Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 6 de junho de 2010

Sigam-Me!

Lição 11 do Jardim da Infância 12 de junho de 2010

COMUNIDADE
Significa mostrar amor aos familiares e amigos.
VERSO PARA DECORAR
“Vocês são Meus amigos.” João 15:14, NTLH.
REFERÊNCIAS
Luc as 5:1-11; João 1:35-42; O Desejado de Todas as Nações, p. 244-251.
OBJETIVOS
A criança deverá:
SABER que Jesus deseja que sejamos Seus amigos e Seus ajudantes.
SENTIR que ela pode ajudar a Jesus e ser amiga dEle.
RESPONDER procurando maneiras de ser uma ajudante de Jesus.
MENSAGEM CENTRAL
Jesus nos chama para sermos Seus amigos.

Resumo da Lição
André, um pescador, encontrou-se com Jesus e Lhe apresentou seu irmão Pedro (conhecido como Simão), também um pescador. Mais tarde, André e Pedro e seus amigos Tiago e João, após uma noite de pescaria, viram Jesus chegando à praia. Ele entrou no barco que pertencia a Pedro e André e lhes pediu que afastassem o barco um pouquinho da praia a fim de que o povo se reunisse à volta a fim de poder ouvir. Depois, Jesus disse que eles lançassem a rede em águas mais profundas. Eles obedeceram e pescaram tantos peixes que precisaram chamar seus amigos Tiago e João para ajudá-los a puxarem as redes da água. Jesus os convidou a segui-Lo e se tornarem pescadores de homens.
Esta lição fala sobre comunidade. As pessoas que se preocupam umas com as outras procuram maneiras de ajudar umas às outras. Jesus ajudou André e Pedro a pescar grande quantidade de peixes. Tiago e João que os ajudaram trazendo as redes se tornaram também amigos especiais de Jesus. Nós podemos ser Seus amigos especiais também quando ajudamos outras pessoas a buscar maneiras de falar aos outros sobre Jesus.

Decoração da Sala
Ver Lição 1. Se possível, colocar as crianças perto do cenário de praia.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 112, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Montagem do cenário: Com antecedência, fazer o contorno de um barco com fita-crepe ou colocar um papel grande sobre o piso para representar um barco.
Contar a história para as crianças enquanto elas ajudam com os gestos.
Certo dia, muito tempo atrás, Jesus estava contando Suas histórias. Quem gosta de ouvir histórias?
Jesus era o melhor contador de histórias! Todos gostavam de ouvi-Lo. Ele dizia a todas as pessoas que as amava. Naquele dia, André, um pescador, ouvia a Jesus. O que um pescador faz? Vocês acham que ele apanha peixe com as mãos? Algumas pessoas pescam com uma vara de pescar. Mais ou menos assim: [Fazer movimento de atirar a vara e puxar a linha.] Vamos fazer de conta que estamos pescando com uma vara de pescar. [Fazer os gestos juntos.] André não pescava com vara de pescar, pois ele precisava pescar grande quantidade de peixes para que pudesse vendê-los e comprar alimento e roupas. Os pescadores, como André, usavam grandes e pesadas redes! Elas eram parecidas com grandes lençóis com uma porção de buracos pequenos para deixar passar a água. Os peixes ficavam presos na rede. Vamos fazer de conta que estamos puxando uma rede muito pesada para junto do barco? [Fazer os gestos com as crianças.]
André estava ouvindo Jesus contar histórias, e ouviu-O dizer algo que era realmente uma boa notícia! Vocês sabem o que era? Desejam saber? Fiquem bem pertinho, vou contar para vocês! [As crianças vêm para frente. Sussurrar aos ouvidos delas:] “Jesus ama você! Digam a seus amigos.” [As crianças sussurram a boa notícia de uma para as outras até que todas tenham ouvido.] Qual era a boa notícia? Sim, Jesus ama vocês. André ficou tão emocionado que correu para contar para seu irmão, Pedro. Pedro também ficou muito emocionado!
Pouco tempo depois, André e Pedro estavam consertando suas redes junto ao seu barco quando Jesus Se aproximou para contar histórias para as pessoas. André e Pedro estavam muito cansados, pois eles haviam pescado a noite inteira. Mas estavam felizes por ouvirem Jesus. Jesus até entrara no barco deles para que todas as pessoas pudessem ouvi-Lo melhor. Quem deseja vir e entrar no “barco”? [Apontar para a forma de barco feita no piso com fita-crepe. Permitir que as crianças se revezem.] Depois de algum tempo, Jesus pediu a André e Pedro para fazer algo realmente estranho. Pediu-lhes que entrassem de volta em seus barcos para pescar. Mas os pescadores sempre pescavam à noite. Ninguém pescava com redes durante o dia! Mas Pedro e seu irmão, André, entraram de novo em seus barcos porque Jesus lhes pedira que fizessem isso. Vamos todos sentarmos no barco. [Dar tempo.] Eles remaram para longe da praia. Vamos fazer de conta que remamos juntos [fazer os gestos de remar]. Eles lançaram para o fundo suas pesadas redes. Vamos fazer de conta que erguemos nossas redes sobre a beira do barco. [Fazer gestos de puxar as redes da água.] Vocês podem adivinhar o que aconteceu? [Dar tempo.] Pedro e André não podiam acreditar! Tantos peixes se mexiam dentro de suas redes que, quando eles tentaram puxá-las, quase não conseguiram levantá-las, pois estavam muito pesadas! [Fazer gestos de levantar redes pesadas.] Eles pediram aos seus amigos do barco vizinho, Tiago e João, que os ajudassem a tirar as redes da água! Façam de conta que ajudam uns aos outros. [Dar tempo.]
Finalmente, as redes e todos os peixes estavam em dois barcos. Então, Jesus tinha algo especial para dizer a André, Pedro, Tiago e João. Ele disse: “Sigam-Me, e os farei pescadores de homens.” Mateus 4:19, NVI. Jesus não queria dizer que eles usariam redes para pescar homens quando estivessem nadando! Que coisa estranha! Jesus queria dizer que desejava que eles fossem Seus ajudantes especiais! Ele queria que André, Pedro, Tiago e João O ajudassem a falar às pessoas que Ele as amava.
Jesus tinha doze ajudantes e amigos especiais. Eles foram chamados de doze discípulos. E Jesus deseja que sejamos Seus ajudantes. Nós também podemos ser ajudantes de Jesus. Como? Amando e ajudando as pessoas. Porque as pessoas na família de Deus ajudam umas às outras.

Encerramento
Cantar “Ir Para o Culto” (ver p. 104, CD faixa 12).
Como encerramento, encorajar uma criança a orar pelo grupo. Desejar que todos tenham uma semana muito feliz.

Um comentário:

Diacono Sergio Christino disse...

FORÇA ESPIRITUAL
Não desanimes quando estiveres em dificuldades.
Elas são passageiras pode acreditar.
Tudo faz parte de nosso aprendizado.
O nosso Eu interior, que é a essência de Deus,
nos desperta para o nosso lado divino.
Sentimos uma força interior muito grande.
Algo difícil de explicar.
As vezes é difícil de entender mas o nosso interior anseia por essa procura.
A cada descoberta nos traz uma alegria muito grande, uma grande paz
Descobrir o nosso interior e ver o quanto somos capazes
nos dá uma imensa satisfação.
Ficamos felizes em descobrir uma outra pessoa dentro de nós.
Acredite, somos guerreiros!!!
Lutamos muito com a força da nossa Fé, no acreditar no amanhã...
Afinal o amanhã é um outro dia e tudo pode acontecer.
Não tenha medo, lute com bravura e com a cabeça erguida.
Siga em frente e nunca se esqueça de agradecer ao Pai
por cada minuto de sua preciosa vida.
Caminhe com força e fé!!
Deus te abençoe