Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 6 de abril de 2010

Quem é o Maior?

Lição 2 dos Juvenis 10 de abril de 2010

SERVIÇO – Compartilhamos o amor de Deus com os outros.

➥➥Verso Para Memorizar
“Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Mateus 20:26-28.
➥➥Referências
Mateus 20:20-28; João 13:1-17; O Desejado de Todas as Nações, p. 642-651.

Resumo da Lição
Jesus e Seus 12 escolhidos entraram no Cenáculo após um dia longo e cansativo. Ao pensar nos eventos do dia seguinte, Seus discípulos discutiam sobre posições terrenas e a importância de cada um. A refeição que partilharia com eles seria sua última ceia, e Ele ansiava ver um espírito de união e amor entre os discípulos. Em meio à confusão que se armava entre eles, Jesus tirou a capa e começou a servir a Seus amigos, como faria um servo. Essa demonstração de humildade fez surgir uma grande variedade de reações no salão, desde o hesitante embaraço de Pedro à clara desaprovação de Judas. Jesus os ensinou (e nos ensina também) o significado da liderança através do serviço; a liderança que Deus deseja.
Esta lição fala sobre serviço. Na última ceia, Jesus ensinou aos discípulos que o serviço é a chave para o tipo de liderança que Deus deseja de nós. Aprendemos a servir à medida que seguimos o exemplo de Jesus servindo aos outros.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Dar tempo para respostas. Alguém aqui já esteve numa situação em que foi obrigado a sacrificar seu próprio conforto, ou segurança, para ajudar outra pessoa? Já tiveram que fazer algo que deu muito trabalho, em prol de alguém que não era muito bondoso ou agradável? Hoje vamos estudar o que pode tornar cada um de nós um líder como Jesus. Jesus chama o verdadeiro líder de “servo”.

Vivenciando a História
Com antecedência, recortar 14 pedaços de cartolina. Em cada recorte escrever o nome de um discípulo, o nome de Jesus, e no último recorte escrever “mãe de João e Tiago”. Em uma mesa disponibilizar o seguinte material: roupas dos tempos bíblicos (opcional), capa de Jesus, toalha, bacia, suco de uva, p Lição 2 ao, saquinho de moedas. Distribuir os recortes com os nomes. Enquanto a história é contada, cada aluno deverá encenar, através de mímica, as partes do personagem que está em seu papel. Os alunos poderão usar os materiais que estiverem sobre a mesa. (Exemplo: Os 10 discípulos irados com Tiago e João podem ser demonstrados por 10 alunos olhando entre si com cara de raiva, punhos cerrados e gestos de irritação.) Leia a história lentamente, ou faça algumas pausas, para que os juvenis tenham tempo de dramatizar cada cena.
Ler Mateus 20:20-28 e João 13:1-17 em voz alta.

Analisando
Dar tempo para respostas. Vocês acham que foi fácil para Jesus servir aos discípulos naquela situação? Quais algumas das razões por que Ele conseguiu agir com amor? Por que Jesus decidiu fazer a vez de um servo? O que Ele estava tentando ensinar a Seus amigos? Como eles reagiram? Que lembrança vocês acham que cada um deles levou consigo da última refeição com Jesus?

Aplicação da Lição
Situação
A mãe de Jessé e Sheila foi buscá-los na escola. Eles finalmente poderiam descansar após um dia de provas. Na volta para casa, Sheila notou uma senhora de idade numa cadeira de rodas, tentando mover-se rua acima com uma sacola de supermercado no colo. A mulher tinha dificuldades de mover a cadeira de rodas pela calçada. A mãe dos garotos resolveu oferecer uma carona àquela senhora, mas ela retrucou rispidamente dizendo: “Não! Não entro em carro de gente estranha!”
A mãe das crianças então perguntou se poderiam empurrar a cadeira de rodas da mulher até sua casa. A mulher concordou meio a contragosto. A mãe virou-se para Jessé e pediu: “Jessé, você poderia ajudar esta senhora enquanto eu o sigo no carro?”

Analisando
Dar tempo para respostas. O que você acha que Jessé deveria fazer? O que Jesus faria? Você teria dificuldades para seguir o exemplo de Jesus numa situação semelhante a esta?

Encerramento
Pedir que os alunos fiquem em círculo e orar para que Deus os ajude a seguir o exemplo de Jesus, sendo humildes e servindo o próximo durante a semana.

Nenhum comentário: