Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Guerra no Deserto

Lição 7 Juvenis 15 de maio de 2010

ADORAÇÃO – Agradecemos a Deus por Seu amor.
➥➥Verso Para Memorizar
“Saudaremos a tua vitória com gritos de alegria e ergueremos as nossas bandeiras em nome do nosso Deus.” Salmo 20:5.
➥➥Referências
Êxodo 17:8-16; Patriarcas e Profetas, p. 298, 299.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que sua adoração é uma ligação com o trono de Deus.
Sentir-se grato pela vitória de Deus em sua vida.
Adorar a Deus todos os dias.
➥➥Mensagem Central
Adoramos a Deus quando agradecemos as vitórias que Ele nos dá.

Resumo da Lição
Depois que os amalequitas atacaram os israelitas, Deus orientou Josué e o exército de Israel a atacarem os amalequitas. Moisés ficou no alto de uma montanha, com vista para o local da batalha, com os braços levantados, orando a Deus pelo sucesso de Seu povo. Quando Moisés se cansava e abaixava os braços, os amalequitas venciam. Arão e Hur ajudaram Moisés segurando seus braços para cima, para que o exército israelita pudesse vencer.
Eles venceram os inimigos por estarem em comunhão com Deus; por dependerem de Seu poder para alcançar a vitória.
Esta lição fala sobre adoração. Quando dependemos de Deus em vez de confiarmos em nós mesmos, nossa atitude honra a Deus. Quando estamos ligados a Ele, Deus alcança vitórias por nós. Ao honrar e louvar a Deus por essas vitórias em nossa vida, nós O estamos adorando.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Permitir que um voluntário pegue o livro (ou outro objeto pesado) e o segure com os braços esticados acima da cabeça durante todo o tempo que conseguir. Quando o aluno abaixar as mãos, ou após dois minutos, perguntar: Como é a sensação de manter os braços levantados? Como você acha que seria manter os braços assim durante horas? Na lição de hoje, foi exatamente isso que Moisés fez.


Vivenciando a História
Escolher alguns alunos para representar Moisés, Arão e Hur. Dividir o restante da classe em dois grupos, em lados opostos da sala, para representar os israelitas e os amalequitas. Abrir a Bíblia em Êxodo 17:8-16 e ler em voz alta. Enquanto a história é lida os alunos deverão representá-la através de mímica. Na parte em que Moisés está com as mãos levantadas, em vez de fingirem que estão guerreando, os “israelitas” devem exclamar: “Nós lutamos com o poder de Deus!”

Aplicação da Lição
Situação
Ler para os alunos a seguinte situação:
A família de Cíntia tornou-se adventista recentemente. Eles  decidiram guardar o sábado, mas o pai de Cíntia tinha problemas no trabalho. Então, ele decidiu falar com o gerente e perguntar se poderia terminar sua tarefa na sexta-feira para ter o sábado livre. Ao voltar para casa, o pai de Cíntia reuniu a família e disse: – Falei com o meu superior, mas ele não quis me ouvir. Ele me mandou embora. Perdi meu emprego.
A mãe de Cíntia começou a chorar. Cíntia olhou para o irmão mais novo e começou a se perguntar sobre o significado de tudo aquilo. Como terão alimento suficiente para comer? Será que vão acabar morando na rua? Cíntia sentia muito medo. Lembrem-se da lição de hoje. O que vocês diriam a Cíntia?

Encerramento
Nota: Fazer seis cópias da encenação “Papo da Turma” (ver p. 88). Escolher seis alunos para participarem da peça que será encenada na próxima semana. Marcar um horário para ensaiar.

Dinâmica

(Gosto muito de fazer dinâmica com os juvenis e eles amam…)

Auto confiança

Material: Venda para os olhos.

Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.

Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra a conduz para dar um passeio fazendo-a passar por situações diversas ( se possível ) Escadas, por meio de cadeiras.

Depois de alguns minutos, inverter os papéis.

No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?

"Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir."

Nenhum comentário: