Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 24 de abril de 2010

Sempre e em Qualquer Lugar

Lição 5 do Jardim da Infância 1° de maio de 2010

 71654x_2_sam_dp

ADORAÇÃO
Adoramos a Deus através do que fazemos.
VERSO PARA DECORAR
“Vocês vão […] orar a Mim, e Eu responderei.” Jeremias 29:12, NTLH.

image
REFERÊNCIAS
Mar cos 1:35-38; O Desejado de Todas as Nações, p. 259, 260, 362, 363.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que a oração é importante porque é o modo de falarmos com Jesus.
SEN TIR que podemos falar com Jesus em oração a qualquer hora e em qualquer lugar.
RESPONDER falando com Jesus em oração a qualquer hora e em qualquer lugar.
MENSAGEM CENTRAL
Podemos falar com Jesus sempre e em qualquer lugar.

Resumo da Lição
A oração era importante para Jesus. Era tão importante para Ele como o é praticar boas ações. Ele Se levantava bem cedo de manhã e ia para um lugar sossegado onde conversava com Seu Pai sem ser interrompido por qualquer coisa ou pessoa. Jesus fazia isso todos os dias. Seu Pai O ouvia e Lhe dava força para o dia.
Esta lição fala sobre adoração. A oração também pode ser uma parte importante da nossa vida. Podemos conversar com Jesus em qualquer hora, em qualquer lugar e sobre qualquer coisa.
Mas é bom cada dia passarmos momentos a sós, especiais e sossegados com Jesus. Quando falamos com Jesus, nós O adoramos.

Decoração da Sala
Ver Lição 1 ou usar flores e plantas artificiais para criar uma cena simples da natureza em sua sala.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Montagem do cenário: As crianças deverão se assentar, de preferência no piso, tão perto quanto possível do jardim da decoração da sala.
Vocês já acordaram tão cedo que ainda estava escuro lá fora? Vocês viram a Lua? Viram algumas estrelas? Já era de manhã? Não, não era de manhã. Ainda era noite.
Estava muito silencioso? Ainda há muito silêncio de madrugada. Vocês puderam ouvir o vento soprando gentilmente através das árvores. Como é o som do vento? [Ajudar as crianças a imitar o som suave do vento soprando.] Algumas aves dormem durante o dia e ficam acordadas à noite. Vocês podem ouvir o som das aves noturnas. [Ajudar as crianças a imitar o som das aves noturnas.] Vocês podem pensar em outros sons que ouvimos ao levantarmos muito cedinho enquanto ainda está escuro lá fora? Será que podem ouvir os grilos? Que som os grilos fazem? [Ajudar as crianças a imitar o cricrilar dos grilos. Aceitar sugestões sobre sons noturnos que as crianças possam imitar.] Esses são os sons que Jesus, certa manhã, ouviu de madrugada. Sabem, Jesus acordava bem cedinho e saía para algum lugar onde pudesse estar sozinho. Vocês têm alguma ideia por que Jesus queria ficar sozinho tão cedo?
Jesus queria ficar sozinho a fim de poder conversar com Deus, Seu Pai celestial. Mais tarde, durante o dia, as pessoas desejariam conversar com Jesus. Elas levariam pessoas doentes para Ele curar. Crianças pediriam a Jesus que contasse histórias e as abençoasse. Jesus amava as pessoas e desejava estar com elas.
E enquanto Jesus ensinava as pessoas, curava os doentes e contava histórias, Ele orava silenciosamente a Deus em pensamento. Ele pedia que Deus O ajudasse a curar os doentes. Pedia que Deus O ajudasse a contar as histórias corretas. Pedia a Deus para ajudá-Lo a ser bondoso e paciente com as pessoas. Mas conversar com Deus em pensamento o dia inteiro não era suficiente.
Jesus gostava de conversar com Deus de madrugada porque tudo estava mais tranquilo e calmo. E Ele podia ouvir melhor o que Deus queria Lhe dizer.
Jesus conversava com Deus sobre as pessoas que Ele veria naquele dia. Ele louvava a Deus por Seus amigos especiais, os discípulos. Falava sobre os doentes que veria naquele dia, e sobre as crianças. Ele até mesmo falava sobre as pessoas que seriam más para com Ele. Dizia a Deus todas as coisas que O preocupavam, e pedia a Deus que O ajudasse a sempre fazer o que era correto.
Deus sempre ouvia a Jesus. Ele ajudava Jesus a sentir-Se calmo e forte. Ele ajudava Jesus em todo o Seu trabalho.
Nós também podemos conversar com Jesus todos os dias. Podemos conversar com Jesus durante todo o tempo, em qualquer lugar, exatamente como Jesus conversava em pensamento com Seu Pai celestial durante o dia. Nós também temos ocasiões especiais em que conversamos com Jesus, justamente como Jesus tinha um tempo especial de manhãzinha para conversar com Deus.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Em uma curta oração de agradecimento a Jesus pelas crianças, pedir-Lhe suas bênçãos sobre elas durante a semana e, especialmente, agradecer-Lhe porque nos ouve sempre e em qualquer lugar.

 

Atividades para trabalhar com as crianças sobre Oração

1. Recorte essa gravura de Jesus e cole-a em um saquinho de papel ou em uma cartolina. A criança colocará a mão dentro do saquinho e fará com que a gravura mexa a boca. Faça a mesma coisa com o desenho do menino.

Jesus_fala_sobre_o_amor_-_atividade

menino_boca

2. Roda de Oração

 

rodadeoração  photo-28

meninos-orando

Nenhum comentário: