Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 20 de junho de 2010

Luz do Mundo

Lição 13 dos Adolescentes 26 de junho de 2010

Texto Bíblico: Mateus 16:18;
Apocalipse 7:9-17; Efésios 2:19-22
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 58.
Verso Bíblico: Efésios 2:19-22.

I. SINOPSE
O último capítulo do livro Atos dos Apóstolos faz um chamado inspirador para darmos continuidade ao legado dos heróis espirituais.
Ellen White escreveu: “O inimigo da justiça nada deixou por fazer em seu esforço para deter a obra confiada aos edificadores do Senhor. Mas Deus ‘não Se deixou a Si mesmo sem testemunho’. Atos 14:17. Levantaram-se obreiros que com aptidão defenderam a fé uma vez entregue aos santos. A história dá testemunho da fortaleza e heroísmo desses homens. Como os apóstolos, muitos deles tombaram em seus postos, mas a construção do templo avançou firmemente. Os obreiros foram mortos, mas a obra prosseguiu. Os valdenses, João Wycliffe, Huss e Jerônimo, Martinho Lutero e Zwínglio, Cranmer, Latimer e Knox, os huguenotes, João e Carlos Wesley, e uma hoste de outros, contribuíram para o fundamento com material que permanecerá por toda a eternidade.” – Atos dos Apóstolos, p. 598. A lição desta semana oferece a oportunidade ideal de convidar os alunos a entregarem a vida a uma causa que perdurará por toda a eternidade. Aproveite essa chance para motivar os adolescentes a se submeterem a Deus e usarem os dons espirituais que receberam para proclamar as boas-novas do reino de Deus.
A despeito do temperamento pessoal, todos os alunos de sua classe são chamados a ser testemunhas. Deus deseja que todos nós sejamos ativos no evangelismo – não importa nossos traços de personalidade. O objetivo principal desta lição é ajudar a eliminar os estereótipos que talvez os alunos tenham em relação aos evangelistas e motivá-los a se tornarem embaixadores de Cristo.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Em nosso mundo de pecado marcado pela cicatriz do terrorismo, estupro, câncer, divórcio, alcoolismo, abuso infantil e todos as formas de expressão de ódio, Deus nos chama para sermos luzes. O que podemos fazer? Considere a resposta de Fulghum: “Tudo o que sabe fazer.” Talvez possa tocar um instrumento num asilo. Ou servir sopa num abrigo para mendigos. Ou quem sabe ajudar alguém a organizar e limpar a casa. Não importa o chamado de Deus para a sua vida, use seus dons para anunciar o reino de Deus. Foi isso que Vedran Smailovic fez. Dois anos mais tarde, o lendário violoncelista Yo- Yo Ma executou no Royal Conservatory Concert Hall em Manchester, Inglaterra, a composição de David Wide, “O Violoncelista de Saraievo”. Smailovic estava lá para ouvir.

Aplicando a História
(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles. Mateus 16:18
• Como você interpreta o poder dado a Pedro por Jesus?
• Ao olhar para a igreja hoje, você acredita que a profecia de Jesus, que diz que “as portas do Hades [inferno] não poderão vencê-la”, está se cumprindo? Justifique.
• A rocha sobre a qual a igreja de Jesus foi edificada tem sido identificada como: (1) Jesus Cristo e Seu sacrifício expiatório no Calvário; (2) Pedro (o primeiro líder da igreja em Jerusalém); (3) a confissão de fé que Pedro fez e que todos os fiéis devem fazer também. Leia 1 Pedro 2:4-6 e Efésios 2:19-21. Explique qual possível interpretação lhe soa mais plausível. Efésios 2:19-22
• Com base exclusivamente nesse texto, como você definiria a igreja?
• De que maneira esse texto apresenta a compreensão de um seguidor de Cristo a respeito do evangelismo?
• Que função cada um dos filhos de Deus desempenha no processo de ser “edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por Seu Espírito”? Apocalipse 7:9-17
• O que essa passagem bíblica diz a respeito do reino de Deus? Em sua opinião, por que Ellen White escolheu esse texto para concluir o livro Atos dos Apóstolos?
• Muitos acreditam que “a grande tribulação” significa o sofrimento dos crentes ao longo da história. Outra interpretação a define como um período específico de tribulação intensa que ocorrerá no futuro. Qual interpretação você crê ser a correta? Ou será que as duas contêm uma parte da verdade? Explique.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Por que será que 93% dos norte-americanos declaram crer em Deus, mas apenas 40% frequentam a igreja? Muitas pessoas amam a Deus, mas não suportam a igreja! Compare a igreja moderna com a igreja cristã primitiva. Rodney Stark, em seu livro, The Rise of Christianity: How the Obscure Marginal Jesus Movement Became Dominant Religion in the Western World in a Few Centuries (A Ascensão do Cristianismo: Como o Movimento Obscuro e Marginalizado de Jesus Tornou-se a Religião Dominante no Mundo Ocidental em Poucos Séculos), apontou que, de acordo com as melhores estimativas históricas, no ano 40 d.C., apenas 1/1000 de 1% da população do Império Romano eram seguidores de Jesus. Em 350 d.C., surpreendentemente 56% da população do Império Romano se declaravam cristãos. Um índice de crescimento de 40% por década! Devido ao crescimento exponencial explosivo da igreja cristã, não é de admirar que em Atos 2:47 lemos que a igreja cristã tinha “a simpatia do povo”. O que será que os não cristãos viam na igreja que atraía sua simpatia? Esse crescimento faz sentido quando analisamos a cultura do mundo antigo e a contracultura da igreja. A igreja era totalmente diferente de tudo o que o povo já tinha visto e, como resultado, o povo não perdeu tempo em fazer parte dessa nova instituição radical.
1. A cultura hierárquica A cultura romana era altamente hierárquica no mundo antigo. As pessoas eram rigidamente divididas em classes sociais. O Senado Romano estava no topo, em seguida vinha a classe equestre, depois várias outras classes até finalizar com os escravos. Tudo na cultura romana enfatizava esse sistema e era praticamente impossível mudar de classe social. Nesse contexto, surgiu uma nova comunidade em que as pessoas seguiam os ensinamentos do Rabi Jesus, que destruiu a divisão social. Ele ensinou que “nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos” (Marcos 10:45). O mundo nunca tinha ouvido nada igual.
2. A cultura de discriminação de gênero No mundo antigo, havia também grande discriminação contra o sexo feminino. John Ortberg ressaltou que “o costume de abandonar [bebês do sexo feminino] até que morressem em algum lugar ao relento era legal, moralmente aceito e amplamente praticado por todas as classes sociais no mundo greco-romano”. Mas Jesus incluiu as mulheres em Seu círculo de amizade. Seus seguidores acreditavam que: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus” (Gálatas 3:28).
3. A cultura de marginalizar o pobre e o doente O mundo antigo era um lugar muito cruel para o doente – mas não na igreja. Normalmente, as pessoas doentes eram abandonadas para morrer. Porém, Jesus e Seus seguidores estendiam os braços aos rejeitados – até mesmos aos leprosos (ver Mateus 8:2-3). Nunca havia existido uma comunidade como aquela. Não é de surpreender que os escravos, as mulheres, os doentes, os pobres e os rejeitados se unissem a essa nova comunidade chamada de igreja. Se a igreja fizesse o mesmo hoje como fez no primeiro século, será que vivenciaria o mesmo crescimento? Justifique.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre apresentando João Ricardo para os alunos. Conheçam o João Ricardo. Ele mora do outro lado da rua. Frequenta a escola local e joga no time de futebol da cidade. Ele fuma. Namora uma garota que tem uma tatuagem no tornozelo. João gosta de comer sanduíche, ouvir música secular e assistir a corridas de carro. Os pais de João se divorciaram quando ele tinha seis anos. Hoje ele mora com a mãe e o padrasto.
O padrasto de João frequenta a igreja católica local, mas João nunca vai à igreja, exceto na Páscoa e no Natal. Ele acredita em Deus, mas acha que a igreja é chata e irrelevante para sua vida. Essa é a razão de João trabalhar voluntariamente no abrigo para mendigos da cidade. Em sua opinião, a melhor religião é aquela que atende as necessidades do próximo, não aquela em que as pessoas se reúnem num prédio de aparência engraçada e ficam ali de braços cruzados.

Resumo
Depois de descrever João Ricardo, discuta as perguntas abaixo:
1. João Ricardo lembra alguém que você conhece?
2. É importante ter amizade com não adventistas como João? Tais amizades fortalecem ou ameaçam sua fé?
3. A opinião de João sobre Deus e a igreja é válida? Por quê?
4. O que atrairia a atenção de João para a igreja?
5. Será que teríamos que mudar a programação atual da igreja para atrair o interesse de João? De que maneira?
6. Se João participasse de nossa Escola Sabatina, do que mais gostaria? Do que menos gostaria?
7. Será que Jesus gostaria que alcançássemos João? Como?
Após a discussão das perguntas acima (e outras que você queira acrescentar), desenvolva um plano para alcançar João Ricardo. Quem sabe criar um Dia do Amigo em que possam convidar amigos não adventistas para vir à Escola Sabatina.
Talvez um programa especialmente elaborado para falar “a língua” de João. Por exemplo, vocês poderiam convidar um profissional para falar, ou preparar uma festa de Natal ou uma atividade social.
Não importa a programação que escolham, não deixem João de fora.
João é muito importante para Deus. Essa é a razão de a Bíblia instar com todos os cristãos a se revestirem de compaixão, bondade, humildade, nobreza e paciência (ver Colossenses 3:12) – para relacionar-se com João.
Para que João se relacione com Jesus.


Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Aplicando à Vida Real
O bom professor sempre ajuda os alunos a aplicar os conceitos aprendidos em classe à sua vida real. Certifique-se de tornar prático tudo o que ensinar ajudando os alunos a entender claramente como podem apropriar-se das ideias extraídas da lição e colocá-las em prática. Por exemplo, para a lição desta semana, pense em maneiras específicas pelas quais os alunos podem ser luzes no mundo. Sua lista talvez se pareça com a disponível abaixo:
1. Digite uma oração para um amigo e envie por e-mail.
2. Escreva uma promessa bíblica e cole no armário de um amigo.
3. Ligue para um amigo que está passando por dificuldades e deixe-o desabafar.
4. Asse alguns biscoitos e presenteie os vizinhos.
5. Organize um grupo musical e visite um hospital ou asilo.
6. Organize um grupo para coletar o lixo dos bairros pobres.
7. Arrecade alimentos para a Adra.
8. Prontifique-se a dar estudos bíblicos para os juvenis da classe batismal de sua igreja.
9. Organize um “lava-rápido” para arrecadar dinheiro e aplicar num projeto de caridade de sua preferência.
10. Caminhe pela cidade orando pelos lares e pelos comércios por onde você passar.

Nenhum comentário: