Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 13 de junho de 2010

Adoração Infantil

Pipoca

Verso para Memorizar: “Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir.” 1 Timóteo 6:18

Materiais
Bíblia, grãos de milho para pipoca, jarra de vidro transparente,
recipientes, pipoca já estourada.

Lição Objetiva
Nossos dons para Deus podem ser utilizados de diferentes formas. Deus usa nossos dons, ainda que pequenos, e pode utilizá-los para Sua obra de forma grandiosa. Vejamos algo que começa pequeno e depois se torna grande.
Mostre o recipiente com o milho de pipoca sem estourar. Diga: Vocês sabem o que é isto? Muito bem, é milho de pipoca. Se eu esquentar esse milho eles irão estourar e se transformarão em pipoca; mas são pipocas agora? Não, é isso mesmo, ainda não. Mostre o recipiente com a pipoca estourada.
Nota: a quantidade de milho sem estourar que você mostrar deve equivaler, aproximadamente, à quantidade de pipoca estourada. Diga: Tenho aqui a pipoca já pronta. A quantidade do milho por estourar, que lhes mostrei agora corresponde às pipocas estouradas que tenho aqui. Não é maravilho ver como de pequenas sementes podem surgir pipocas tão grandes? Mostre ambos os recipientes para que as crianças os comparem. Além do mais, observem como elas são todas diferentes umas das outras. Assim é conosco; algumas vezes parece que não temos dons, ou que esses são tão pequenos que não fariam qualquer diferença ou que serviriam para algo. Mas embora nossos dons sejam pequenos, como este milho de pipoca (Mostre o recipiente com o milho), poderão ser utilizados de forma maravilhosa. (Mostre o recipiente com a pipoca pronta). Escutem o que diz 1 Timóteo 6:18 a respeito de algumas coisas que podem oferecer a Deus como dons. Leia o verso em voz alta. O que este verso diz podemos fazer pelos outros? Muito bem, podemos fazer o bem, sermos ricos em boas obras. De que forma nossas boas ações são um dom de Deus? (Permita respostas.) Nossas boas ações mostram o amor de Deus e ajudam para que os demais aprendam a respeito dEle. Hoje iremos ouvir a história de Christian e de como descobriu seu dom.
image

História
Muitas crianças e juvenis deixam de fazer coisas importantes para Deus porque pensam que não são capazes ou acreditam que não têm suficientes dons. A história de hoje aconteceu na cidade de São José dos Campos e o personagem principal é um menino chamado Christian, que também pensava que não tinha nenhum talento para oferecer a Jesus, embora cantasse no coral da escola e fizesse parte de um grupo musical. Seu desejo era descobrir um talento que pudesse usar em sua igreja, Dom Pedro II.
Certo dia, o diretor dos departamentos infantis lançou o projeto: “A Voz Juvenil”, um programa onde as crianças e adolescentes falam de Deus com mensagens especiais para a congregação.
Vários juvenis foram convidados para esta tarefa; cada um deles recebeu um sermão diferente e foi marcado um dia para cada apresentação.
Um dos pregadores escolhidos, vocês já sabem quem foi? Isso mesmo, foi Christian. Ele ficou muito preocupado. “Eu não tenho dom para isto”, pensava. “Eu não sei falar em público”, disse.
Com a ajuda de sua mãe, que era experiente em pregações na igreja, começou a se preparar para o grande dia. O tempo foi passando e chegou o seu dia de falar.
Para a alegria de todos, a pregação de Christian foi muito abençoada. O sermão falava da história de Isaque que era mais forte e ligeiro que seu pai, porém o respeitou e se colocou nas mãos dele. Nem parecia que o tímido Christian estava nervoso.
Depois daquele dia, sabem o que aconteceu? Ele descobriu que tinha o dom da pregação, para falar do amor de Deus às pessoas.
Hoje Christian gosta tanto de pregar, que normalmente é colocado no calendário de pregadores da sua igreja. Este adolescente descobriu seu dom e principalmente como usá-lo para a causa de Deus.
Nossos dons, embora pequenos, ou até mesmo que parecem não existir (mostre um milho), podem se tornar maiores e serem usados para o Senhor (mostre a pipoca estourada).

Nenhum comentário: