Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sábado, 1 de maio de 2010

Chuva de Pão

Lição 6 Juvenis 8 de maio de 2010

ADORAÇÃO – Agradecemos a Deus por Seu amor

➥➥Verso Para Memorizar
“Ao entardecer, vocês saberão que foi o Senhor quem os tirou do Egito, e amanhã cedo verão a glória do Senhor, porque o Senhor ouviu a queixa de vocês contra Ele. Quem somos nós para que vocês reclamem a nós?’” Êxodo 16:6, 7.

➥➥Referências
Êxodo 16; Patriarcas e Profetas, p. 291-302.

➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que, ao obedecer a Deus, também O está adorando.
Sentir-se grato pelo amor de Deus, expresso em Suas leis.
Seguir as amorosas instruções de Deus para sua vida.

➥➥Mensagem Central
Adoramos a Deus ao seguirmos Suas instruções de amor para nossa vida.

Resumo da Lição
Quando os filhos de Israel saíram pelo deserto sabiam que qualquer coisa era melhor do que ser escravos no Egito. Eles colocaram a fé em Deus e em Seu servo Moisés.
Entretanto, não demorou muito para que eles começassem a resmungar contra Deus e Moisés. Em vez de destruí-los, Deus respondeu às suas reclamações com amor. Pouco a pouco, com paciência, Deus lhes ensinou que Seus caminhos são melhores.
Esta lição fala sobre adoração. Deus usa obstáculos para nos levar para mais perto dEle. Quando O buscamos pedindo ajuda, em vez de murmurar e reclamar, Ele pode fazer grandes coisas por nós. Uma forma de adorar a Deus e louvá-Lo por tudo que tem feito por nós é obedecer-Lhe e confiar em Suas instruções

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Escrever dois títulos no quadro: “O Que Deus Fez Pelos Israelitas” e “O que os Egípcios Fizeram Pelos Israelitas”. Listar as respostas dos alunos embaixo de cada título. Depois, escrever outros dois títulos: “Vida no Deserto” e “Vida no Egito”. Novamente debater com os alunos os prós e os contras da vida nos dois lugares.
Quem gostaria de estar no deserto com Deus? Quem preferiria ficar no Egito? Fazer uma contagem de votos. Os israelitas decidiram seguir a Deus indo para o deserto, mas em pouco tempo perderam de vista o porquê de estarem ali, e começaram a reclamar.

ADORAMOS A DEUS AO SEGUIRMOS SUAS INSTRUÇÕES DE AMOR PARA NOSSA VIDA.

Vivenciando a História
Pedir a alguns voluntários que leiam Êxodo 16 alternadamente. Dividir a classe em grupos de quatro ou cinco alunos. Escrever as situações abaixo em pequenos cartões, e dar um cartão para cada grupo. Os grupos deverão dramatizar, através de mímica, a situação que receberam. O restante da classe tentará adivinhar que parte da viagem dos israelitas o grupo está representando.
Situação 1: Mães e pais tentam confortar os filhos.
Situação 2: Israelitas famintos desejando ter algo para comer.
Situação 3: Israelitas cansados (pés cansados, costas doloridas,  etc.)
Situação 4: Israelitas que não gostam da comida que estão comendo.
Situação 5: Israelitas desobedecendo a Deus e pegando mais comida do que precisariam para um dia.

Analisando
Depois que cada grupo tiver feito sua mímica, pedir que os alunos examinem Êxodo 16 novamente.
Dar tempo para respostas. Os israelitas agradeceram a Deus por alguma coisa? O que eles poderiam ter agradecido?

Aplicação da Lição
Situação
Ler para os alunos a situação a seguir: Margarete foi à casa de algumas amigas. Ela prometeu voltar para casa antes da 9 horas da noite. Margarete sabe que seus pais não estão em casa, e só vão chegar bem mais tarde. Ela está se divertindo e quer ficar mais tempo com as amigas, que insistem com ela para que fique.
Afinal, ninguém vai saber.
Dar tempo para respostas. O que você faria? Por quê? De que forma obedecer aos pais é semelhante a obedecer a Deus? Há momentos em que você acha que não há problema em desobedecer aos pais ou professores? (A exceção é quando eles querem que você faça algo que está em conflito com as instruções de Deus.)
ADORAMOS A DEUS AO SEGUIRMOS SUAS INSTRUÇÕES DE AMOR PARA NOSSA VIDA.

Partilhando a Lição
As Soluções de Deus
Dividir o quadro em três colunas. Em cada coluna escrever os seguintes títulos: (1) Problema, (2) Solução de Deus, (3) Ação Humana Exigida.
Na primeira coluna fazer uma lista dos problemas que os israelitas enfrentaram; na segunda, o que Deus fez por eles; e na terceira, o que Deus lhes pediu que fizessem para a solução do problema. Por exemplo: (1) O povo estava faminto; (2) Deus lhes proveu alimento; (3) Deus pediu que não fossem preguiçosos, nem gulosos. Pediu-lhes que descansassem e pensassem nEle durante um dia e aceitassem Suas provisões para as necessidades deles.
Notem que Deus dá os recursos e o poder. Ele nos pede que aceitemos Sua provisão e obedeçamos às Suas instruções.
ADORAMOS A DEUS AO SEGUIRMOS SUAS INSTRUÇÕES DE AMOR PARA NOSSA VIDA.

Encerramento
Ler o Salmo 1:1-3 como bênção final.

Moldes (AML) 3T09 002

Nenhum comentário: