Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 20 de junho de 2010

O Melhor Amigo de Jesus

Lição 13 dos Juvenis 26 de junho de 2010

GRAÇA EM AÇÃO – A oração nos liga a Deus.
➥➥Verso Para Memorizar
“Eu os fiz conhecer o Teu nome [...] a fim de que o amor que tens por Mim esteja neles, e Eu neles esteja.” João 17:26.
➥➥Referências
João 17; Caminho a Cristo, p. 93-104.
➥➥Objetivos
O aluno deverá:
Saber que pode estar ligado a Jesus e ao Pai através da oração.
Sentir o desejo de manter contato com Jesus.
Usar o dom da oração como forma de alcançar unidade com Deus.
➥➥Mensagem Central
Nossa amizade com Jesus torna-se mais forte através da oração.

Resumo da Lição
João foi o amigo mais íntimo de Jesus. Jesus compartilhou Suas verdades mais profundas com João. A despeito dos defeitos de caráter de João, ele continuamente abria o coração ao seu Mestre, como a um amigo. Ele ficou perto de Jesus durante Seu julgamento e crucifixão, e prometeu cuidar de Sua mãe. João é o único escritor dos Evangelhos que relata a última oração de Jesus, pedindo que os cristãos estivessem unidos entre si e também com Deus. Podemos ter a mesma experiência que João teve com Jesus através da oração e do trabalho do Espírito Santo.
Esta lição fala sobre a graça em ação. Graça é o dom de amor e poder dado por Deus a pessoas que não a merecem. João respondeu a essa graça, mantendo contato íntimo com Jesus e abrindo o coração completamente ao amor de Jesus e à Sua influência transformadora. Nós também podemos manter conexão vital com o amor de Deus e Sua influência transformadora através da oração e do trabalho do Espírito Santo.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Dividir os alunos em duplas. Vendar os olhos de um dos alunos de cada dupla. Dar objetos macios para o outro membro da dupla (podem ser meias enroladas em formato esférico.) Pedir que o aluno que está de olhos vendados fique contra a parede, e tente pegar e identificar os objetos que o parceiro irá jogar para ele.

Analisando
De que forma essa atividade se relaciona com o que acontece em nossa vida? (Não sabemos o que a vida vai nos trazer. Não enxergamos o futuro.) Ler Jeremias 29:11-13.
Que promessa Deus fez? (Deus sabe o que vai acontecer conosco.) Deus sabe o que vai acontecer; a oração nos ajuda a conhecer os planos de Deus e também Suas soluções para nossa vida. Ajuda-nos a conhecê-Lo e a confiar nEle. Quando Jesus esteve com Seus
discípulos pela última vez, orou para que pudessem experimentar a maravilhosa intimidade que Ele tinha com Deus.

Vivenciando a História
Dividir a classe em três grupos com um moderador adulto em cada grupo. Pedir que cada grupo leia uma parte da oração de Jesus: João 17:1-5; João 17:6-19; João 17:20-24 e debata sobre o que a parte da oração que leram diz a respeito da amizade que Jesus deseja ter com eles. Pedir que cada grupo conte os resultados do debate aos demais colegas da classe.

Analisando
Dar tempo para respostas. Como vocês se sentem sabendo que Jesus os incluiu em Sua última oração? O que vocês aprenderam sobre seu relacionamento com Deus? Lembre-se:
NOSSA AMIZADE COM JESUS TORNA-SE MAIS FORTE ATRAVÉS DA ORAÇÃO.

Encerramento
Encerrar com uma oração simples e informal, reafirmando a amizade dos alunos com Deus.

Pesquisa Sobre a Oração
1. Eu oro:
sempre às vezes raramente
2. Sinto que minhas orações são respondidas:
sempre às vezes raramente
3. Quando estou em dificuldades, eu oro:
sempre às vezes raramente
4. Quando oro, louvo a Deus:
sempre às vezes raramente
5. Eu oro em público:
sempre às vezes raramente
6. Ao orar, eu sei ouvir:
sempre às vezes raramente
7. Quando estou orando, sei que estou falando com um amigo:
sempre às vezes raramente
8. Acredito que a oração realmente faz a diferença:
sempre às vezes raramente
9. Eu uso os momentos de oração para agradecer a Deus pelo que tenho:
sempre às vezes raramente
10. Quando oro, conto a Deus coisas emocionantes que acontecem em minha vida:
sempre às vezes raramente
11. Quando oro, confesso meus pecados:
sempre às vezes raramente
12. Depois de orar, me sinto melhor:
sempre às vezes raramente

2. Minha definição de oração: --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: