Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 10 de abril de 2010

O Deus Desconhecido

Lição 3 dos Primários 17 de abril de 2010

SERVIÇO
Outros podem ver Jesus em nós.
VERSO PARA DECORAR

image 

REFERÊNCIAS
Atos 17:15-34; Atos dos Apóstolos, p. 231-242.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SAB ER que servir a Deus envolve conhecê-Lo o suficiente para falar aos outros sobre Ele.
SEN TIR o desejo de conhecer melhor a Deus para que possa falar aos outros sobre Ele.
RESPONDER procurando conhecer melhor a Deus e falar aos outros sobre Ele.
MENSAGEM CENTRAL
Sirvo a Deus quando O conheço e falo sobre Ele a outros.

Resumo da Lição
Paulo estava em Atenas. Ele estava triste porque naquele lugar havia muitos ídolos. Ele falava sobre Jesus a quem quisesse ouvir. Algumas pessoas o chamaram de tagarela. Paulo foi convidado a ir ao Areópago (um lugar em que os filósofos se encontravam) para explicar mais sobre seu Deus. Ele mencionou o altar dos atenienses que fora dedicado ao “deus desconhecido”, e pregou sobre o Deus verdadeiro. Ele lhes falou sobre a ressurreição de Jesus.
Algumas pessoas zombaram, outras desejaram ouvir mais, e algumas se tornaram crentes.
Esta lição fala sobre serviço. Quando conhecermos a Deus intimamente, seremos habilitados a falar corajosa e confi antemente ao mais inteligente descrente. Não apenas teremos confiança, mas nos sentiremos compelidos a espalhar a mensagem sobre Ele.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Paulo, amigos bereanos de Paulo, zombadores no Areópago, pessoas que desejam ouvir mais de Paulo.
Montagem do cenário: Preparar uma pequena “colina” com a escada ou algo firme para ficar em pé. Cobri-la com tecido marrom ou saquinhos de papel amassados. Além da “colina”, construir um “altar” empilhando caixas ou pedras grandes. Na frente do “altar”, colocar o cartaz com as palavras “Ao deus desconhecido”.
Com antecedência combinar com um adulto para que se vista como Paulo e conte a história para as crianças. Pedir que adultos auxiliares interrompam ocasionalmente, dizendo: “Você está louco”, “Isto não pode ser verdade”, “Não acreditamos em você”. Falar para as crianças responderem às interrupções dizendo: “Não pare, queremos ouvir mais.”
[Paulo faz gestos para seus amigos de Bereia.]
– Muito obrigado por virem comigo a Atenas – disse Paulo a seus amigos da cidade de Bereia.
Essas pessoas tinham recentemente aprendido a respeito de Jesus. Elas haviam acompanhado Paulo a Atenas a fim de que ele as ensinasse mais enquanto viajavam.
– Por favor, enviem Silas e Timóteo tão logo seja possível. [Paulo acena para seus amigos enquanto eles se vão.]
Paulo acenou a seus amigos quando eles partiram de volta para seu lar em Bereia. Paulo ficou sozinho em Atenas. Não havia ali uma única pessoa que conhecesse a Jesus ou cresse nEle. [Paulo se ajoelha e ora.] “Querido Jesus”, Paulo orou, “mostra-me como partilhar Teu amor com as pessoas desta cidade!”
[Paulo se levanta e caminha como se estivesse passeando pela cidade.] Belas estátuas, edifícios e obras de arte circundavam o povo de Atenas. Dispendiosos templos cheios de toda espécie de ídolos pareciam estar por toda a parte. Atenas era conhecida como uma cidade repleta de gente inteligente. Mas, enquanto Paulo caminhava por ela, sentiu-se triste por aquelas pessoas. Elas pensavam que sabiam muito. Entretanto, não conheciam a coisa mais importante. Nada sabiam sobre Jesus.
Paulo começou a falar ao povo. Logo as palavras de Paulo fizeram com que as pessoas começassem a pensar e a perguntar. Elas desejavam ouvir o que ele tinha a dizer sobre Jesus. Certo dia, alguém convidou Paulo para falar no Areópago, no topo do Monte Marte. O Areópago era um lugar especial onde os filósofos se encontravam para falar e ouvir acerca das mais recentes ideias. Tais homens eram considerados muito inteligentes e sábios. Era uma honra ser convidado para falar ali. [Paulo sobe a “colina”.]
– Amigos, – começou Paulo – vejo que vocês são muito religiosos. Por todo lado que olho, vejo estátuas e altares a diferentes deuses. [Paulo aponta para o “altar”.] Em uma estátua vejo escritas as palavras: AO DEUS DESCONHECIDO. Estou aqui hoje para falar-lhes acerca desse Deus desconhecido! [Adultos: Você está louco!; crianças: Não pare, queremos ouvir mais!] O verdadeiro Deus do Céu fez o mundo e tudo que nele há. É o Deus do Céu quem dá vida e fôlego a todos. [Adultos: Não acreditamos em você!; crianças: Não pare, queremos ouvir mais!]
Enquanto ele continuava falando, muitas pessoas ouviam atentamente. Então, Paulo lhes falou sobre a ressurreição de Jesus. Algumas delas disseram:
– Você está maluco! Que tolice! [Adultos: Você está maluco! Que tolice!]
Mas uns poucos disseram:
– Desejamos ouvi-lo mais. [Crianças: Não pare, queremos ouvir mais.]
Muitas pessoas em Atenas não creram em Jesus. Julgaram que sua própria sabedoria era melhor do que a sabedoria de Deus. Houve alguns, porém, que se tornaram cristãos. Dionísio, homem importante no governo da cidade, e uma mulher chamada Dâmaris deram o coração a Jesus.
Paulo foi capaz de falar destemidamente ao inteligente povo de Atenas, porque ele conhecia pessoalmente a Deus. Que vocês podem fazer para conhecer melhor a Jesus? Vocês realmente desejam conhecer a Jesus a fim de poder falar aos outros acerca dEle?

Encerramento
Orar juntos pedindo disposição e coragem para falar aos outros que Jesus os ama.

Nenhum comentário: