Lição 8 Juvenis 22 de maio de 2009
ADORAÇÃO – Agradecemos a Deus por Seu amor.
➥➥Verso Para Memorizar
“Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir.
[...] Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” Josué 24:15.
➥➥Referências
Josué 23 e 24; Patriarcas e Profetas, p. 521, 524.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que suas escolhas diárias demonstram sua adoração a Deus.
Sentir vontade de honrar a Deus através das decisões que toma.
Fazer escolhas que honrem a Deus.
➥➥Mensagem Central
Adoramos a Deus escolhendo obedecer-Lhe todos os dias.
Resumo da Lição
Josué estava idoso e sentia que estava perto de morrer, então reuniu o povo para despedir-se. Em seu discurso, ele lembrou ao povo como Deus os guiara todos os dias desde a saída do Egito, muitos anos atrás. Ele também lembrou as muitas vezes em que o povo se rebelou contra Deus. Ele lhes pediu que pensassem em suas atitudes e objetivos: “Escolham hoje a quem irão servir.”
Esta lição fala sobre adoração. Nossas decisões demonstram nossas escolhas de adorar a Deus ou de nos afastarmos dEle. Josué pede ao povo que faça uma escolha, mas declara que ele e sua família escolheram adorar e servir ao Senhor. Deus deseja que escolhamos obedecer-Lhe e adorá-Lo por amor, não por medo. Quando observamos como Ele nos guiou no passado, não podemos duvidar de Seu amor por nós. Por isso, O adoramos.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Com antecedência, fazer uma seleção de gravuras recortadas de revistas ou jornais.
Pedir que os alunos analisem as gravuras e escolham algo que poderia se tornar um ídolo para as pessoas. Dar tempo para cada aluno mostrar a gravura que escolheu e explicar à classe por que acha que aquilo poderia se tornar um ídolo.
Salientar que muitas dessas coisas não são más em si mesmas, mas quando se tornam o enfoque central da vida de alguém, acabam atrapalhando o relacionamento dessa pessoa com Deus. Em nossa lição de hoje, Josué reuniu o povo e pediu a todos que escolhessem a quem iriam adorar.
Vivenciando a História
Com antecedência, escolher dois adultos, um para representar Josué, e o outro para ser o narrador. Pedir que o restante da classe leia em conjunto as partes ditas pelos israelitas.
Narrador: Josué 24:1 e 2 (primeira parte)
Josué: Josué 24:2-15
Narrador: Josué 24:16 (primeira parte)
Povo: Josué 24:16-18
Narrador: Josué 24:19 (primeira parte)
Josué: Josué 24:19 e 20
Narrador e Povo: Josué 24:21
Josué, Povo e Narrador: Josué 24:22
Josué e Narrador: Josué 24:23
Narrador e Povo: Josué 24:24
Narrador: Josué 24:25 e 26
Josué e Narrador: Josué 24:27
Narrador: Josué 24:28-31
Analisando
Quando Josué dirigiu-se ao povo pela última vez antes de morrer, ele os lembrou de todas as boas coisas que o Senhor fizera por eles. Vamos revisar algumas das coisas que Josué lembrou aos israelitas:
1. Como Deus esteve envolvido na vida de Abraão? E na fuga do Egito? E nas batalhas contra os povos que viviam do outro lado do Jordão? E na conquista da Terra Prometida?
(Josué 24:2-13.)
2. Baseado em tudo o que Deus fez, o que Josué pediu que o povo fizesse? (versos 14 e 15.)
3. Como poderia o povo demonstrar que estava falando sério ao declarar que iria servir a Deus? (versos 16-18.)
4. Que símbolos de compromisso Josué usou para lembrar ao povo de seu concerto com Deus? (versos 25 e 26.)
Josué relatou por escrito todas as situações em que Deus livrou Seu povo. Pense numa forma como Deus dirigiu e abençoou você no passado. Fale sobre isso agora, com uma ou duas pessoas.
Encerramento
Fazer uma oração de compromisso. Dizer cada frase e dar tempo para os alunos repetirem:
Querido Pai do Céu, Obrigado por Sua ajuda e orientação no passado. Quando lembramos como o Senhor nos dirigiu, nós O louvamos. Pedimos perdão pelos momentos em que os dons que o Senhor nos deu se tornaram mais importantes do que o Senhor, o doador dos dons. Pedimos que nos ajude a enxergar todas as coisas com a Sua sabedoria. Obrigado por Sua ajuda. Em nome de Jesus, amém.
Atividades Bíblicas
Alguns juvenis, talvez não estejam mais na idade de ficar colorindo. Mas aqui são apenas sugestões que poderão ser transformados em cartões, ou quebra-cabeça utilizado em alguma dinâmica ou em outra atividade. Use sua criatividade….
Dinâmica
Eles gostam mesmo é de uma alegre dinâmica. E essa dá pra adaptar a esta lição.
Objetivos:
Despertar para a importância do juvenil no grupo e na igreja.
Material:
Uma cartolina e lápis de cor.
Como Fazer:
1. O professor deve desenhar um retângulo de cor fraca na cartolina e incentivar cada integrante a ajudar na construção de uma igreja.
2. Cada um deve ser incentivado a refletir para que escolha as partes que o representam ou que deseja representar na igreja.
3. Depois de todos ilustrarem seu papel na igreja, cada um deve expor ao grupo a razão de seu desenho.
4. Ao final, o professor deve ressaltar que Deus concede a graça a cada um de nós e essa graça é o nosso próprio modo de ser que, iluminado pela sabedoria do amor, é colocado a disposição das necessidades dos outros. Isso promove o crescimento mútuo, pois engloba a contribuição de cada um.
5. É bem verdade que somos seres individuais, únicos, mas que somos iguais perante o amor de Cristo. A vida na comunidade cristã exige serviço de nossos irmãos através do amor.
6. Cada um, de sua forma, sendo porta, janela, telhado, parede (todos os elementos que apareceram durante a dinâmica) é importante para a formação do todo, da igreja.
7. Com nossa contribuição é possível construir um lugar de forte e mútuo crescimento espiritual, onde a gente se fortaleça para caminhar harmoniosamente dentro da comunidade cristã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário