Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 6 de abril de 2010

A Grande Tempestade

Lição 2 do Jardim da Infância 10 de abril de 2010

image

SERVIÇO
É ajudar os outros.
VERSO PARA DECORAR
“O Senhor está comigo, não temerei.” Salmo 118:6, NVI.
REFERÊNCIAS
Lucas 8:22-25; Marcos 4:35-41; O Desejado de Todas as Nações,
p. 333-336.

Resumo da Lição
Jesus e Seus discípulos saíram em viagem de barco. Jesus adormeceu. Uma terrível tempestade sobreveio, e os discípulos ficaram com medo de morrer afogados. Eles gritaram para Jesus ajudá-los. Jesus falou e a tempestade se acalmou.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus nos dá um exemplo quando age para salvar da tempestade Seus discípulos. Nós também podemos servir a outros ao ajudá-los através das “tempestades” da vida – através de momentos difíceis. As crianças, mesmo em tenra idade, podem aprender a ajudar os outros. Elas precisam apenas de uma oportunidade e de alguma orientação.

Decoração da Sala
Ver Lição 1. Mudar a posição das cadeiras de modo que o cenário de praia com o barco e as redes fique na parte da frente da sala. Usar tecido azul para cobrir o resto do piso para representar água, ou usar recortes de papel para representar ondas.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Usar fita-crepe ou um grande pedaço de tecido para fazer o formato de um grande barco no piso da sala.
Dar tempo para respostas. Quem já entrou em um barco? Vocês gostaram? Como se sentiram?
Hoje, vamos fazer de conta que viajaremos de barco e convido todos vocês a entrarem em nosso “barco”. A pessoa que representará “Jesus” deve sentar-se na parte de trás do barco.
Muito tempo atrás, Jesus e Seus discípulos saíram para uma viagem de barco. Eles haviam tido um longo dia. Jesus estivera contando histórias e ajudando os doentes durante o dia inteiro e, agora, precisava descansar. Não é gostoso dormir quando estamos realmente cansados? Jesus pediu a Seus amigos, os discípulos, que O levassem no barco deles para o outro lado do lago. Já era noite. [Pedir para diversos auxiliares adultos segurarem um lençol escuro/manta acima da cabeça das crianças para simular noite.]
Como nos sentimos ao estar em um barco? Ele sobe e desce e algumas vezes balança de um lado para outro! [Balançar-se de um lado para outro, e as crianças farão o mesmo.]
Jesus estava muito cansado, assim Ele Se deitou na parte de trás do barco. [Um auxiliar adulto representando “Jesus” se deita na parte de trás do barco e finge dormir.] As suaves ondas O ajudaram a adormecer.
A princípio, havia uma gostosa brisa fresca. [Auxiliares adultos sacodem gentilmente a manta/lençol.] Mas logo o vento começou a soprar mais forte, e as nuvens se tornaram escuras. [Os auxiliares adultos abaixam a manta um pouquinho e a sacodem um pouco mais.] As ondas ficaram mais altas. [Balançar mais e mais forte e imitar o assobio do vento.] E a água começou a entrar no barco. Os discípulos ficaram apavorados. Mas onde estava Jesus? [“Jesus” finge estar resressonando na parte de trás do barco.]
Jesus não estava nem um pouco apavorado! Ele estava dormindo! Os discípulos resolveram acordar Jesus. Quem gostaria de acordar “Jesus”? [Deixar uma criança fingir acordar “Jesus”.] O que vocês acham que os discípulos disseram a Jesus? [Deixar que uma criança responda.]
Jesus acordou e olhou em volta. Imediatamente, percebeu que Seus amigos estavam apavorados.
Ele não queria que eles tivessem medo, assim o que vocês acham que Jesus fez? [Aceitar respostas.] Jesus ficou em pé no barco. Ele disse ao vento, à chuva e às ondas que sossegassem! E foi isto que aconteceu! [Parar todos os movimentos e o efeito de sons. Levantar a manta e segurá-la ao alto e acima da cabeça das crianças.] O vento parou de soprar! Parou de chover! E as grandes ondas foram embora! Tudo ficou silencioso e a água se acalmou.
Os discípulos não estavam mais com medo. Jesus ajudara os discípulos a se sentirem seguros. Jesus também nos ajuda a nos sentirmos seguros. E Ele deseja que nós ajudemos outros a se sentirem seguros. Lembrem-se:
PODEMOS AJUDAR OUTROS A se sentirem SEGUROS.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Encorajar uma criança a orar. Desejar a todos uma feliz semana. Lembrá-los de que Jesus está sempre conosco, especialmente quando estamos com medo.

Avental de Histórias

AcalmaGsimonica

JESUS ACALMA A TEMPESTADE_visual1pb JESUS ACALMA A TEMPESTADE_visual2pb

JESUS ACALMA A TEMPESTADE_visual3pb

jesus-acalma-a-tempestade-1By Jack Vieira

Nenhum comentário: