Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Ele habitou entre nós

11ª Lição dos juvenis 12/12/09

Verso Para Memorizar
“É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11.
Referências
Lucas 2:1-40; O Desejado de Todas as Nações, p. 43-58.

Lição dos Juvenis 12/12/09

Boas-vindas
Esperar os alunos à porta e cumprimentá-los. Perguntar como foi a semana de cada um, o que os deixou contentes e o que os preocupou.
Perguntar se alguém tem algo para contar sobre seu estudo da Bíblia durante a semana (se lhes foi pedida alguma coisa na semana anterior, aproveitar este momento para falar sobre isto). Iniciar a atividade preparatória escolhida.

 

Atividades Preparatórias
Escolher a atividade que seja mais adequada ao grupo de alunos.
A. Cânticos de Natal
Com antecedência, providenciar hinários ou partituras de músicas de Natal para que os alunos possam ler as palavras para captar o significado. Escolher um desses cânticos para ser cantado na Escola Sabatina.

Analisando
O que estes cânticos de Natal nos dizem sobre Deus?
Jesus veio à Terra como um bebê para nos ajudar a compreender Deus. Nesta semana estamos aprendendo que A VINDA DE JESUS À TERRA COMO SER HUMANO NOS AJUDA A

COMPREENDER O AMOROSO CARÁTER DIVINO.

 

Oração e louvor
Confraternização
Mencionar aos alunos as alegrias e preocupações relatadas à porta (conforme achar adequado).
Se os alunos tiverem dado permissão, compartilhar com a classe um ou dois testemunhos relativos ao estudo da lição desta semana.
Mencionar aniversários, eventos especiais ou realizações dos juvenis. Cumprimentar calorosamente
todas as visitas.

 

Cânticos Sugestivos
“Cada Dia Mais Perto” (ver p. 97, CD faixa 34).
“O Que é Graça” (ver p. 101, CD faixa 7).
Oração
Agradecer a Deus pela maravilhosa dádiva de Seu filho, nascido como um inocente bebê para nos salvar de toda a nossa falta de inocência.
Missões
Apresentar o Informativo Mundial das Missões ou outro relato missionário disponível.
Ofertas
Nosso espírito de dar ofertas pode nos fazer lembrar de que Jesus esteve disposto a dar a vida em sacrificio, vir à Terra como simples bebê humano para que pudéssemos ser salvos para sempre.

 

2 Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, convidar um casal que tenha recentemente se tornado pais, para virem com o bebê à classe dos Juvenis a fim de partilharem com os alunos o que significa cuidar de um recém-nascido. Pedir que incluam detalhes como troca de fraldas e limpeza de alimento ou leite que o estômago não aceitou.
Vamos repetir juntos o Verso Para Memorizar, em Lucas 2:11. E qual é nossa mensagem central de hoje?
A VINDA DE JESUS À TERRA COMO SER HUMANO NOS AJUDA A
COMPREENDER O AMOROSO CARÁTER DIVINO.

Vivenciando a História
Pedir que todos os alunos procurem Lucas 2 e solicitar que um voluntário leia Lucas 2:1-5.
A quem, vocês acham, Lucas estava escrevendo essa história? (Ele estava escrevendo para um público grego que estaria interessado na política mundial, não apenas nos eventos judaicos.) Na opinião de vocês o que aconteceu para que esse decreto do primeiro imperador romano saísse no momento exato para levar Maria e José a Belém? (Deus obviamente estava no controle e queria que Seu Filho nascesse em Belém.) Como vocês imaginam que foi a viagem de 128 quilômetros para uma mulher, em estágio adiantado de gravidez, montada em um jumento? (Incentivar o debate. Salientar que seguir a orientação de Deus nem sempre é confortável, mas é sempre algo significativo.) Pedir que um voluntário leia Lucas 2:6 e 7.
Esqueçam-se dos cartões de Natal que vocês conhecem. Como vocês imaginam o cenário na época em que Jesus nasceu? (Comentar que a menção da manjedoura é a razão de imaginarmos que Jesus tenha nascido em um estábulo. Os animais naquela região eram geralmente abrigados em cavernas com cochos cavados nas pedras das laterais. Era provavelmente um lugar escuro e sujo. Não havia água encanada. Encorajar os alunos a imaginarem os sons, cheiros e nível de conforto.) Pedir que um outro voluntário leia Lucas 2:8-15.
Como vocês imaginam o som de anjos cantando? Qual é o som musical mais lindo que vocês já ouviram? Podem imaginar como os pastores se sentiram? Por que vocês acham que Deus anunciou o nascimento naquela noite aos pastores e a mais ninguém em Belém? (Salientar o fato de que a maioria do povo esperava que um Messias viesse para colocar o imperador romano em seu devido lugar.
A última coisa que estariam dispostos a acreditar era que seu esperado Messias houvesse nascido como um bebê indefeso, em um lar pobre, em um velho e malcheiroso abrigo para animais.
Pedir que mais um voluntário leia Lucas 2:16-20.
Vocês já experimentaram alguma vez o temor transformar-se em alegria? O que aconteceu? Como era o temor? E como era a alegria?
Observem que os pastores correram para ver o bebê; depois divulgaram o que haviam visto. Jesus é seu Salvador, seu Messias. Vocês correm para vê-Lo cada manhã em seus momentos de devoção pessoal? Têm um relacionamento tão feliz com Ele que não podem deixar de partilhar essa alegria com outros? Essa é a razão por que Deus enviou Jesus a nós, para nos ajudar a conhecê-Lo melhor e ter uma experiência alegre (embora às vezes um tanto desconfortável, devido a nossas escolhas) com Ele.
A VINDA DE JESUS À TERRA COMO SER HUMANO NOS AJUDA A
COMPREENDER O AMOROSO CARÁTER DIVINO.
Opcional: Se preferir, pedir a mais um voluntário que leia Lucas 2:21-40.
Notem no verso 39 que a família de Jesus seguia os regulamentos que todas as outras boas famílias judaicas deviam observar. Jesus, na verdade, viera para ser como um de nós e para nos mostrar de forma que entendêssemos quão amável Deus realmente é.
Talvez seja interessante ler a seguinte citação para os alunos e, depois, debater o assunto.
“As famílias judaicas seguiam uma série de cerimônias logo após o nascimento de um bebê: (1) Circuncisão. Todos os meninos eram circuncidados e recebiam seu nome no oitavo dia após o nascimento. (Ver Levítico 12:3 e Lucas 1:59 e 60.) A circuncisão simbolizava a separação que havia entre judeus e gentios e seu relacionamento singular com Deus. ... (2) Redenção do primogênito.
O filho primogênito era apresentado a Deus um mês após o nascimento. (Ver Êxodo 13:2 e 11-16; Números 18:15 e 16.) A cerimônia incluía comprar de volta – “redimir” – a criança de Deus por meio de uma oferta. Assim, os pais reconheciam que a criança pertencia a Deus, o Único que tinha poder para dar vida. (3) Purificação da mãe. Durante 40 dias após o nascimento de um filho e 80 dias após o nascimento de uma filha, a mãe era considerada cerimonialmente impura e não podia entrar no templo. No fim do período de separação dela, os pais deviam levar um cordeiro para oferta queimada e uma pomba ou rola para oferta pelo pecado. O sacerdote sacrificaria esses animais e declararia a mãe pura. Se um cordeiro fosse muito caro, os pais poderiam levar uma segunda pomba ou rola em seu lugar. Isso foi o que José e Maria fizeram.
“Jesus era Filho de Deus, mas Sua família observava essas cerimônias de acordo com a lei de Deus. Jesus não nasceu acima da lei; pelo contrário, Ele cumpriu perfeitamente a lei.” – Life Application Bible, Notes and Bible Helps [Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1991], p. 1.792.
Por que era importante para Deus Se tornar um ser humano, Se mudar para a “nossa vizinhança”
(João 1:14, versão parafraseada Message) para contar-nos sobre Si mesmo?
Lembremo-nos de que
A VINDA DE JESUS À TERRA COMO SER HUMANO NOS AJUDA A
COMPREENDER O AMOROSO CARÁTER DIVINO.

Explorando o Texto Bíblico
Lembram-se de que lemos há pouco sobre os pastores e como eles ficaram temerosos a princípio quando Deus, por meio dos anjos, começou a Se comunicar com eles? Lembram-se de como eles ficaram repletos de alegria e desejaram contar a todos que haviam visto o Bebê? Essa é parte da razão por que Deus enviou Seu Filho como um indefeso bebê humano – para que não sentíssemos medo de Deus, e sim alegria por causa dEle. De modo que viéssemos a compreender Seu caráter de amor.
Distribuir os textos abaixo entre os alunos ou grupos (ou escrevê-los onde todos possam ver) e pedir que encontrem outras pessoas além dos pastores a quem Deus disse que não temessem, quando confrontadas por Deus ou Seus anjos. Quando os alunos descobrirem quem é a pessoa, pedir que partilhem com os demais colegas de classe o nome da pessoa e as circunstâncias que a envolviam.
1. Gênesis 15:1 (Abraão); 2. Números 21:34; Deuteronômio 3:2 (Moisés);
3. Josué 8:1 (Josué); 4. Lamentações 3:57 (Jeremias);
5. Daniel 10:12 e 19 (Daniel); 6. Lucas 1:13 (Zacarias);
7. Lucas 1:30 (Maria); 8. Lucas 5:10 (Pedro);
9. Atos 27:23 e 24 (Paulo); 10. Apocalipse 1:17 e 18 (João)
Vamos agora mesmo agradecer a Deus porque
A VINDA DE JESUS À TERRA COMO SER HUMANO NOS AJUDA A
COMPREENDER O AMOROSO CARÁTER DIVINO.

 

Aplicação da Lição
Situação
Apresentar aos alunos a seguinte situação:
Seu novo amigo Aziz é muito religioso, mas a religião dele ensina que os deuses estão sempre irados e precisam ser tranquilizados. Aziz é muito cuidadoso em obedecer as normas que seus pais lhe ensinaram e em fazer tudo que dele se espera a fim de que os deuses não fiquem irados. Ele percebeu que vocês também são religiosos e falam sobre Deus. Ele fica imaginando como vocês podem ser felizes e, ainda assim, crerem em Deus. Ele lhes diz que desejaria não crer de modo que fosse livre para se divertir e ser feliz.

 

Analisando
O que vocês diriam a Aziz? Há alguma coisa em sua religião que os faça sentirem medo? Ficarem
tristes? Pensar sobre a vida de Jesus faz vocês terem medo de Deus ou terem alegria? Dentre os sentimentos que Aziz tem, quais poderiam ser mudados uma vez que ele aprenda sobre Jesus e Sua vida na Terra em forma humana? Vamos repetir juntos nossa mensagem de hoje:
A VINDA DE JESUS À TERRA COMO SER HUMANO NOS AJUDA A
COMPREENDER O AMOROSO CARÁTER DIVINO.

 

Partilhando a Lição
Estrelas
Com antecedência, desenhar estrelas nos papéis coloridos. Dar uma estrela para cada aluno. Pedir que eles recortem e enfeitem a estrela com o material disponível e escrevam nela o Verso Para Memorizar.

Analisando
O que esta estrela representa? Existe alguém em sua vida com quem vocês possam partilhar esta estrela – alguém que precise saber sobre o grandioso amor de Deus por ele(a)? Dar tempo para os alunos pensarem em uma pessoa e se comprometerem a lhe dar a estrela e falar sobre Jesus durante a semana.

 

Encerramento
Querido Pai, nós Te agradecemos muito o imenso amor que tens por nós. Na verdade, nós não Te compreendíamos até que nos deste Jesus. Agora, sabemos quanto nos amas, porque Te vimos através de Jesus. Amém.

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