Lição 12 dos Adolescentes 19 de junho de 2010
Texto Bíblico: Apocalipse.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 57.
Verso Bíblico: Apocalipse 1:3.
I. SINOPSE
A passagem bíblica escolhida para esta semana é o livro de Apocalipse. Assim, é impossível tentar cobrir todos os versos e temas apresentados nesse livro. Você precisará selecionar os versos e os temas que estudará com a classe. Algumas sugestões são: O dom de profecia, a igreja e o remanescente e sua missão.
Lembre-se sempre: Qualquer que seja o tema escolhido para estudo, o foco deve estar em Cristo. Afinal, o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo concedida a João na solitária ilha de Patmos. As atividades propostas na lição tenderam a abordar o tema do remanescente e sua missão. Se escolher esse assunto, certifica que-se de enfatizar que Deus sempre teve um povo remanescente em todos os períodos da história. Noé e sua família, por exemplo, sobreviveram ao dilúvio e salvaram a raça humana da extinção. Após o cativeiro babilônico, os judeus remanescentes regressaram a Jerusalém e restauraram a etnia judaica.
Assim como os remanescentes de hoje, os remanescentes do Antigo Testamento foram fiéis seguidores de Deus. Foram pessoas que se recusaram a adotar o pensamento e os costumes da maioria. Apesar de a maioria dos israelitas se conformar com o mundo, sempre houve um povo remanescente fiel que continuou seguindo a Deus. Eles se tornaram herdeiros dos direitos e privilégios prometidos a Abraão. Na ocasião em que os israelitas rejeitaram a Cristo como o Messias, Deus os rejeitou como a nação remanescente e transferiu as promessas e os privilégios concedidos a eles à igreja cristã.
A lição desta semana oferece a oportunidade de convidar os alunos a fazerem parte do povo remanescente de Deus dos últimos dias da história da Terra. Segundo o livro de Apocalipse, os fiéis discípulos de Jesus do fim dos tempos terão duas características especiais: (1) Eles guardarão os mandamentos de Deus e (2) terão o testemunho de Jesus (ver Apocalipse 12:17; 19:10; 14; 18:1-4; etc.).
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Você já notou como as pessoas geralmente tentam esquivar-se de suas responsabilidades? Isso não acontece apenas no local de trabalho, mas na igreja também. A verdade é que todos nós que fazemos parte da família de Deus temos uma responsabilidade. No momento em que todos os membros da igreja atenderem o chamado de Deus para entrar em ação, a profecia de Ellen White para os últimos dias se cumprirá: “Tenho sido profundamente impressionada por cenas recentemente passadas diante de mim durante a noite. Parecia estar ocorrendo em muitos lugares um grande movimento – uma obra de reavivamento. Nosso povo cerrou fileiras correspondendo ao chamado de Deus. Meus irmãos, o Senhor está a falar-nos. Não Lhe atenderemos à voz? Não espevitaremos nossas lâmpadas, e agiremos como homens que aguardam a vinda de seu Senhor? O tempo é daqueles que requerem portadores de luz, pedem ação.” – Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 402.
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O remanescente é um tema que aparece na Bíblia desde o Gênesis até o Apocalipse. No Antigo Testamento, seis radicais hebraicos diferentes formam várias palavras que são utilizadas inúmeras vezes em todos os tipos de contextos. A palavra remanescente aparece na Bíblia pela primeira vez na história de Noé. Gênesis 7:23 diz: “Todos os seres vivos foram exterminados da face da Terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da face da Terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.” A frase “só restaram” origina-se da
raiz hebraica sha’ar que significa “permanecer” ou “ser deixado”. Esse é o radical usado com maior frequência para referir-se ao remanescente. Após o dilúvio, Noé e sua família foram os únicos que permaneceram, ou seja, os remanescentes. Observe que a escolha está associada ao remanescente. Fazer parte do povo remanescente não é algo que acontece por herança ou através do casamento. Noé e sua família tiveram que escolher entrar na arca. Depois do dilúvio, a maioria dos descendentes de Noé escolheu não fazer parte do povo remanescente. Eles rejeitaram a aliança de Deus e começaram a construção da torre de Babel. Não acreditaram na promessa de Deus (simbolizada pelo arco-íris) de que a Terra nunca mais seria destruída com água. Com Abraão formou-se um novo remanescente. Abraão manteve um relacionamento fiel com o Senhor em um mundo totalmente contrário à vontade do Pai. Deus restabeleceu uma família remanescente que preservou o culto a Jeová e permaneceu fiel às exigências da aliança. A partir de então, o conceito de remanescentes reaparece na história de Isaque, Jacó, José e dos filhos de Israel. Em todo o Antigo Testamento, Deus promete preservar um povo remanescente. Um dos muitos exemplos encontra-se em Isaías 11:11, que diz: “Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do Seu povo.”
O Senhor cumpriu Suas promessas. Trouxe de volta Seu povo remanescente a Jerusalém para reconstruir o templo e reerguer a nação. Porém, essa nação ficou tão obcecada pela lei que a lei se tornou sua religião. Apesar de Israel possuir os mandamentos, rejeitou o Autor dos mandamentos. A nação se preocupou tanto em preservar a verdade que acabou crucificando Aquele que declarou: “Eu sou a […] Verdade.” Como resultado, a igreja passou a ser o novo Israel, ou seja, o novo remanescente.
Como poderia ser diferente, o conceito de remanescente permanece na igreja do Novo Testamento. O apóstolo Paulo descreveu a igreja cristã primitiva como o remanescente: “Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça” (Romanos 11:5, 6). A graça estabeleceu os limites do remanescente na igreja cristã primitiva. Por causa do sacrifício de Cristo na cruz, todas as pessoas – inclusive os gentios – receberam a oportunidade de fazer parte do povo remanescente.
Todas as pessoas são chamadas a formar uma aliança com Cristo. Somente pela graça podemos fazer parte do povo remanescente
de Deus.
III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com a atividade “verdadeiro ou falso” e em seguida convide os alunos a tomarem a decisão de fazer parte do povo remanescente de Deus.
• Deus sempre teve um povo remanescente fiel. (Verdadeiro)
• O povo remanescente será formado por pessoas que sempre tiveram uma vida perfeita. (Falso).
• Nos últimos dias, o povo remanescente de Deus será caracterizado por obedecer aos mandamentos de Deus e terem o testemunho de Jesus. (Verdadeiro)
• Deus nos convida a fazermos parte de Seu povo remanescente hoje. (Verdadeiro)
• O povo remanescente de Deus é salvo apenas pela graça. (Verdadeiro).
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Josiane se comprometeu em participar ativamente do grupo de jovens de sua igreja. Às vezes, as atividades do grupo interferem em sua vida social – como hoje à noite. O grupo de jovens se reunirá, mas Josiane quer ver o namorado jogar futebol. O namorado fica muito chateado quando Josiane não assiste às partidas.
O que você faria no lugar de Josiane? O que você deveria fazer no lugar de Josiane? Quais compromissos são mais importantes? Que tipos de conflitos provavelmente enfrentaremos nos últimos dias? Como podemos permanecer fiéis a Deus? Você concorda que a marca de identificação da igreja remanescente é honrar seu compromisso com Deus? Por quê? Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura correspondente a esta lição é Atos dos Apóstolos, capítulo 57.
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Autoanálise
Antes de começar a ensinar, é importante que o professor analise seus motivos e convicções a respeito do assunto que apresentará à classe. Os alunos detectam contradições intuitivamente.
Assim, antes de apresentar a lição, reflita com oração nas perguntas a seguir: • Meu objetivo é partilhar a singularidade do chamado divino do remanescente sem ser pretensioso?
• Enfatizarei a fidelidade de Deus e Sua graça como foram manifestadas ao Seu povo remanescente ao longo da história?
• Os alunos identificam em mim as características de lealdade a Deus que marcam a vida do remanescente?
• Estou ciente dos medos e das preocupações que alguns alunos talvez sintam em relação a esse assunto?
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