Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 23 de maio de 2010

Escolha Correta

Lição 9  dos Primários 29 de maio de 2010

COMUNIDADE
Somos membros da família de Deus.
VERSO PARA DECORAR
“Este é o Meu Filho amado, em quem Me agrado.” Mateus 3:17, NVI.
REFERÊNCIAS
Mateus 3:1-17; O Desejado de Todas as Nações, p. 97-113.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que o batismo é a declaração pública de que pertencemos à família de Deus.
SENTIR-SE feliz em fazer parte da família de Deus, mesmo se ainda
não for batizada.
RESPONDER pedindo ajuda para se preparar para o batismo.
MENSAGEM CENTRAL
Demonstro aos outros que pertenço à família de Deus quando decido ser batizado.

Resumo da Lição
João estava pregando no deserto da Judeia, próximo ao rio Jordão, falando às pessoas que elas precisam se arrepender e crer no Senhor. Ele batizou muitas pessoas que aceitaram sua mensagem. Certo dia, Jesus veio da Galileia e pediu que João O batizasse. João disse que Jesus era quem precisava batizá-lo (a João). Mas Jesus insistiu e disse que isto era necessário para “cumprir toda a justiça”. Então, João concordou. Quando Jesus Se levantou da água, o Espírito Santo desceu sobre Ele. Uma voz do Céu disse: “Este é Meu Filho.”
Esta lição fala sobre comunidade. Quando somos batizados, tornamos pública nossa participação como membros da família de Deus, exatamente como Jesus fez. Fazemos parte dela! E Deus Se agrada.

Decoração da Sala
Ideias para o quadro de anúncios:
1. Fazer um grande coração e escrever: “Pertencemos a Jesus.” Colocar fitas saindo do coração e indo até o papel cortado em forma de balões. Dentro dos balões colocar o nome e a foto (opcional) das crianças.
2. Contornar e recortar as pegadas de cada criança, e então escrever o nome delas no papel. Colocar as palavras “Escolho seguir a Jesus” no quadro, diagonalmente, da esquerda para a direita, terminando com a palavra “Jesus” no topo. Colocar as pegadas das crianças embaixo da frase.
3. Montar um cenário de algumas das histórias bíblicas deste mês: o batismo de Jesus, o bom samaritano, o filho pródigo e as dez virgens.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: João Batista, Jesus, Espírito Santo/Deus (apenas voz), duas ou três crianças (para serem “batizadas” por João), narrador (adulto), multidão atenta (restante dos alunos).
Montagem do cenário: com antecedência, escrever as falas de Jesus, de João Batista e do Espírito Santo em folhas separadas de papel, e enumerá-las (ver história). Retirar as cadeiras e colocar o papel ou tecido azul no chão para representar o rio Jordão. Dar as folhas de papel para os alunos fazerem a encenação. “João Batista” deve ficar em pé no “rio” enquanto fala à multidão e a Jesus. A multidão deve ficar em pé ou sentar-se de frente para o rio. Jesus deve começar a história ficando de pé em algum lugar no fundo.

Narrador: O quente sol do meio-dia fazia brilhar as águas do rio, enquanto as pessoas ouviam as poderosas palavras de João.
João Batista: Arrependam-se! O reino de Deus está próximo. Deixem seus pecados e sejam batizados. Permitam que Deus saiba que vocês estão escolhendo segui-Lo.
Narrador: Muitas pessoas vinham para ouvir o pregador junto ao rio. Quando as pessoas entregavam o coração a Deus, João os batizava no rio. [João “batiza” duas ou três crianças. Adultos podem ajudar quando necessário.] Algumas delas vinham porque
realmente desejavam entregar a vida a Deus. Outras vinham por curiosidade. João era um pregador eficiente. Vestia roupas simples, comia alimentos simples e pregava uma mensagem simples.
Certo dia, João ficou surpreso e muito contente ao ver Jesus Se aproximando do rio. Ele sabia tudo acerca de Jesus. Durante meses, ele estivera falando que as pessoas deviam se preparar para a chegada do Messias. E agora, ali estava Ele!
Jesus (1): João, Eu vim para ser batizado.
Narrador: João ficou tão surpreso que quase não pôde falar!
João Batista: O quê! Eu? Batizá-Lo? Ó Jesus, eu preciso ser batizado por Você. Eu não devo batizá-Lo!
Narrador: Jesus sorriu.
Jesus (2): João, Me batize como você tem batizado as outras pessoas. É a coisa certa a fazer!
Narrador: Agora foi a vez de João sorrir.
João Batista: Então, eu O batizarei!
Narrador: Jesus vagarosamente entrou na água. [Jesus caminha para o “rio”.] João O seguiu.
Ele sorriu para Jesus, depois olhou para a multidão. Ele segurou as mãos de Jesus e gentilmente
O mergulhou na água. [João batiza Jesus.]
Quando Jesus Se levantou da água, Ele Se ajoelhou à beira do rio. [Jesus caminha para fora do “rio” e Se ajoelha.] Jesus sabia que o pecado torna o coração das pessoas insensível. Sabia que muitas daquelas pessoas não compreendiam Sua missão de amor. Assim Ele conversou com Seu Pai acerca disso. De repente, Jesus foi rodeado por bela luz, vinda diretamente do trono de Deus! [Lanterna ilumina
Jesus.] Ele olhou para o alto. O Espírito Santo, em forma de linda pomba, repousou sobre Jesus. [“Pomba” “voa” na frente de Jesus ajoelhado.] E a gloriosa voz de Deus soou.
Voz do Espírito Santo/Deus (1): “Este é o Meu Filho amado, em quem Me agrado.”
Narrador: Muitas pessoas viram Jesus sendo batizado no rio Jordão naquele dia. Viram a luz do Céu em volta dEle. Aquele maravilhoso dia fez sua fé crescer!
O batismo é uma ocasião especial quando mostramos aos outros que demos nossa vida a Jesus.
Nós lhes dizemos que Ele tornou nossa vida pura. Deus fica feliz quando escolhemos fazer parte de Sua família. Ele diz:
Voz do Espírito Santo/Deus (2): “Você é Meu filho, Minha filha, em quem Me agrado!”
Narrador: Quando Jesus foi batizado, Ele não tinha nenhum pecado para ser purificado. Ele foi batizado para servir de exemplo para nós. Cada dia devemos gastar tempo procurando conhecer melhor a Jesus. Você pode agradecer-Lhe por pertencer à família de Deus. Você pode também escolher ser batizado muito em breve, seguindo o exemplo de Jesus.

Encerramento
Cantar juntos “Venham Todos pra Família de Deus” (ver p. 109, faixa 15). Orar por aqueles que desejam ser batizados, e para que todos na classe apreciem fazer parte da família de Deus.

image

image

Nenhum comentário: