Uma parede sem nada é enfadonha
Jewell Johnson
INSPIRE A MOTIVAÇÃO EM SUA SALA
“edifiquemos o muro de Jerusalém” (Neemias 2:17)
No quadro de anúncios há uma cena de oceano com peixinhos mordiscando os versos da Bíblia. Depois há um “círculo de oração” mostrando meninos e meninas de outros países. Durante os momentos dedicados à oração, os alunos são lembrados de orar pelas crianças do mundo inteiro. Na parede oposta, há um cartaz ilustrando os Dez Mandamentos. Em outra parede há um mapa mundial. Os 66 livros da Bíblia também estão mostrados na parede.
Além de contar histórias bíblicas; de ensinar os versos para decorar e os hinos, essa professora também está instruindo as crianças a usarem as paredes da sala.
Quando os alunos entram na classe, o que vêem? Além de servirem para a decoração colorida, as paredes também podem ser eficientemente utilizadas para ensinar.
Estas são algumas sugestões a respeito de como usar as paredes de sua sala para instruir seus alunos.
Quadros de Anúncios
Crie o quadro de acordo com o tema da lição; ou de acordo com a estação do ano; ou datas especiais (Natal); ou temas doutrinários (salvação, Deus, Cristo, Espírito Santo, oração). Use ilustrações de revistas e de catálogos, materiais em feltro, para criar esse ambiente. A chave é seguir com o tema destacado em cada período. O quadro deveria ser mudado a cada três meses ou com mais freqüência quando for apropriado.
Murais
Proteja a parede com papel pardo grande a fim de receber os desenhos que as crianças fizeram, relacionado com a lição ensinada no dia. Jonas e o grande peixe; Noé e a arca; a manjedoura, o monte Calvário são exemplos de desenhos que as crianças podem criar. Elas sentem alegria ao ver sua atividade artística sendo mostrada.
Pôsteres
Selecione pôsteres que ensinam. Como exemplos: os Dez Mandamentos; a Oração do Senhor; os livros da Bíblia – e isso coordenado com o tema da lição com o objetivo de reforçá-lo. Mencione-os quando a lição coincidir com a mensagem dos pôsteres, a fim de que sua eficiência seja aumentada.
Mapas
As crianças com 6 anos ou mais têm interesse em olhar os mapas e podem aprender deles. Se esta for a primeira exposição da criança ao mapa, explique o conceito em detalhes, localizando os oceanos, montanhas e cidades. Mencione o mapa quando orar pelos missionários e pelas pessoas de outros países. Os mapas de definidas áreas são também úteis quando ensinam a respeito da viagem de Abraão a Canaã, a respeito da experiência dos filhos de Israel no deserto; das viagens missionárias de Paulo; do ministério de Jesus na terra. No início do estudo referente ao ministério de Jesus, entregue às crianças um mapa da Palestina. Elas poderão encontrar os locais mencionados na história. Ao usar mapas, os alunos saberão que esses lugares realmente existem,dando assim autenticidade a seu ensino.
Lousa
Escreva o verso para memorizar em uma lousa. Apague uma palavra-chave por vez, fazendo com que os alunos repitam a cada vez as palavras apagadas. Ou o verso pode ser escrito em papel, deixando espaços em branco para os alunos preencherem. Para crianças que estão começando a escrever, peça-lhes para preencherem duas ou três palavras. Os alunos que já sabem escrever bem podem preencher mais lacunas ou copiar todo o verso da Bíblia. O verso também pode ser mostrado.
Colagem
As crianças podem criar colagens e expô-las na parede, no lugar designado para tal. Se o tema for “Ajuda”, recorte ilustrações de revistas mostrando pessoas ajudando. Então as crianças preparam o cartaz e fixam-no na parede.
Incentivos de Presença
A freqüência regular na classe pode ser incentivada por cartões individuais. Você pode criar uma figura para ser montada em partes e a cada sábado a criança acrescenta uma delas, completando assim sua figura.
Todas as classes têm paredes. Como uma ampliação de seus esforços de ensino, use as paredes para despertar o interesse e para melhor instruir as crianças nas verdades bíblicas.
RESUMINDO: Utilize o espaço de suas paredes para reforçar as lições que estão sendo encenadas. Visto que as crianças gostam de ver seus trabalhos manuais sendo mostrados, tenha um lugar na sala onde isso possa ser feito. |
Jewell Johnson vive no Arizona com seu marido, Leroy. Ela aprecia caminhar, ler e tricotar. Atualmente ensina para crianças de 4 a 7 anos.
[Extraído de Kids’ Ministry Ideas, outubro – dezembro de 2004, pp. 26-27.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário