Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 20 de junho de 2010

“A Mim o Fizeram”

Lição 13 Primários 26 de junho de 2010

VERSO PARA DECORAR
“O que vocês fizeram a algum dos Meus menores irmãos, a Mim o
fizeram.” Mateus 25:40, NVI.

Resumo da Lição
Quando Jesus vier em toda a Sua glória, Ele dividirá as pessoas em duas categorias, que Ele Se refere como “ovelhas” e “bodes”. Ele dirá às “ovelhas” para entrarem no Céu com Ele e se alegrarem com o que Ele preparou para elas desde a Criação. Ele lhes diz por que estão indo com Ele – porque elas cuidaram dos necessitados e sofredores, demonstrando Seu amor enquanto estavam aqui. Aqueles que cuidaram apenas de si mesmos serão lançados nas trevas.
Esta lição fala sobre comunidade. Aqueles que Jesus separar para fazer parte da família celeste terão demonstrado Seu amor cuidando dos necessitados e sofredores de Sua família na Terra.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Vou mostrar-lhes algumas gravuras de pessoas ajudando Jesus. Mostrar uma gravura de cada vez e fazer um breve comentário, tal como: “Esta é uma ilustração de uma mulher dando alimento para Jesus”. Estas pessoas estão de fato ajudando Jesus? Você vê Jesus na gravura? (Não.) A quem elas estão ajudando? (A outras pessoas.) Hoje vamos aprender acerca de como ajudamos Jesus quando cuidamos das necessidades das pessoas. Vamos nos sentar em círculo enquanto ouvimos a história. Às crianças será dada a oportunidade de participarem na história conforme citado abaixo.
Se as crianças fizeram a Atividade Preparatória B, pedir que peguem seus palitos com a ovelha e o bode, e levantem-nos no devido momento da história.
Jesus Se assentou na macia grama verde na encosta da montanha. A brisa soprava Seus cabelos, e Ele sorria ao observar uma borboleta dançar pelo ar. Ela se aproximou de Seus joelhos, e então voou para longe.
Os discípulos se ajeitaram na grama, procurando uma posição mais confortável. Fora um dia maravilhoso. Jesus lhes ensinara muitas coisas, e eles nunca se sentiam cansados de ouvi-Lo. Sentados silenciosamente, eles contemplavam a Jesus. Sabiam que Ele tinha mais histórias para contar, e aguardavam.
Jesus respirou profundamente. Ele tinha algo muito importante para dizer. Desejava dizê-lo da maneira mais compreensível para que os discípulos não se esquecessem.
– Quando o Filho do homem vier como Rei, com todos os anjos – começou Jesus – Ele Se assentará em Seu trono real. Todas as pessoas do mundo estarão diante dEle. Então, Ele as dividirá em dois grupos, justamente como um pastor separa os bodes das ovelhas.
Os discípulos menearam a cabeça, concordando. Eles sabiam muito bem como os pastores separavam seus animais. Tinham visto isso muitas vezes.
– O Rei porá as pessoas justas de Seu lado direito – continuou Jesus. – As pessoas justas são Suas ovelhas. [Dividir o grupo no meio e pedir que metade fique do lado direito e metade do lado esquerdo.] Ele porá as pessoas injustas, os bodes, de Seu lado esquerdo. E então o Rei Se voltará e sorrirá para todos os que estiverem do Seu lado direito. [Sorrir para as crianças do lado direito.] Ele lhes dirá: “Quando Eu tive fome, vocês Me alimentaram. Quando estava com sede, vocês Me deram água fresquinha. Vocês Me convidaram a seus lares quando Eu era estrangeiro.
Deram-Me roupas quando Eu necessitava delas. Quando estive doente, vocês cuidaram de Mim. Vocês Me visitaram na prisão. Agora Eu desejo lhes agradecer e dar-lhes o reino que foi preparado para vocês desde a fundação do mundo.”
Jesus parou de falar por um instante. As pessoas se inclinaram para a frente. Todas elas estavam atentas. Então, Ele continuou: [Pedir que as crianças do lado direito pareçam confusas e balancem os ombros.]
– As pessoas justas olharam surpresas para o Rei e perguntaram: “Quando Te vimos com fome e com sede? Quando Te convidamos a nosso lar? Quando Te demos roupa ou Te visitamos na prisão?”
– E – disse Jesus – o Rei responderá: “Quando vocês fizeram isso à pessoa mais humilde, foi a Mim que o fizeram! Quando vocês foram bondosos a Meus irmãos e Minhas irmãs, foram bondosos comigo.”
Jesus continuou:
– Então o rei olhará com tristeza para as pessoas à Sua esquerda e dirá: [Olhar com tristeza para as crianças do lado esquerdo.] “Vocês não Me deram de comer quando Eu tive fome. Quando tive sede não Me deram de beber. Não Me convidaram a seu lar, nem Me visitaram quando estive doente e na prisão.”
[Pedir que as crianças do lado esquerdo pareçam zangadas e confusas.] E as pessoas do lado esquerdo do Rei, dirão: “Quando Te vimos com fome, ou com sede, ou doente ou na prisão, e não Te ajudamos?” [Pedir que as crianças da esquerda repitam essas palavras.]
O rei responderá então: “Quando recusaram ajudar Meus irmãos e irmãs, vocês recusaram Me ajudar.”
Jesus parou de falar. Ele queria muito que Seus discípulos compreendessem o que Ele estava dizendo. Queria que eles aprendessem a amar uns aos outros como Ele amava cada um deles. E Ele quer que aprendamos isso também.

Encerramento
Encerrar com uma oração, pedindo que Deus dê às crianças um coração amorável para cuidar das necessidades das outras pessoas como se estivessem cuidando das necessidades de Jesus.

Nenhum comentário: