Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 25 de abril de 2010

Jesus Vai à Igreja

Lição 2 do Rol do Berço Maio

image

ADORAÇÃO
Adoramos a Deus quando Lhe obedecemos.
VERSO PARA DECORAR
“Vamos à casa do Senhor!” Salmo 122:1, NVI.
REFERÊNCIAS
Lucas 4:16-30; O Desejado de Todas as Nações, p. 236-243.
OBJETIVOS
A criança deverá
SABER que Jesus quer que ela vá à igreja.
SENTIR-SE feliz por estar com Jesus na igreja.
RESPONDER indo adorar com a família cada semana.
MENSAGEM CENTRAL
Vamos à igreja porque amamos a Jesus.

Resumo da Lição
Jesus ia à sinagoga cada sábado, e ali Ele frequentemente ensinava. Certo dia, Ele visitou Nazaré, Sua cidade de origem. Ele Se levantou e leu de um rolo que continha os escritos do profeta Isaías. Depois, Ele Se assentou para explicar às pessoas o que acabara de ler.
Esta lição fala sobre adoração. Ir à igreja, cantar, orar, ler a Bíblia, dar nossas ofertas – todas são maneiras de adorarmos a Deus. Deus deseja que Seus filhos passem tempo com Ele na igreja
porque Ele os ama. Seguimos o exemplo de Jesus quando frequentamos a igreja cada sábado porque nós O amamos.

Decoração da Sala
Continuar a usar o cenário de uma encosta, que foi usado no último mês e no último trimestre.
Os itens da praia/barco podem ser tirados. Você precisará de árvores, flores, animais, pássaros, etc. para as crianças encontrarem ao caminharem para a igreja.

Atividades Prévias
Planejar atividades simples sobre o tapete, coberta, lençol ou acolchoado para as crianças que chegam cedo. As crianças devem participar dessas atividades supervisionadas por um adulto até a hora de iniciar o programa. Os brinquedos usados nessas atividades devem estar relacionados com o programa que é baseado na história bíblica do mês.
Escolher entre as seguintes atividades sugeridas para este mês. Certificar-se de incluir algo apropriado para a idade de cada uma das crianças da classe.

A. Cesta de Livros
Providenciar uma cesta com livrinhos infantis duráveis com gravuras sobre atividades na igreja, na família, e animais, etc.

B. Bonecas Bem Vestidas
Providenciar uma variedade de bonecas com roupas para que sejam preparadas para o sábado.

C. Construindo uma Igreja
Preparar alguns pedaços de madeira ou tijolos e ferramentas de brinquedo para que as crianças façam de conta que constróem uma igreja.

D. Aprontando-se
Providenciar pentes e espelhinhos de brinquedo para fazer de conta que estão se aprontando para a igreja.

E. Veículos de Transporte
Providenciar uma variedade de carrinhos de brinquedo, bicicletas, barcos, charretes, etc. para as crianças fazerem de conta que estão indo para a igreja. Você pode usar fita-crepe para formar “estradas” para a igreja.

F. Instrumentos Musicais
Providenciar instrumentos musicais ou rítmicos para as crianças brincarem. Dizer-lhes que na igreja cantamos e tocamos para Jesus.

G. Caixa da Natureza
Uma caixa com animais de brinquedo, pedras, penas, flores, conchas, etc. para as crianças tocarem e olharem, despertarão o interesse de algumas delas.

H. Preparando Alimento
Providenciar uma cozinha e variedades de alimentos de brinquedo, pratinhos e talheres descartáveis para as crianças fazerem de conta que estão preparando alimento para o sábado.

I. Trazendo Dinheiro
Dar algumas moedas antigas ou dinheiro de brinquedo para as crianças. Ter um cofrinho ou outro recipiente para as crianças colocarem o dinheiro. Falar sobre trazer ofertas à Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia.) Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 53, CD faixa 17).
Na Bíblia podemos encontrar muitas histórias bonitas. A história de hoje fala sobre ir à igreja. Agora, vamos cantar nosso Verso Para Decorar com gestos. Ele diz:
“Vamos à Casa do Senhor!” (ver p. 54, CD faixa 77).
“Vamos (apontar para si e, então, para fora) à casa (formar um telhado triangular com as palmas das mãos) do Senhor.” (apontar para cima) Isto é muito bom. Vocês sabem o que significa a palavra “casa do Senhor”? Significa o prédio da igreja. Assim, nosso Verso Para Decorar está falando sobre ir à Escola Sabatina
e à Igreja. Vamos tentar dizer nosso verso mais uma vez, fazendo os gestos.
Repetir o Verso Para Decorar até as crianças poderem dizê-lo.

B. Sábado
Vocês sabem que dia é hoje? Hoje é sábado! Sábado é um dia muito especial. É dia de ir à igreja. Vamos à igreja porque amamos a Jesus. Jesus nos pede para irmos à igreja aos sábados, e nós desejamos obedecer-Lhe. Vocês sabiam que quando Jesus era pequeno Ele ia à igreja, assim como vocês? Ele gostava de aprender sobre Deus na igreja. E quando Ele cresceu e Se tornou homem, Ele ainda gostava de ir à igreja e aprender sobre Deus. Sim, o sábado é um dia especial, um dia muito feliz. Vamos cantar todos juntos. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46).

C. Preparando-se
Quando Jesus ia à igreja, com certeza Ele vestia Sua melhor roupa e bem limpinha.
Quando nós vamos à igreja também vestimos nossa melhor roupa e bem limpinha, porque a igreja é um lugar especial. Nós vamos à igreja porque amamos a Jesus.
Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46).
O que mais vocês fazem para se preparar para ir à Escola Sabatina e à igreja? Dar tempo para respostas. Vocês tomam a refeição da manhã? Vocês escovam os dentes? Vocês penteiam o  cabelo? Vamos fazer os gestos e dizer juntos os versinhos:

No sábado de manhã
Bem depressa me levanto; (dar um pulo e levantar-se)
Visto roupa bem limpinha, (fazer gesto de vestir-se)
Como toda a comidinha. (fazer de conta que está comendo)
Escovo meus dentinhos (fazer de conta que escova os dentes)
E penteio o cabelinho. (fazer de contar que se penteia)
Já estou indo para a igreja, (andar no mesmo lugar)
Pois não quero me atrasar. (apontar para o pulso)

D. Indo Para a Igreja
Quando Jesus ia à igreja, Ele caminhava. Vamos fazer de conta que estamos caminhando com Jesus para a igreja. Vamos andar depressa para não nos atrasarmos. Dar as mãos e fazer um círculo. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46). Como vocês vêm para a igreja? Dar tempo para respostas. Com certeza, a maioria de vocês vem de carro. Vamos fazer de conta que estamos dirigindo nosso carro para irmos à igreja, e estes são os volantes de vocês. Distribuir os pratinhos de papel para cada criança. As crianças podem permanecer sentadas em seus lugares
ou andar em volta da sala enquanto estão dirigindo. (Opção: Dar a cada criança um carrinho para dirigir através da sala.) Não precisam correr tanto! Vamos chegar a tempo. Enquanto dirigimos para a igreja, vamos cantar “Vamos à Casa do Senhor”
(ver p. 5 , CD faixa ).

E. Pelo Caminho
Quando Jesus ia para a igreja, Ele olhava tudo ao Seu redor e via as lindas coisas que Deus criara para Ele Se alegrar. Ao caminharmos para a igreja, vamos olhar ao nosso redor para ver
coisas que Deus fez para nós. Guiar as crianças pela sala e apontar para os itens da natureza [ver decoração da sala]. Cantar, depois parar e perguntar o que elas vêem, permitindo que toquem nas coisas. Cantar quantas vezes desejar.
Sigam-me pela sala enquanto cantamos: “Coisas que Deus Criou” (ver p. 55, CD faixa 8).

F. A Igreja
A igreja em que Jesus ia era chamada de sinagoga. Era um edifício feito de pedra.
Nossa igreja é feita de [material usado na construção da igreja]. Vamos falar um recitativo sobre a igreja:
Demonstrar os gestos ao dizer as palavras pela primeira vez. Incentivar as crianças a fazerem os gestos.
Esta é a igreja ( entrelaçar os dedos das duas mãos com as pontas
para baixo) Com sua torre alta. ( levantar indicadores e polegares fazendo as pontas se encontrarem) Abram a porta (abrir polegares) E vejam quanta gente! (movimentar os dedos) A igreja é algumas vezes chamada de “casa de Deus”. Distribuir as gravuras de crianças em feltro. Colocar a gravura de feltro de uma igreja no fl anelógrafo. Acrescentar a gravura de Jesus, e dizer: Nós vamos à casa de Deus, porque O amamos. Coloquem seu menino ou menina de feltro ao lado de Jesus enquanto cantamos “Vamos à Casa do Senhor” (ver p. 5 , CD faixa ).

G. Cantar
Deus gosta muito quando cantamos músicas de louvor. Na igreja, cantamos muitos hinos. Vamos à igreja porque amamos a Jesus e a Deus. Cantar é uma das maneiras de dizer-Lhes que Os amamos. Distribuir os instrumentos. Vamos dizer a Jesus que O amamos ao cantarmos e marcharmos pela sala e tocarmos nossos instrumentos.
Cantar “Louvem a Jesus” (ver p. 55, CD faixa 0).

H. Orar Juntos
Jesus também orava na igreja. Quando oramos, nós estamos conversando com Deus. Podemos falar com Deus a qualquer hora e em qualquer lugar, mas é bom ajoelhar-se, juntar as mãos, fechar os olhos e inclinar a cabeça. Fazemos isto para não nos distrairmos olhando em volta ou tocando coisas enquanto estamos orando. Vamos, então, cantar antes de nossa oração.
Cantar “Agora Nós Vamos Orar” (ver p. 5 , CD faixa ).
Fazer uma oração simples, como a que segue: Querido Jesus, viemos à igreja porque Te amamos. Nós Te agradecemos por nossa igreja. Amém.

I. Dar Ofertas
Quando Jesus ia à igreja, Ele levava Sua oferta. Nós também trazemos nossa oferta.
Nossa oferta é o dinheiro que desejamos dar a Deus porque O amamos. Nossa oferta vai ajudar outras pessoas a aprenderem que Deus as ama. Já que vocês deram suas ofertas de verdade, vamos fazer de conta que este dinheiro é de verdade, e colocá-lo no recipiente de oferta. Distribuir o dinheiro de brinquedo. Cantar “Eu Gosto de Ir à Igreja” (ver p. 5 , CD faixa ).

J. Usando Nossas Bíblias
Na igreja de Jesus, eles liam em uma Bíblia chamada rolo. Era mais ou menos como isto. Mostrar às crianças um rolo simples feito de papel preso em volta de dois tubos vazios de papel-toalha (ver gravura).

image

Quando Jesus ia à igreja, algumas vezes Ele lia do rolo. Nós também trazemos nossas Bíblias na igreja e lemos nelas. Dar a cada criança uma Bíblia de feltro ou de cartolina. Vamos olhar dentro de nossa Bíblia. A Bíblia contém as palavras especiais de Deus. Devemos cuidar bem de nossa Bíblia. Não devemos deixá-la jogada nem rasgar suas folhas. Nossa Bíblia nos diz que devemos vir à Escola Sabatina e à igreja. Vamos à igreja porque amamos a Jesus. Tem uma gravura de igreja na Bíblia de vocês? Estou contente de ver vocês lendo a Bíblia. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa ).

K. Ouvindo o Sermão
Quando Jesus ia à igreja, as pessoas Lhe pediam que Ele falasse sobre as palavras que lia no rolo. As pessoas prestavam muita atenção às palavras de Jesus. Em nosso culto da igreja, nós devemos ouvir com muita atenção o que o pastor nos diz. Ele nos
fala sobre a Palavra de Deus. Para ouvirmos, devemos sentar bem quietinhos. Vamos fazer de conta que vamos ouvir o pastor falar enquanto vocês vêm e se assentam aqui bem quietinhos comigo. Vamos falar e fazer os gestos para a “Fala do Pastor”. O pastor fala, o pastor fala ( abrir e fechar a mão como se fosse uma boca falando) Sobre Jesus ele está falando. (apontar para cima) O pastor fala, o pastor fala (repetir o primeiro gesto) E eu fico em silêncio ouvindo. (cruzar as mãos e pô-las sobre as pernas) Janet Sage, adaptado. Viemos à igreja porque amamos a Jesus. O pastor nos fala palavras que Deus quer que ouçamos. Nós ouvimos que Jesus nos ama. Vamos balançar nossa bandeirinha enquanto cantamos “Jesus me Ama” (ver p. 56, CD faixa 50).

