Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 30 de maio de 2010

Jesus Vai a Uma Festa

Lição 10 Jardim da Infância 5 de junho de 2010

COMUNIDADE
Significa mostrar amor aos familiares e amigos.
VERSO PARA DECORAR
“Cante de alegria.” Isaías 52:9, NTLH.

image
REFERÊNCIAS
João 2:1-11; O Desejado de Todas as Nações, p. 144-153.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus realizou um milagre em uma festa para que todos ficassem felizes.
SEN TIR-SE contente porque Jesus quer que ela tenha momentos
felizes com a família e os amigos.
RESPONDER procurando maneiras de se alegrar com a família
e os amigos.
MENSAGEM CENTRAL
Nós nos alegramos com nossa família e amigos.

Resumo da Lição
Jesus e Seus discípulos participaram de uma festa de casamento. Muitos de seus familiares e amigos se encontravam ali, e todos estavam muito alegres. Mas, com tantas pessoas presentes, o suco estava no fim – um problema sério que deixaria o noivo envergonhado. A mãe de Jesus Lhe pediu ajuda. Ele disse para os servos encherem alguns jarros com água pura. Jesus transformou a água em suco de uva, e houve bastante para todos. As pessoas diziam que esse era o melhor suco. Todos estavam felizes. Esse foi o primeiro milagre de Jesus.
Esta lição fala sobre comunidade. Comunidade significa amar e alegrar-se com a família e amigos e cuidar de suas necessidades e felicidade. Crianças menores, frequentemente recebedoras de carinho, podem ser boas doadoras e devem lhes ser dadas oportunidades para mostrar amor aos outros.

Decoração da Sala
Ver Lição 1. As lições 10 a 13 pedem vários cenários da vida de Jesus, incluindo o cenário da festa, da encosta da montanha, um poço junto a uma cidadezinha, casas de telhado plano, um barco de pescadores na água junto à praia, redes de pesca e uma fogueira na praia.
Apenas para a lição 10 decorar a sala com balões e enfeites de festa.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Com antecedência, encher uma jarra com água. Colocar a mistura para refresco apenas na segunda jarra.
Permitir às crianças que se vistam com trajes bíblicos para o casamento. Você pode designar uma noiva e um noivo. Sentar as crianças em círculo, no piso se for possível. Colocar ambas as jarras, a colher e os copos à frente, no círculo.
Jesus fazia milagres porque era o Filho de Deus. Nossa história de hoje nos conta sobre o primeiro milagre de Jesus. Ele ajudou muitas pessoas a sentirem-se alegres em uma festa de casamento. Jesus queria que as pessoas soubessem que NÓS NOS ALEGRAMOS COM NOSSA FAMÍLIA E AMIGOS.

Dar a todos um copo vazio. Façam de conta que vocês são convidados do casamento de nossa história de hoje. Enquanto eu conto a história, observem e façam o que eu faço.
Certo dia, houve um casamento na cidade de Caná na Galiléia. Para celebrar o casamento, o noivo e a noiva fizeram uma grande festa que durou um longo tempo. Eles convidaram todos os seus amigos e parentes. A mãe de Jesus estava lá, e Jesus e Seus seguidores também foram convidados para o casamento.
Durante a festa, todos comeram bons alimentos e tiveram bom e gostoso suco de uva para beber. Vamos nos alegrar bebendo alguma coisa. [Fazer rosto triste e virar seu copo vazio para baixo.] Oh! Nosso suco acabou! Que vamos fazer?
A mãe de Jesus, Maria, estava ajudando na festa de casamento. Os servos foram até Maria e disseram:
– Oh, não! Não temos mais suco. Acabou todo o suco. O que vamos fazer?
Maria pensou por um minuto. Ela sabia que o noivo e a noiva ficariam envergonhados por não haver mais nada para beber. “O que posso fazer?”, pensou Maria.
Ela se voltou e viu Jesus. “Talvez Ele possa ajudar”, ela pensou. Assim, foi até Jesus e disse:
– há mais suco. O que podemos fazer?
Jesus olhou em volta. Ele viu uma fila de grandes jarras para pôr água. Falando baixinho, Ele disse aos servos:
– Encham as jarras com água. Depois, peguem um pouco e deem à pessoa encarregada da festa.
Os servos ficaram surpresos, mas fizeram o que Jesus lhes pedira. [Colocar água na jarra com a mistura de suco e mexer com a colher.] Jesus transformara a água em suco gostoso e bom! [Encher os copos das crianças com o suco colorido e deixá-las beber.]
Os servos rapidamente levaram um pouco de suco à pessoa encarregada da festa. Ele ficou muito contente quando experimentou o suco. Ele disse ao noivo:
– As pessoas sempre servem o melhor suco primeiro. Mais tarde, elas servem o suco inferior. Mas você guardou o melhor suco até agora.
O noivo e a noiva ficaram contentes. A mãe de Jesus ficou contente. Os amigos de Jesus também ficaram contentes. Eles sabiam que Jesus realizara um milagre, Seu primeiro milagre na Terra. E eles ficaram admirados com o poder de Jesus.
Jesus usou Seu poder para tornar outros felizes. Ele mostrou Seu cuidado à noiva e ao noivo e a todos os convidados do casamento. Jesus deseja que nós também sejamos felizes. Vamos levantar nosso copo e dizer “Viva Jesus!” [Dar tempo.]
Vamos mostrar aos outros quão felizes nós somos ao saber que Jesus cuida de nós e deseja que sejamos felizes. Como podemos fazer isso? Ajudando alegremente os outros. Ajudando os outros a passarem momentos agradáveis.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Para terminar, agradecer a Jesus os momentos alegres que passamos com nossa família e amigos.

image

Uma_festa_de_casamento_-_atividade

As bodas de Caná

Nenhum comentário: