Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 10 de abril de 2010

A Mulher Junto ao Poço

Lição 3 do Jardim da Infância 17 de abril de 2010

mu%20jto%20poccco

SERVIÇO
É ajudar os outros.
VERSO PARA DECORAR

 image
REFERÊNCIAS
João 4:1-42; O Desejado de Todas as Nações, p. 183-195.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus ama e ajuda todas as pessoas e pede que nós façamos o mesmo.
SENTIR desejo de ser bondosa para com todas as pessoas que encontrar.
RESPONDER sendo bondosa com todos, inclusive com pessoas diferentes.
MENSAGEM CENTRAL
Ajudamos os outros quando lhes falamos acerca de Jesus.

Resumo da Lição
Jesus e Seus discípulos estavam viajando através de Samaria. Eles estavam com fome e com sede. Jesus Se assentou junto a um poço profundo para descansar. Ele enviou Seus discípulos à cidade para comprar alimento. Uma mulher chegou ao poço para buscar água. Jesus lhe pediu um pouco de água e eles começaram a conversar. Jesus colocou as necessidades da mulher em primeiro lugar. Ela disse que sabia que viria um Salvador. Ele lhe disse que era esse Salvador. Ela se esqueceu de Lhe dar água e, imediatamente, voltou à cidade em busca de pessoas para verem Jesus. Ele permaneceu naquela cidade durante dois dias e falou às pessoas sobre o amor de Deus por elas.
Esta lição fala sobre serviço. Jesus sabia que a mulher samaritana estava verdadeiramente interessada em conhecer mais sobre o Salvador que estava por vir. Jesus colocou as necessidades da mulher em primeiro lugar. Quando ela voltou à cidade e trouxe muitas pessoas para ouvir o que Ele tinha a dizer, Ele colocou a necessidades daquelas pessoas em primeiro lugar. Jesus quer que coloquemos as necessidades dos outros em primeiro lugar ao passarmos tempo com eles, independentemente de onde venham, e os ajudemos a conhecer mais sobre Ele.

Decoração da Sala
Ver Lição 1. Mudar a posição das cadeiras de modo que as crianças estejam assentadas de frente para o cenário da encosta e do poço.

Lição da Bíblia
Vivenciando a História
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Montagem do cenário: Fazer um poço simples, usando um cesto de lixo com uma tigela ou bacia no fundo e um tubo feito de papelão para as paredes exteriores da boca do poço. Se desejar, pintar o papelão como se fossem pedras grandes.
Fazer “luvinhas” de dedo, usando duas tiras de papel para cada criança. (Em uma tira, desenhar um rosto de homem para representar Jesus; na outra, desenhar um rosto de mulher para representar a samaritana. Pode-se fazer a tira que representa a mulher em uma cor diferente, ou cortar papel para ser o “cabelo” dela.) Ajustá-las com fita adesiva para que as crianças e o(a) professor(a) possam colocá-las nos dedos indicadores das mãos. Colocar Jesus na mão esquerda e a samaritana na mão direita. Se não houver muitas crianças, pode-se desenhar o rosto (olhos e boca) de cada personagem diretamente nos dedos das crianças e acrescentar algum cabelo ou um laço para diferenciar a mulher samaritana de Jesus. Todos nós contaremos a história da lição de hoje. Quando eu mencionar Jesus fazendo alguma coisa, mexam o dedo com o rosto de homem. Quando eu mencionar a mulher samaritana fazendo algo, mexam o dedo com o rosto de mulher. (Demonstrar.)
Jesus e Seus discípulos estavam viajando. [Levar as crianças para um passeio em volta da sala.] Fazia calor, e eles estavam cansados, com sede e com fome. Assim, eles pararam para descansar junto a um poço. [Parar junto ao poço.] Mas a água estava lá embaixo [olhar para baixo], e eles não tinham como tirá-la.
Os discípulos foram à cidade para comprar algum alimento. Mas Jesus ficou esperando junto ao poço. Geralmente, ninguém vinha ao poço àquela hora do dia. Era a hora mais quente do dia; quente demais para sair. Se alguém quisesse água, ia buscá-la de manhã bem cedo ou à noitinha. Mas alguém estava chegando agora! [Trazer o outro dedo de longe e parar junto a “Jesus”.] Era uma mulher com um balde! Jesus sabia que essa mulher era uma samaritana. Ele sabia que a maioria dos samaritanos e dos judeus não gostavam uns dos outros. Jesus era judeu, mas Ele gostava do povo de Samaria. [Acenar com o dedo que representa “Jesus”.] Jesus amava todas as pessoas.
Quando a mulher se aproximou, Jesus lhe perguntou:
– Pode, por favor, Me dar um pouco de água? [Fazer como se “Jesus” Se inclinasse diante da mulher.]
A mulher ficou muito surpresa e disse:
– Por que está pedindo alguma coisa para mim? [Mexer o dedo como se a mulher “samaritana” estivesse falando.] Você é judeu e eu samaritana! Por que está falando comigo?
Jesus sorriu. Ele sabia que a mulher tinha alguns problemas e que muitas pessoas de sua cidade não gostavam dela. Mas Jesus não Se importava com isso. Ele amava a mulher samaritana e queria ajudá-la. Eles conversaram durante um longo tempo. [Mover o dedo que representa “Jesus” como se Ele estivesse falando.]
Enquanto eles estavam conversando, ela disse:
– Eu sei que Deus enviará uma Pessoa especial para ajudar as pessoas a compreendê-Lo melhor.
– Eu sou essa Pessoa especial que Deus enviou. Eu sou o Salvador.
A mulher ficou tão emocionada que correu de volta à sua cidade. [Mover o dedo que representa a mulher como se estivesse correndo.] Ela estava ansiosa para falar a todos sobre Jesus. Ela estava muito feliz! Somente ao olhar para ela, vocês poderiam notar que alguma coisa maravilhosa acontecera.
Os discípulos voltaram com o alimento, mas Jesus não sentia mais fome. Ele estava tão contente pela conversa que tivera com a mulher que Se esquecera de que estava cansado, com fome e com sede.
Muitas pessoas da cidade vieram com a mulher para ver Jesus. [De longe, trazer o dedo que representa a mulher retornando.] As pessoas queriam saber o que tinha feito a samaritana ficar tão feliz. [Levantar o dedo que representa a “mulher”, e sorrir.] As pessoas também queriam ser felizes. Queriam encontrar aquele Homem que não Se importava que elas fossem pessoas diferentes, e que as amava. Convidaram Jesus para ficar com elas. [Colocar a mão direita em torno de “Jesus”.] E Jesus foi com elas para a cidade [ambas as mãos caminham para a cidade] e lhes disse quanto Deus as amava. Aquelas pessoas ficaram tão felizes por ouvir sobre o amor de Deus que foram e contaram aos outros sobre esse amor.
Jesus disse: “Contem o quanto Deus lhes fez.” [Repetir, com as crianças mexendo seu dedo que representa “Jesus”.] Vamos contar aos outros sobre Deus porque queremos que todos saibam de Seu amor. Todos necessitam conhecê-Lo. Vocês podem ajudar as pessoas ao falar-lhes sobre Jesus. Lembrem-se: AJUDAMOS OS OUTROS QUANDO LHES FALAMOS ACERCA DE JESUS.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Orar para que as crianças demonstrem e falem aos outros sobre o amor de Jesus cada dia.

 boa%20samaritana%20lindinhu

well 

boneca de papel bíblica

2 comentários:

Adoradora do Senhor! disse...

Olá amada esquisando pela net encontrei seu blog abençoado, encontrei materiais preciosos aqui, parabéns, já estou seguindo!!Te convido a conhecer meu cantinho também http://avantecomjesus.blogspot.com

Abraços!!!

cenira disse...

OI MALU AMO SEU BLOGGER É MUITO LINDO;
GOSTARIA DE SABER COMO VC FAZ PRA COLOCAR A OVELHINHA NO INDICADOR DO MAUS