L. Eu Amo a Casa de Deus
Viemos à casa de Deus porque amamos a Jesus. Hoje aprendemos que Jesus ia à igreja, e que Ele deseja que nós também venhamos à igreja. Vamos falar um recitativo sobre a Casa de Deus, que é a igreja.

Eu Amo a Casa de Deus
Eu amo a casa de Deus. (juntar as mãos em triângulo para parecer um teto)
Eu gosto do Seu dia. (levantar sete dedos)
Eu gosto de cantar. (apontar para a boca)
Eu gosto de ouvir as histórias (juntar as duas mãos com as palmas abertas, como um livro)
Que dizem que Jesus me ama. (apontar para si mesmo)
Eu gosto de orar. (juntar as mãos)
Autor desconhecido.

M. Estou Feliz por Ter Vindo
Jesus deseja que venhamos à igreja. Viemos à igreja porque amamos a Jesus. Jesus fica muito feliz quando nos vê na igreja. Nós nos alegramos muito ao aprender sobre Jesus na igreja.

N. O Sábado é o Dia Mais Feliz
Passamos tempo com Jesus diariamente durante a semana, mas o sábado é um dia muito especial. Vamos cantar sobre o sábado ser um dia feliz. Cantar “Sábado, um Dia Especial” (ver p. 55, CD faixa 46).

O. Vou à Igreja
Vamos à igreja cada sábado porque amamos a Jesus. Vamos repetir juntos um recitativo que nos diz o que fazemos no sábado.
Eu vou à igreja no sábado (apontar para si mesmo) Para adorar ao Senhor, (apontar para cima) Para cantar e para orar (apontar para a boca e depois juntar as mãos) E aprender sobre Seu amor. (cruzar as mãos sobre o peito)
Nancy Stagl Schippman.

Atividade Para Fixação (Opcional)
Colocar as crianças sentadas ao redor de pequenas mesas. Professores e auxiliares deverão ajudar as crianças a fazer uma das seguintes atividades cada semana ao recapitular a história.

Semana 1
Rolo do Verso Para Decorar
Escrever o Verso Para Decorar no papel. Colar os palitos nas extremidades do papel e enrolá-los para formar um rolo. Incentivar as crianças a levar o rolo para casa. Os pais devem usá-lo para recapitular o Verso Para Decorar durante a semana.

Semana 2
Vitral Colorido
Com antecedência, recortar o papel laminado em pedaços que se encaixem no vitral. Ajudar as crianças a colar o papel laminado para formar os “vidros”.

Semana 3
Bíblia
Com antecedência, fazer cópias da Bíblia para cada criança e recortar. Dobrar a Bíblia e colar um pedaço de fita para servir de marca-página. De um lado escrever o nome da criança e do outro escrever o Verso Para Decorar: “Vamos à casa do Senhor.”

Semana 4
Igreja de Portas Abertas
Fazer cópias da igreja para cada criança. Recortar as portas
para que se abram. Colar a igreja na cartolina, deixando a porta
aberta para que as crianças possam desenhar pessoas dentro ou colar adesivos de pessoas.

Semana Opcional
Meu Livro de Mãos em Oração
Dobrar uma folha de papel na metade. Fazer o contorno da mão da criança em um lado do papel dobrado e recortá-lo. Dentro, escrever: “Eu vou orar todos os dias”, e embaixo escrever o nome da criança. Pedir que a criança repita as palavras.

imageimage 

Atividades Bíblicas
Se houver tempo de sobra, escolher uma de várias atividades para reforçar a história bíblica do mês. As atividades preparatórias sugeridas no início do programa podem ser utilizadas novamente.

Encerramento
Vamos todos juntos dizer mais uma vez o nosso Verso Para Decorar com gestos:
“Vamos (apontar para si mesmo e depois para os outros) à casa (fazer o formato de um telhado triangular com as mãos) do Senhor.” (apontar para cima) Encerrar com uma breve oração dizendo a Jesus que O amamos. Depois, cantar juntos o “Cântico de Despedida” (ver p. 52, CD faixa 1 ).

 

Um comentário:

taty disse...

achei muito legal essa sua ideia de colocar os auxiliares eu sou prof. do rol e estava sem o auxiliar mas graças a Deus e a vc consegui pegar e preparar as minhas atividades com aantecedencia bjs fica com Deus