Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 6 de junho de 2010

Amor de Rei

Lição 11 dos Juvenis 12 de junho de 2010

COMUNIDADE – Compartilhamos o amor de Deus em nossos relacionamentos.
Verso Para Memorizar
“Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta.” Lucas 6:35.
Referências
Lucas 6:27-36; O Maior Discurso de Cristo, p. 73-75.
Objetivos
O aluno deverá:
Saber que Deus quer que amemos aos nossos inimigos.
Sentir gratidão pelo amoroso sacrifício que Jesus fez por todos nós.
Estar disposto a enfrentar os conflitos que surgirem em sua vida, tendo como apoio o amor de Deus.
Mensagem Central
Como filhos e filhas de Deus, devemos amar a todos, mesmo aos nossos inimigos.

Resumo da Lição
Após uma noite de oração, Jesus escolheu doze de Seus seguidores mais próximos para serem Seus discípulos. O povo estava reunido num campo para ser curado e para ouvi-Lo falar. Ele e os discípulos desceram para encontrá-los e Jesus curou algumas pessoas.
Em seguida, dirigiu-Se aos discípulos e fez uma lista dos princípios do reino dos Céus. Um desses princípios diz que os filhos de Deus devem amar aos inimigos. Esta lição fala sobre comunidade. Infelizmente, muitas vezes são pessoas de nossa convivência que se viram contra nós ou nos magoam de alguma forma. Entretanto, Deus dá poder aos Seus filhos para que compartilhem o amor que receberam dEle com aqueles que ainda não aceitaram esse amor. Para os mais jovens, os “inimigos” muitas vezes são os “valentões” que gostam de ameaçar os que são menores ou mais fracos que eles.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Quantos aqui já sentiram alguém sendo cruel, ou tentando tirar vantagem de vocês? (Dependendo da situação, alguns alunos podem querer responder em voz alta, enquanto outros talvez só queiram levantar a mão. Permitir os dois tipos de respostas.) Um inimigo pode ser o valentão da escola, ou alguém que não tem nada contra vocês pessoalmente, mas que detesta seu país, ou sua etnia, ou uma ideia que sua família defende. Em qualquer desses casos, Jesus nos deu orientações sobre como tratar nossos inimigos se nos consideramos filhos e filhas de Deus.

Vivenciando a História
Com antecedência, combinar com um adulto para que estude o sermão encontrado em Lucas 6:27-36 e relate à classe, como se estivesse contando a alguns amigos. Ele também pode comentar um pouco sobre o que sentiu ao ouvir esses ensinamentos.

Aplicação da Lição
Tentando do Jeito Bíblico
Dividir a classe em dois grupos equilibrados e fazer um tipo de cabo-de-guerra, cujo prêmio seja algo simples, como uma bala para cada aluno do grupo vencedor. Deixar que os grupos tentem,
por pouco tempo, puxar a outra equipe para o seu lado, usando a força. Após três tentativas, pedir tempo e dizer: Pensem em formas bíblicas de lidar com pessoas que gostam de humilhar os outros. Vamos tentar essa atividade outra vez, só que desta vez vocês devem reagir de forma que honre a Deus.
Ver como os alunos reagem. Podem deixar a outra equipe ganhar, negociar uma saída sem usar a força, ou simplesmente concordar em dividir o prêmio. Providenciar para que todos recebam o prêmio no final quando agirem de forma certa.

Partilhando a Lição
Praticando o Amor
Fazer planos com os alunos para um evento social patrocinado por sua classe de Escola Sabatina.
Envolver todos os alunos, especialmente aquele com quem tem sido mais difícil trabalhar.
Distribuir as tarefas de maneira que todos participem: confecção dos convites, equipe responsável pela alimentação, pelas brincadeiras, arrumação e limpeza.
Alternativa: Debater as seguintes situações com os alunos. Quais são as melhores maneiras de demonstrar o amor cristão?
1. Ajudar alguém de quem você não gosta a fazer o dever de casa.
2. Recusar-se a devolver os R$ 4,00 que você pegou emprestado com um amigo.
3. Brigar pelo melhor lugar na classe.
4. Doar parte de seu lanche ao garoto que costuma zombar de você.
5. Convidar um colega que tem aparência de sujo para passar um fim de semana em sua casa.
6. Tentar tratar bem o cachorro do vizinho que comeu seu sapato na semana passada.
Quando for orar hoje à noite, ore por alguém com quem você tem dificuldade de se dar bem.
COMO FILHOS E FILHAS DE DEUS, DEVEMOS AMAR A TODOS, MESMO AOS NOSSOS INIMIGOS.

Encerramento
Pedir a Deus que dê aos alunos uma visão mais clara de Seu amor por eles, para que possam refletir esse amor para outros, mesmo àqueles que os tratam mal.

Um comentário:

Unknown disse...

Como é bom e agradável vivermos como irmãos,bom essa lição serve principalmente para juvenis e adolescentes pois estão na fase dizemos com muitos INIMIGOS na escola,eu particulamente gostei muito... muito e muito.Como eu aprendi nessa lição...amigos e amigas:"CRISTO PRECISA DE VOCÊS AGORA E SEMPRE"!