Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 13 de junho de 2010

Marcas de Identificação

Lição 12 dos Adolescentes 19 de junho de 2010

Texto Bíblico: Apocalipse.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulo 57.
Verso Bíblico: Apocalipse 1:3.

I. SINOPSE
A passagem bíblica escolhida para esta semana é o livro de Apocalipse. Assim, é impossível tentar cobrir todos os versos e temas apresentados nesse livro. Você precisará selecionar os versos e os temas que estudará com a classe. Algumas sugestões são: O dom de profecia, a igreja e o remanescente e sua missão.
Lembre-se sempre: Qualquer que seja o tema escolhido para estudo, o foco deve estar em Cristo. Afinal, o livro de Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo concedida a João na solitária ilha de Patmos. As atividades propostas na lição tenderam a abordar o tema do remanescente e sua missão. Se escolher esse assunto, certifica que-se de enfatizar que Deus sempre teve um povo remanescente em todos os períodos da história. Noé e sua família, por exemplo, sobreviveram ao dilúvio e salvaram a raça humana da extinção. Após o cativeiro babilônico, os judeus remanescentes regressaram a Jerusalém e restauraram a etnia judaica.
Assim como os remanescentes de hoje, os remanescentes do Antigo Testamento foram fiéis seguidores de Deus. Foram pessoas que se recusaram a adotar o pensamento e os costumes da maioria. Apesar de a maioria dos israelitas se conformar com o mundo, sempre houve um povo remanescente fiel que continuou seguindo a Deus. Eles se tornaram herdeiros dos direitos e privilégios prometidos a Abraão. Na ocasião em que os israelitas rejeitaram a Cristo como o Messias, Deus os rejeitou como a nação remanescente e transferiu as promessas e os privilégios concedidos a eles à igreja cristã.
A lição desta semana oferece a oportunidade de convidar os alunos a fazerem parte do povo remanescente de Deus dos últimos dias da história da Terra. Segundo o livro de Apocalipse, os fiéis discípulos de Jesus do fim dos tempos terão duas características especiais: (1) Eles guardarão os mandamentos de Deus e (2) terão o testemunho de Jesus (ver Apocalipse 12:17; 19:10; 14; 18:1-4; etc.).

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Você já notou como as pessoas geralmente tentam esquivar-se de suas responsabilidades? Isso não acontece apenas no local de trabalho, mas na igreja também. A verdade é que todos nós que fazemos parte da família de Deus temos uma responsabilidade. No momento em que todos os membros da igreja atenderem o chamado de Deus para entrar em ação, a profecia de Ellen White para os últimos dias se cumprirá: “Tenho sido profundamente impressionada por cenas recentemente passadas diante de mim durante a noite. Parecia estar ocorrendo em muitos lugares um grande movimento – uma obra de reavivamento. Nosso povo cerrou fileiras correspondendo ao chamado de Deus. Meus irmãos, o Senhor está a falar-nos. Não Lhe atenderemos à voz? Não espevitaremos nossas lâmpadas, e agiremos como homens que aguardam a vinda de seu Senhor? O tempo é daqueles que requerem portadores de luz, pedem ação.” – Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 402.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. O remanescente é um tema que aparece na Bíblia desde o Gênesis até o Apocalipse. No Antigo Testamento, seis radicais hebraicos diferentes formam várias palavras que são utilizadas inúmeras vezes em todos os tipos de contextos. A palavra remanescente aparece na Bíblia pela primeira vez na história de Noé. Gênesis 7:23 diz: “Todos os seres vivos foram exterminados da face da Terra; tanto os homens, como os animais grandes, os animais pequenos que se movem rente ao chão e as aves do céu foram exterminados da face da Terra. Só restaram Noé e aqueles que com ele estavam na arca.” A frase “só restaram” origina-se da
raiz hebraica sha’ar que significa “permanecer” ou “ser deixado”. Esse é o radical usado com maior frequência para referir-se ao remanescente. Após o dilúvio, Noé e sua família foram os únicos que permaneceram, ou seja, os remanescentes. Observe que a escolha está associada ao remanescente. Fazer parte do povo remanescente não é algo que acontece por herança ou através do casamento. Noé e sua família tiveram que escolher entrar na arca. Depois do dilúvio, a maioria dos descendentes de Noé escolheu não fazer parte do povo remanescente. Eles rejeitaram a aliança de Deus e começaram a construção da torre de Babel. Não acreditaram na promessa de Deus (simbolizada pelo arco-íris) de que a Terra nunca mais seria destruída com água. Com Abraão formou-se um novo remanescente. Abraão manteve um relacionamento fiel com o Senhor em um mundo totalmente contrário à vontade do Pai. Deus restabeleceu uma família remanescente que preservou o culto a Jeová e permaneceu fiel às exigências da aliança. A partir de então, o conceito de remanescentes reaparece na história de Isaque, Jacó, José e dos filhos de Israel. Em todo o Antigo Testamento, Deus promete preservar um povo remanescente. Um dos muitos exemplos encontra-se em Isaías 11:11, que diz: “Naquele dia o Senhor estenderá o braço pela segunda vez para reivindicar o remanescente do Seu povo.”
O Senhor cumpriu Suas promessas. Trouxe de volta Seu povo remanescente a Jerusalém para reconstruir o templo e reerguer a nação. Porém, essa nação ficou tão obcecada pela lei que a lei se tornou sua religião. Apesar de Israel possuir os mandamentos, rejeitou o Autor dos mandamentos. A nação se preocupou tanto em preservar a verdade que acabou crucificando Aquele que declarou: “Eu sou a […] Verdade.” Como resultado, a igreja passou a ser o novo Israel, ou seja, o novo remanescente.
Como poderia ser diferente, o conceito de remanescente permanece na igreja do Novo Testamento. O apóstolo Paulo descreveu a igreja cristã primitiva como o remanescente: “Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. E, se é pela graça, já não é mais pelas obras; se fosse, a graça já não seria graça” (Romanos 11:5, 6). A graça estabeleceu os limites do remanescente na igreja cristã primitiva. Por causa do sacrifício de Cristo na cruz, todas as pessoas – inclusive os gentios – receberam a oportunidade de fazer parte do povo remanescente.
Todas as pessoas são chamadas a formar uma aliança com Cristo. Somente pela graça podemos fazer parte do povo remanescente
de Deus.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Encerre com a atividade “verdadeiro ou falso” e em seguida convide os alunos a tomarem a decisão de fazer parte do povo remanescente de Deus.
• Deus sempre teve um povo remanescente fiel. (Verdadeiro)
• O povo remanescente será formado por pessoas que sempre tiveram uma vida perfeita. (Falso).
• Nos últimos dias, o povo remanescente de Deus será caracterizado por obedecer aos mandamentos de Deus e terem o testemunho de Jesus. (Verdadeiro)
• Deus nos convida a fazermos parte de Seu povo remanescente hoje. (Verdadeiro)
• O povo remanescente de Deus é salvo apenas pela graça. (Verdadeiro).

Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras: Josiane se comprometeu em participar ativamente do grupo de jovens de sua igreja. Às vezes, as atividades do grupo interferem em sua vida social – como hoje à noite. O grupo de jovens se reunirá, mas Josiane quer ver o namorado jogar futebol. O namorado fica muito chateado quando Josiane não assiste às partidas.
O que você faria no lugar de Josiane? O que você deveria fazer no lugar de Josiane? Quais compromissos são mais importantes? Que tipos de conflitos provavelmente enfrentaremos nos últimos dias? Como podemos permanecer fiéis a Deus? Você concorda que a marca de identificação da igreja remanescente é honrar seu compromisso com Deus? Por quê? Lembre os alunos sobre o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura correspondente a esta lição é Atos dos Apóstolos, capítulo 57.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Autoanálise
Antes de começar a ensinar, é importante que o professor analise seus motivos e convicções a respeito do assunto que apresentará à classe. Os alunos detectam contradições intuitivamente.
Assim, antes de apresentar a lição, reflita com oração nas perguntas a seguir: • Meu objetivo é partilhar a singularidade do chamado divino do remanescente sem ser pretensioso?
• Enfatizarei a fidelidade de Deus e Sua graça como foram manifestadas ao Seu povo remanescente ao longo da história?
• Os alunos identificam em mim as características de lealdade a Deus que marcam a vida do remanescente?
• Estou ciente dos medos e das preocupações que alguns alunos talvez sintam em relação a esse assunto?

Nenhum comentário: