Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 10 de abril de 2010

Traído por um Amigo

Lição 3 dos Juvenis 17 de abril de 2010

SERVIÇO – Compartilhamos o amor de Deus com os outros.
➥➥Verso Para Memorizar
“Meu Pai, se for possível, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja como Eu quero, mas sim como Tu queres.” Mateus 26:39.
➥➥Referências
Mateus 26:36-46; O Desejado de Todas as Nações, p. 685-697.
➥➥Objetivos
O aluno deverá: Reconhecer que fazer a vontade de Deus em todas as coisas é a verdadeira motivação para o serviço.
Sen tir vontade de conhecer a vontade de Deus para sua vida.
Det erminar-se a servir a Deus de acordo com Sua vontade, sejam quais forem as circunstâncias.
➥➥Mensagem Central
Podemos amar e servir aos outros quando confiamos totalmente em Deus.

Resumo da Lição
Mesmo na vida de Jesus houve coisas desagradáveis para fazer. Embora Ele preferisse evitar o sofrimento de Seu julgamento e crucifixão, Ele pediu a Deus forças para suportar tudo. Três vezes Jesus pediu ao Pai que, se possível, O poupasse daquele sofrimento.
Deus não tirou o sofrimento nem alterou a situação, mas deu forças a Jesus e capacitou-O para continuar até o fim. Nessa ocasião, bem como em toda a Sua vida, Jesus demonstrou viver em completa submissão à vontade de Seu Pai.
Esta lição fala sobre serviço. Assim como Deus tinha um plano para salvar o mundo e um plano para a vida de Jesus, Ele também tem um plano para cada um de nós. Se seguirmos o Seu plano, serviremos ao próximo e seremos uma bênção. Deus nos dá forças para servirmos aos outros, sejam quais forem as circunstâncias.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Levar um livro bem pesado para a sala. Pedir aos alunos que segurem o livro com uma das mãos, mantendo o braço esticado. Marcar o tempo que cada aluno consegue aguentar o peso.

Vivenciando a História
Ler em voz alta Mateus 26:36-46. Dar tempo para que os alunos encontrem o texto e acompanhem a leitura. Dividir a classe em grupos. Cada grupo deverá escolher uma das atividades a seguir e apresentar seu trabalho à classe.
1. Um dos membros do grupo será um repórter do Diário de Jerusalém, e os outros, serão um dos personagens a seguir: sumo sacerdote, Judas, um dos três que dormiram (Pedro, Tiago ou João), Jesus, alguém que Jesus tenha ajudado no passado. O repórter deve entrevistar as pessoas sobre os eventos relativos à prisão de Jesus. A entrevista pode ser oral, escrita ou gravada em vídeo ou fita cassete.
2. Compor uma música ou escrever um poema sobre como uma das pessoas envolvidas se sentiu durante esses momentos.
Dar a cada grupo a oportunidade de apresentar seu trabalho.

Analisando
Dar tempo para respostas. Como você se sentiria se alguém fosse até sua casa ou escola e o prendesse? Faria diferença ser culpado ou inocente?
Jesus e Seu Pai concordaram que o que Ele faria por nós era a coisa mais difícil que alguém jamais faria. Pode ser que sejamos chamados para fazer algo difícil no serviço a Deus e ao próximo. Lembrem-se de que
PODEMOS AMAR E SERVIR AOS OUTROS QUANDO CONFIAMOS
TOTALMENTE EM DEUS.

Aplicação da Lição
Situação
Olga é uma boa aluna. Ela ainda não sabe muito bem que profissão deseja seguir. O pai dela é médico, e gostaria que ela seguisse a tradição da família. Olga não se sai muito bem nas matérias biológicas, mas tira nota máxima nas matérias que têm a ver com artes. Ela tem uma habilidade inata para lecionar. Olga não conseguiu gostar do curso de medicina. Apesar dos esforços, no primeiro ano suas notas foram apenas razoáveis. Ela se pergunta se não deveria mudar de curso e fica em dúvida sobre o que Deus deseja que faça da vida, e como poderia servir a Deus e ao próximo da melhor forma. Que conselho você daria para Olga? Dar tempo para respostas.

Encerramento
Pedir que Deus abençoe os planos que os alunos fizeram e que lhes dê poder para servir.

Nenhum comentário: