Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Liberto da Cova dos Leões

Lição 7 Primários 15 de maio de 2010

ADORAÇÃO
Aprendemos por que adoramos a Deus.
VERSO PARA DECORAR
“O meu Deus enviou o Seu anjo, que fechou a boca dos leões.” Daniel 6:22, NVI.
REFERÊNCIAS
Daniel 6:10-28; Profetas e Reis, p. 543-545.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que adoramos ao Deus que responde às orações.
SENTIR que pode confia ar em Deus para ouvir e atender orações.
RES PONDER orando frequentemente e louvando a Deus pela oração respondida.
MENSAGEM CENTRAL
Adoro a Deus quando oro e espero Suas respostas.

Resumo da Lição
Os homens que tramaram contra Daniel sondaram sua casa para ver se ele continuaria orando três vezes por dia ao seu Deus – e ele o fez. Eles fizeram o rei Dario recordar o decreto de orar apenas ao rei e mostraram que Daniel havia transgredido. Portanto, Daniel devia ser lançado na cova dos leões. O rei fim cou muito triste e tentou salvar Daniel. Mas a lei não podia ser mudada, assim Daniel foi colocado na cova dos leões. O rei acreditou que o Deus de Daniel o livraria. Deus enviou um anjo que fechou a boca dos leões, e Daniel foi retirado em segurança da cova.
Esta lição fala sobre adoração. A fidelidade de Daniel em adorar a Deus demonstrou àqueles ao seu redor sua confia ança no poder e amor de Deus. Da mesma maneira, nossa adoração constante e fim el demonstra o poder e o amor de Deus àqueles que nos cercam.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Daniel e três governadores. O restante da classe deverá segurar os leões feitos na Atividade Preparatória A e participar da história no momento oportuno.
Montagem do cenário: com caixas grandes de papelão, mesas cobertas ou qualquer outro material, montar a “cova dos leões”. Dentro da “cova” colocar os leões de brinquedo, uma lanterna e a gravura de anjo. Posicionar Daniel próximo à janela aberta (se possível) e os governadores do outro lado da janela aberta (se possível). Pedir que as demais crianças segurem seus leões enquanto a história é contada. No momento adequado, encorajar as crianças a “rugirem”. Ao falar do anjo que apareceu, acender a lanterna sobre a gravura de anjo. Deixar a “cova dos leões” montada para o estudo da Bíblia.
Correndo para um ponto em que pudessem ver a janela de Daniel, alguns dos governadores esperaram silenciosamente. [Governadores esperam perto da janela aberta.]  Eles haviam enganado o rei e ele assinara a lei que sugeriram. Durante trinta dias ninguém poderia orar a não ser ao rei. Depois que a lei fora assinada e selada ela não poderia ser mudada.
Será que Daniel oraria ao Deus do Céu como sempre fizera? Eles acreditavam que sim! Sabiam que ele orava junto a sua janela de manhã, ao meio-dia e à noite. Ansiosamente eles esperavam apanhá-lo desobedecendo à lei. Finalmente teriam uma razão para queixar-se ao rei acerca de Daniel!
Eles não precisaram esperar muito. Daniel sabia que a lei que requeria que todos orassem somente ao rei estava em vigor. E compreendeu exatamente por que a lei fora feita. Sabia o que os governadores estavam tentando fazer. Mas Daniel resolveu colocar a Deus em primeiro lugar, não importava o que acontecesse. Ele sabia que precisava conversar com Deus agora mais do que nunca. Nenhuma lei que qualquer pessoa pudesse fazer o impediria de adorar a Deus em oração. De maneira que Daniel se dirigiu à janela como sempre fizera. Abriu-a e se ajoelhou para orar. [Daniel se ajoelha perto da janela aberta.] – Sim! Sim! Lá está ele! – disseram os governadores espias em voz baixa e tensa. [Governadores sussurram e parecem muito felizes.] Eles sorriam enquanto Daniel conversava com seu melhor amigo, Deus. – Agora nós o apanhamos!
Os espias observaram Daniel durante todo o dia. Eles viram Daniel ajoelhado em oração de manhã, ao meio-dia e novamente à noitinha.
Na manhã do dia seguinte, os governadores correram ao palácio. [Governadores e Daniel deixam a janela.] – Ó, rei, vive para sempre – começaram eles, enquanto se ajoelharam perante Dario. – Sua majestade não fez uma lei exigindo que todos orassem somente ao rei durante trinta dias?
O rei Dario observava o rosto dos que estavam diante dele. Quase podia adivinhar que eles tinham planejado alguma coisa má, e isto o preocupava. Ele esperou que eles continuassem. – Rei Dario, nós encontramos alguém que desrespeitou a sua lei. Daniel continua orando a seu Deus. Ele transgrediu a lei. O rei imediatamente compreendeu por que os homens tinham estado tão ansiosos para que a lei fosse assinada. Compreendeu agora que fora enganado. Não havia, porém, nada que pudesse ser feito. A lei que o rei assinara e selara não podia ser mudada.
O rei tristemente ordenou que Daniel fosse atirado na cova dos leões. [Daniel entra na cova.]
– Daniel, que o seu Deus o livre – disse o rei. [Encorajar as crianças a “rugirem”.]
Naquela noite o rei Dario não pôde dormir. Quando os primeiros raios de sol atingiram os muros do palácio, o rei apressadamente se dirigiu à cova dos leões.
– Daniel, Daniel, você está vivo? – gritou ele. – O seu Deus o salvou?
Ainda dentro da cova dos leões, Daniel respeitosamente respondeu:
– Ó rei, vive para sempre! Meu Deus enviou Seu anjo, que fechou a boca dos leões. Eles não me fizeram mal algum. [Acender a lanterna sobre o anjo.]
– Ele está vivo! – gritou o rei. – Depressa homens! Tirem Daniel de lá! – ordenou o rei, aliviado.
As pessoas em volta de Daniel viram o amor e o poder de Deus, pois Daniel fora fiel em seu horário de oração e culto diários. Eles viram que nosso Deus responde às orações.
Daniel sabia que podia confiar em Deus, não importava o que acontecesse. E vocês? Podem mostrar o amor de Deus às pessoas que os cercam através de sua fervorosa adoração? Vocês podem
estar seguros de que Deus ouve suas orações e as responde. Vocês podem confiar em Deus, não importa o que aconteça!

Encerramento
Orar para que Deus conduza as crianças a alguém que necessita de oração e para que essa pessoa fique feliz em ter alguém orando por e com ela.

 

image image

image

Ideias retiradas na net para trabalhar com a lição de Daneil na cova dos leões

Daneil feito de EVA

Daniel  escolinhabiblicadagarotadaSC07665

daniel

Caixa de papelão pintada

Danielleoes

Danielleoes.1bmp

Danielleoes.3bmp

Leão de papel no palito

papel 172

Nenhum comentário: