Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 1 de maio de 2010

Revestindo-se de Compaixão

Lição 6 dos Adolescentes 8 de maio de 2010

Fotos de  Comentário Bíblico Exegético da Carta de Paulo à Filêmon

Texto Bíblico: Filemom.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 43.
Verso Bíblico: Filemom 1:8 e 9.

I. SINOPSE
A vida cristã não é uma jornada fácil. Na verdade, a vida em geral pode ser muito dura.
Mas o consolo está em saber que Deus não nos criou para enfrentarmos a vida sozinhos.
Fomos criados para sermos seres sociáveis e a compaixão é um dos componentes essenciais para superarmos os desafios da vida.
Compadecer-se quer dizer carregar o fardo uns dos outros. Em Colossenses 3:12, Paulo escreveu: “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”
Ser compassivo significa demonstrar profunda empatia pelo sofrimento de outras pessoas e fazer tudo para ajudar. Como seguidores e imitadores de Cristo, precisamos agir com misericórdia e piedade, mesmo com aqueles que alguma vez já nos prejudicaram.
Isso não quer dizer que iremos permitir que a injustiça prevaleça. Mas, ao nos depararmos com o arrependimento sincero, devemos agir com compaixão e espírito perdoador, procurando, sempre que possível, restaurar o relacionamento. Ellen White escreveu: “O apóstolo recordava a Filemom que cada bom propósito e bom traço de caráter que ele possuía devia-o à graça de Cristo; somente esta o tornou diferente dos perversos e pecadores. A mesma graça pode tornar o envilecido criminoso  um filho de Deus e útil obreiro no evangelho.”
– Atos dos Apóstolos, p. 457.
A lição desta semana tem como objetivo levar os alunos a refletir sobre o significado da compaixão, como pode ser colocada em prática e por que é um elemento essencial na vida cristã.

I. INICIANDO
Atividade
Encaminhe os alunos à seção da lição intitulada O Que Você Acha? Depois que tiverem concluído a atividade, discuta suas respostas.
Com antecedência providencie duas bexigas e algumas peças de vestuário, de preferência em tamanhos grandes, em duplicidade (por exemplo: duas camisetas, duas bermudas, quatro pares de meia e assim por diante). Peça a ajuda de quatro voluntários. Se preferir, divida a classe em dois grupos, um de meninas e outro de meninos, por exemplo, para competirem entre si. Apenas uma
pessoa da dupla ou do grupo será o concorrente. A outra pessoa da dupla ou o restante do grupo serão os assistentes. O objetivo do jogo é vestir todas as peças de vestuário enquanto o balão estiver no ar. A única pessoa com permissão para tocar no balão é o concorrente. A tarefa do assistente se resume em entregar ao colega as peças de vestuário. Se o balão cair ao chão, o concorrente deverá tirar uma das peças de vestuário e começar novamente. O primeiro a vestir todas as peças de vestuário vence o jogo!

Ilustração
Conte em suas próprias palavras esta ilustração extraída da Inspiração Juvenil de 2003, Meu Herói de Cada Dia: “Os banheiros do Hospital de Campanha de Scutari, Albânia, haviam sido fechados fazia semanas. A sujeira escorria sobre o piso e invadia o corredor. [...] Os homens feridos eram postos sobre a palha infestada de pulgas, piolhos e baratas. Os soldados dormiam
com as roupas sujas e manchadas de sangue, que haviam usado no campo de batalha. Ratos andavam sobre seus corpos febris, a roer-lhes a carne podre dos ferimentos.
O coração de Florence Nightingale condoeu-se daqueles homens. Como se podia permitir que seres humanos vivessem naquela sujeira? Imediatamente, ela transformou sua equipe de enfermeiras numa brigada de limpeza.
Varriam, esfregavam e desinfetavam. Queimaram a palha suja e fizeram colchões novos para os homens. Aqueceram a água dos canos e lavaram todas as acomodações e as roupas. Foram comprados cobertores, roupas de baixo e camisas novas.
Quando terminou o dia dos trabalhos de limpar, lavar e cozinhar, as enfermeiras foram para a cama, menos Florence Nightingale.
Andando entre os feridos, com uma lanterna na mão, ela examinava seus pacientes, falava com eles, ouvia-os e lhes segurava as mãos quando estavam moribundos.
– Antes que ela viesse aqui, não havia nada senão blasfêmia o dia inteiro – comentou um soldado. – Agora tudo é tão santo como uma igreja!
– Será que estou no lugar certo? – perguntou um soldado que acabara de chegar do campo de batalha. – Acho que devo estar no Céu!”
Florence se importava com aqueles soldados e tentou ajudá-los em tudo o que pôde.
Ela foi um grande exemplo de alguém cheio de compaixão.
Jesus expressou o mesmo tipo de reação. A Bíblia relata diversas histórias em que Jesus Se compadeceu e ajudou as pessoas à
Sua volta.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Pergunte aos alunos se alguém se lembra de alguma história de Jesus demonstrando compaixão e ajudando as pessoas à Sua volta.
Em seguida, conte as seguintes histórias bíblicas em suas próprias palavras: Mateus 14:14 (Jesus cura muitos enfermos). João 4:4-26 (A mulher samaritana junto ao poço). Lucas 5:17-26 (Jesus cura um paralítico). Marcos 10:46-52 (Jesus cura o cego Bartimeu). Mateus 9:18-26 (Jesus ressuscita uma menina e cura uma mulher muito doente). É fácil dizer que Jesus fez tudo isso porque Ele é Deus. Na verdade, Ele escolheu fazer tudo isso por amor ao ser humano e enquanto esteve na Terra não usou uma única vez Seu próprio poder, mas, sim, o poder de Deus, que está à disposição de todo aquele que O buscar com sinceridade. Nós também podemos demonstrar compaixão ao próximo e seguir o
modelo deixado por Jesus.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos.
Explique em suas próprias palavras.

1. Entendendo o cenário histórico de escravidão em Roma na época de Paulo De acordo com o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, na versão em inglês, os escravos eram aceitos como parte da sociedade e considerados membros da família de seu senhor. A escravidão era tão comum que a proporção entre homens livres e escravos era de três para um. Na época, o escravo não tinha nenhum direito e seu senhor tinha poder tanto sobre sua vida quanto sobre sua morte. Isso não quer dizer que a vida do escravo era torturante. Na verdade, alguns escravos ficaram conhecidos como professores, médicos e administradores da propriedade de seus senhores.

2. Paulo imita a compaixão de Cristo Ellen White fez o seguinte comentário a respeito da carta de Paulo a Filemom: “Paulo se propôs voluntariamente a assumir o débito de
Onésimo para que ao criminoso fosse poupado o sofrimento da punição, e pudesse ele de novo se regozijar nos privilégios que tinha rejeitado.
‘Se me tens por companheiro’, escreveu a Filemom, ‘recebe-o como a mim mesmo. E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, de minha própria mão o escrevi; eu o pagarei.’ Fil. 1:17-19.
Quão apropriadamente essa experiência ilustra o amor de Cristo pelo pecador arrependido! O servo que defraudara seu senhor não tinha com que fazer a restituição. O pecador que tem roubado
a Deus de anos de serviço não tem meios de cancelar o débito. Jesus Se interpõe entre o pecador e Deus, dizendo: Eu pagarei o débito.
Poupa o pecador; Eu sofrerei em seu lugar.” – Atos dos Apóstolos, p. 458.

3. As habilidades de retórica compassiva de Paulo Paulo poderia ter usado sua autoridade de apóstolo e servo de Deus para exigir que Filemom recebesse Onésimo de volta (versos 8-9), mas isso seria contraditório à atitude compassiva que estava tentando incitar em Filemom. Como Filemom poderia tomar uma decisão generosa sentindo-se coagido? A compaixão não pode ser forçada. Paulo advogou com compaixão em favor de Onésimo e tratou Filemom da mesma forma. Em troca, pediu que Filemom tratasse Onésimo com compaixão. De quais maneiras podemos colocar em prática a compaixão de Cristo?

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com uma atividade. Explique em suas próprias palavras.
Instrua todos os alunos a criar uma lista das “Dez Melhores Maneiras de Demonstrar Compaixão”. Em seguida, peça que compartilhem suas ideias com a classe. Depois de todos terem tido a oportunidade de ler sua lista, peça que os alunos votem nas dez maneiras que mais gostaram. Faça uma lista das mais votadas. Peça que os alunos copiem a lista e a exponham num local visível em sua casa. Desafie-os a colocar as ideias em prática e trazer os resultados para serem discutidos na Escola Sabatina na próxima semana.

Resumo
Compartilhe a seguinte história extraída do livro de Brian Cavanaugh, The Sower’s Seeds (As Sementes do Semeador): Há uma lenda chinesa muito antiga a respeito de uma mulher cujo único filho morreu. Em sua dor, ela procurou o curandeiro e perguntou: – Que orações, que magias você conhece para trazer meu filho de volta à vida? Em vez de mandar a mulher embora ou
discutir com ela, o homem respondeu: – Traga-me uma semente de mostarda de um lar que nunca passou por nenhum sofrimento.
Usaremos essa semente para acabar com sua tristeza. O primeiro lar que a mulher visitou foi uma linda mansão. Ela bateu à porta e disse: – Estou à procura de um lar que nunca passou por nenhum sofrimento. Este lar é assim? Preciso muito saber. A família respondeu: – Certamente você veio ao lugar errado – e começaram a descrever todas as tragédias que tinham sofrido recentemente. A mulher pensou consigo mesma: Quem será mais capaz de ajudar essa família infeliz do que eu que acabei de perder meu filho? Assim, ficou para confortar aquela família. Em seguida, saiu novamente à procura de um lar que nunca passou por nenhum sofrimento. Mas onde quer que ia, fosse em casas humildes ou luxuosas, a mulher ouvia histórias de sofrimento e infortúnio. Ela se envolveu tanto em consolar a tristeza de outras
pessoas que finalmente esqueceu que estava à procura da semente de mostarda mágica e nunca se deu conta de que, na verdade, a tristeza e o sofrimento haviam sido banidos de sua vida.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Estímulo Positivo
É muito comum alguns alunos acharem as lições chatas e maçantes. Tente o estímulo positivo. Não faça elogios sem que mereçam, mas reconheça e ressalte qualquer progresso que houver, não importa quão pequeno seja.
Se, por acaso, foi feito algum acordo com os alunos para estudarem e completarem a lição (por exemplo, você prometeu prêmios ao final do trimestre se todos vierem para a Escola Sabatina com a lição estudada), certifique-se de cumprir sua parte do acordo.
Demonstre sempre seu apoio e entusiasmo. Os adolescentes reagem não apenas ao trabalho realizado em sala, mas principalmente à pessoa que conduz a lição. Eles serão mais abertos e cooperarão mais se souberem que podem confiar em você.

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