas e Profetas, p. 47, 48.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Deus criou o sábado para ser um dia especial para nos reunirmos, para lembrar o que Ele fez por nós, e para que nós O adorássemos.
SENTIR que o sábado é o dia mais importante da semana.
RESPONDER desfrutando o sábado de maneiras especiais e agradecendo a Deus por ele.
MENSAGEM CENTRAL
Adoro a Deus quando me alegro com Seu presente semanal, o sábado.

Resumo da Lição
Deus fez o sábado depois de criar o mundo. Ele fez esse dia para passar um tempo especial com as pessoas que Ele criou.
Esta lição fala sobre adoração. O sábado tem sido um dia especial desde a Criação. É um tempo para descansar, para apreciar as coisas que Deus fez para nós, e para adorar e louvá-Lo por tudo o que Ele tem feito e continua a fazer por nós.

Decoração da Sala
Providenciar ilustrações de crianças orando (meninos e meninas) e escrever em cada uma: “[Nome da criança] adora a Deus.” Se for apenas o contorno, permitir que cada criança pinte seu próprio desenho, e depois espalhe pela parede da sala.

Sugestões para o mural:
(Escolher uma dessas ideias que melhor se enquadre em suas condições.)
1. Título: “Deus Ouve Nossas Orações”. Providenciar um molde das mãos em posição de oração para que cada criança contorne. Usar papel colorido. Depois escrever o nome de cada criança no contorno e colocar no quadro.
2. Título: “Adoramos ao Deus da Criação”. Colocar ilustrações no quadro que representem o que foi criado em cada dia da semana.
3. Título: “E Deus Abençoou o Sábado e o Santificou”. Recortar um número 7 da altura do quadro. Escolher ilustrações de atividades sabáticas e acrescentar ao numeral.

Lição Bíblica
Vivenciando a Lição
Personagens: mãe e Eduardo
Montagem do cenário: dentro da caixa, colocar algo para representar o sábado, por exemplo, o número 7. Pedir que as pessoas que vão apresentar a história se assentem nas cadeiras na frente da classe.
– Quase não posso esperar pelo Natal! – anunciou Eduardo.
A mãe olhou para ele, sorriu e disse:
– Estamos ainda no mês de maio! Você ainda tem muito que esperar.
– Eu sei – resmungou Eduardo.
– Você pode me dizer por que quase não pode esperar pelo Natal? – perguntou carinhosamente a mãe.
– Sim, posso. Mas antes de dizer, posso ouvir uma música de Natal?
Enquanto Eduardo colocava um CD no aparelho de som, ele disse:
– Gostaria que fosse Natal porque gosto de ter a família toda reunida; meus avós, tios e tias, primos e primas, todo mundo! Gostaria de participar de brincadeiras e coisas que não costumo ter durante todo o tempo. Com certeza gosto de ganhar presentes, mas o que mais gostei no Natal passado foi termos levado aquela cesta de alimentos para a família Silva. Estou com muita vontade de comer algumas das famosas bolachas de Natal que a esposa do Sr. Silva faz! [Ou outra comida especial local.]
– Você está pensando muito sobre isso hoje, não está? – sorriu a mãe.
– Sim, eu estou pensando muito! – respondeu Eduardo, jogando-se no sofá ao lado da mãe.
– Eu tenho boas notícias para você!
A mãe observou o rosto de Eduardo iluminar-se com um sorriso, e continuou:
– Jesus sabe como você se sente! De fato, foi exatamente por esse motivo que Ele criou o sábado para nós. – A mãe sorriu novamente ao perceber o olhar confuso de Eduardo, e continuou:
– Sim, filho, pense nisso. Deus fez o sábado depois de Seu atarefado trabalho da Criação. Ele criou um dia exatamente para despender com as pessoas que criara! Era Seu dia favorito da semana! Ele desejava que o sábado fosse uma espécie de dia de festa cada semana! Desejava que esquecêssemos tudo acerca das coisas comuns que fazemos durante a semana, e passássemos um dia especial com Ele. Todas as coisas que você mencionou acerca do Natal são coisas que podemos usufruir também no sábado. Podemos ter a companhia das pessoas que amamos. Podemos fazer coisas especiais para alegrar outras pessoas. Podemos também ter alimentos gostosos! – sorriu a mãe e envolveu Eduardo em um abraço.
– Eu nunca pensei no sábado como um feriado, um dia de festa – respondeu Eduardo. Ele estava realmente começando a pensar acerca do que a mãe dissera.
– Você sabe, – acrescentou a mãe – Jesus na verdade espera ansioso para passar o sábado conosco. Ele nos ama muito. Quando Ele nos deu Seus Dez Mandamentos, disse: “Lembrem-se do dia de sábado. Trabalhem arduamente comigo durante toda a semana, e depois celebrem uma festa comigo cada sábado.” O tempo passado com Ele no fim de nossa atarefada semana é muito especial! Nós podemos nos alegrar com as belas coisas que Ele fez para nós. Podemos estudar Sua Palavra e aprender mais sobre Seu amor. Através de tudo isso podemos dizer a Jesus que também O amamos!
Eduardo parecia agora ter se esquecido de que o Natal estava longe demais.
– Você tem razão, mamãe – disse Eduardo pensativamente. – O sábado realmente é um dia especial! É como ter um Natal cada semana. Vamos pedir que a vovó e o vovô passem o próximo sábado conosco. Isto fará com que o dia especial de Deus seja ainda mais especial.
O que vocês acham? O sábado é o presente de Deus para vocês cada semana! [Abrir a caixa de presente com algo dentro para representar o sábado.] Quando Deus acabou a criação do mundo em seis dias, Ele descansou no sétimo dia. Ele abençoou e santificou o sábado. Desde a criação, o sábado tem sido um dia especial para adoração a Deus. Para apreciar o mundo que Ele criou. Para dizer-Lhe o quanto O amamos. O sábado é um dia de festa, um dia santo! Neste sábado, Jesus está esperando passar um tempo especial com vocês!

Encerramento
Dizer juntos o Salmo 118:24 e encerrar com uma alegre oração de agradecimento pelo presente de Deus, o sábado.
Lembrar as crianças de levarem para casa a caixa de sapato e enfeitá-la durante a semana.

image

PLANEJAMENTO PARA O SÁBADO

Sexta-feira à Noite                                                        Sábado Pela Manhã
Refeição:                                                                           Refeição

Atividade:                                                                         Atividade:

Sábado à Tarde                                                               Sábado à Noite
Refeição:                                                                           Refeição:

Atividade:                                                                         Atividade:

 

Nenhum comentário: