Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 30 de maio de 2010

O Poder do Amor

Lição 10 dos Adolescentes 5 de junho de 2010

Texto Bíblico: 1 João 1:5-10; 4:7-16; 2 João 1:7-11.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 53, 54 e 55.
Verso Bíblico: 1 João 3:1-3.

I. SINOPSE
Notamos a natureza do temperamento de João no momento em que incentivou Jesus a enviar fogo do céu para matar os samaritanos que haviam se recusado a hospedar o Salvador (Lucas 9:54-55). Realmente, João era nervoso. Mas quem sabe esse defeito estava atrelado à profunda ambição que ele possuía.
Notamos sua sede por prestígio na ocasião em que Tiago, seu irmão, e ele pediram a ajuda da mãe para conseguirem lugares de destaque no reino de Deus, causando com isso uma grande confusão entre os discípulos (Mateus 20). Na melhor das hipóteses, João era um projeto inacabado. Apesar disso, João tomou a decisão de permanecer firme ao lado de Jesus. Era o mais jovem dos discípulos e também o mais aberto às instruções e ensino de Cristo. Estava disposto a se deixar ser guiado pelo Homem cujo amor e paciência incondicionais demonstrados para com ele simplesmente o impressionaram. Conforme relatado nas três epístolas escritas por ele, João foi transformado pelo amor de Cristo e esse amor se tornou a regra de sua vida. Não há melhor expressão do amor de Deus como a encontrada no livro de 1 João. A essência da mensagem a ser transmitida esta semana é esta: passar tempo com Jesus, passar tempo na presença de Deus, não é perda de tempo. O amor de Jesus purifica o caráter, enobrece a mente e nos habilita a comunicar o amor de Deus ao próximo. Jesus pode remover os defeitos de nosso caráter e nos capacitar para fazer Seu trabalho. Mas nada disso ocorrerá na vida de alguém que está ocupado demais para conhecer a Deus.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Numa cultura obcecada pela aparência exterior, não é de admirar que os adolescentes busquem intervenções cirúrgicas para corrigir o que veem no espelho. Nossa sociedade parece não estar nem um pouco preocupada com o interior das pessoas – aquilo que realmente diz quem somos nós. Mas Deus Se preocupa muito com isso. Deus aprecia operar grandes transformações, mas trabalha de dentro para fora. Essa é a mensagem transmitida pela vida do apóstolo João. A verdadeira transformação pode ser operada apenas através do amor de Deus. Ele é o único capaz de operar essa grande cirurgia!

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
1. O Resumo das Cartas. É difícil abordar as três epístolas de João em uma única lição. A primeira delas, por exemplo, apresenta o tema do amor, da luz, do conhecimento, da vida e também adverte contra os perigos da heresia. Em cada caso, João reconhece Deus como a Fonte de todos os dons elevados e nobres.
O apóstolo faz isso para assegurar aos efésios que a vida eterna é possível apenas através de Jesus Cristo (1 João 1:1-4). A segunda carta de João se concentra na maneira como a verdade cristã se relaciona com a hospitalidade – especificamente, descreve quais ensinadores religiosos devem ou não ser convidados a hospedar-se no lar dos fiéis. Na época, havia falsos ensinadores que se aproveitavam da hospitalidade dos membros da igreja para disseminar heresias. Os fiéis confusos da igreja de Éfeso precisavam saber como lidar com esses hereges itinerantes, pois, naquele período, era comum demonstrar hospitalidade tanto aos amigos quanto aos estranhos. A terceira carta de João anima e encoraja os membros da igreja de Éfeso a serem hospitaleiros aos ensinadores sinceros da verdade. Essa carta se concentra especialmente no comportamento de Diótrefes, que se recusou a agir de acordo com o conselho de João e também se negou a hospedar missionários em seu lar.
2. É Preciso Amar. Ao lermos as epístolas de João, devemos perguntar-nos a razão de o apóstolo ter escolhido o amor como tema principal. Será que havia falta de amor? A seguir, encontra-se a declaração de Ellen White a respeito de uma mudança que ocorreu na igreja nos anos subsequentes ao dia de Pentecoste: “Depois da descida do Espírito Santo, quando os discípulos saíram para proclamar um Salvador vivo, seu único desejo era a salvação de almas. Rejubilavam-se na doçura da comunhão com os santos. Eram ternos, prestativos, abnegados, voluntários em fazer qualquer sacrifício pelo amor da verdade. Em seu contato diário entre si, revelavam aquele amor que Cristo lhes ordenara. Por palavras e obras de altruísmo, procuravam acender este amor em outros corações. “Mas gradualmente se operou uma mudança. Os crentes começaram a olhar os defeitos
uns dos outros. Demorando-se sobre os erros, dando lugar a inamistoso criticismo, perderam de vista o Salvador e Seu amor.
Tornaram-se mais estritos na observância de cerimônias exteriores, mais estritos no tocante à teoria que à prática da fé. Em seu zelo para condenar a outros, passavam por alto seus próprios erros.” – Atos dos Apóstolos, p. 547, 548.
3. Data em que Foram Escritas. Muitos estudiosos acreditam que João escreveu essas cartas entre o final de 80 d.C. e início de 90
d.C. João e muitos outros fiéis começaram a sofrer perseguições sob o reinado do imperador Domiciano.

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: O apóstolo João passou relativamente pouco tempo com Jesus, mas esse breve período de tempo foi o suficiente para transformar sua vida. Jesus notou algo de especial em João, pois lhe confiou a responsabilidade de cuidar de Sua mãe (João 19:26-27). Será que Jesus daria essa responsabilidade para alguém nervoso e ambicioso? Certamente, não. João não era perfeito, mesmo depois do período em que passou com Jesus, mas permaneceu firme na fé, obedecendo cuidadosamente aos ensinamentos de Cristo e submetendo-se à influência do Espírito Santo. O resultado foi um grande propagador do evangelho que trabalhou incansavelmente para estabelecer a igreja cristã em Éfeso. As epístolas de João revelam um servo fiel de Deus que entendia o poder do amor divino capaz de transformar vidas. Ele desafiou os fiéis a manterem-se firmes no amor de Deus e pararem de viver no pecado (1 João 3:4-9). João nos advertiu a não tolerarmos nenhum pretenso substituto de Jesus Cristo, nenhum
falso ensinamento ou falso ensinador (2 João). Recomendou todos a defenderem a verdade a qualquer custo (3 João). Nada mal para alguém que já foi considerado “esquentado”!

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Gravando a Verdade
Gravar a verdade no coração e na mente dos alunos é um desafio constante. Você já notou que tem facilidade para lembrar as palavras de uma música que ouviu por acidente, mas dificuldade para lembrar as palavras do último sermão? A verdade ensinada através da música tem mais chance de ficar gravada em nossa mente do que se for apenas falada. A música tem a capacidade de atingir profundamente o coração e a mente, e sua mensagem é quase impossível de resistir. Talvez seja por isso que Deus ordenou que Moisés compusesse uma música especial para os israelitas aprenderem ao se prepararem para entrar na terra prometida (Gênesis 31). Quem sabe seja por isso que o rei Davi expressava seu amor a Deus através da música.
Você conhece alguma música que transmita a mensagem da lição desta semana para que ela fique “gravada” na mente dos alunos? Por que não procurar uma música especial para ensinar aos alunos? Certifique-se de explicar a razão de ensinar a música escolhida e o significado especial da mensagem transmitida por ela.

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