Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 13 de junho de 2010

Sugestão para o Programa do 13º Sábado

Você poderá adaptar esse programa de acordo com os horários da Escola Sabatina.

O BOM SAMARITANO

Atividade Para Ser Encenada pelas crianças

Por: Laurie Chance Smith

Organizar uma encenação com crianças pode proporcionar diversão e ser ainda uma atividade missionária que vale a pena. Escolha uma Bíblia em versão moderna e fácil de ler – Para lerem e encenarem a história, peça aos alunos, com antecedência, para trazerem alguns instrumentos musicais. Os instrumentos realçam mais essa atividade.

Embora essa atividade tenha melhor efeito quando apresentada de forma espontânea, ela requer alguma planificação por parte dos líderes. Certifique-se de que tem todos os materiais e de que os ajudantes estão prontos; assim, poderá também apreciar a interpretação das crianças nessa bela história.

As primeiras coisas primeiro

clip_image002

Leia para as crianças a história do Bom Samaritano, em Lucas 10:25-37. A seguir, pergunte a eles: O que é uma parábola? O que Jesus nos ensina nessa história? Vocês já ajudaram alguém que estivesse em necessidade? Depois, deixe que as crianças façam a encenação da história.

Grupos de trabalho

Organize grupos de trabalho para preparar os materiais e, de vez em quando, faça o rodízio entre eles para que todos possam participar de cada grupo.

Grupo 1 – O Caminho. Cole papel de embrulho (marrom) com fita adesiva sobre o piso ou uma mesa. Peça às crianças que desenhem pedras, grama, flores, borboletas e insetos no caminho.

Grupo 2 – A Hospedaria. Sobre outro pedaço de papel de embrulho (marrom), desenhe e corte uma janela na parte central. Em um dos lados, desenhe uma porta e a fechadura. A seguir, pintem os tijolos na parede. Para a apresentação, cole esse desenho sobre uma parede, uma escada ou o encosto de um sofá.

Grupo 3 – As pedras. Utilize papel de embrulho mais grosso (marrom) para fazer as pedras que estão no caminho. Pinte o papel na cor cinza ou verde e enrole-o formando pedras. Pode ser usada uma pedra grande para que os ladrões se escondam e saltem detrás dela quando o homem passar.

Grupo 4 – O jumento. Desenhe o jumento sobre papel cartão ou cartolina e recorte-o. Peça às crianças para pintá-lo. Desenhem os olhos, as orelhas, os cascos e coloquem uma corda ao redor do pescoço dele.

Atores

Para distribuir as partes, sorteie os nomes das crianças. Escreva os nomes em pedaços de papel, dobre-os e coloque-os em um recipiente. Agite o recipiente e depois comece a tirar os nomes para os diferentes personagens.

· Narrador (1 ou duas crianças).

· Homem assaltado pelos ladrões.

· Ladrões (1, 2 ou 3 crianças).

· Sacerdote.

· Levita.

· Samaritano.

· Jumento (criança puxando o jumento).

· Dono da hospedaria (1 ou 2 crianças).

· Sons (determine o número necessário de crianças).

Vestimentas

As vestimentas são fáceis de fazer. Utilize pedaços de pano, feltro e cordões. Deixe que as crianças elejam o material e as cores que eles acham que combinem com seu personagem. A cor vermelha faz com que o samaritano se destaque e a cor marrom fica muito bem para o dono da hospedaria.

A encenação e os sons

Quando estiverem prontos para apresentar o tema, ajude as crianças a colarem o caminho sobre o piso com a fita adesiva. Coloquem as pedras ao longo do caminho e colem a fachada da hospedagem no final do caminho.

O narrador começa a ler a história e faz pausas para ouvir os sons – Permita que as crianças façam a apresentação com suas próprias palavras e que os encarregados dos sons escolham os instrumentos que vão usar. Por exemplo:

· Para o homem que vai andando pelo caminho – bater pedaços de madeira um no outro, simulando o toc, toc dos passos de quem está caminhando e o som de triângulos para fazer o zumbido de insetos ao vento.

· Para o ladrão saltando detrás da rocha – os tambores podem produzir sons fortes.

· Para o sacerdote e o levita – som de sinos ou batida em um tambor.

· Para o samaritano e o jumento – sininhos, xilofone ou piano de brinquedo.

· Para o jumento que “leva” o homem ferido até a hospedagem – faça sons de clip, clop e o som de uma campainha ou sineta quando chegarem à hospedagem e cumprimentarem o dono.

No final da encenação, se possível, reúna as crianças e para tocarem juntos alguma música com os instrumentos.

A missão e o seu alcance

Essa parábola de Jesus ensina as crianças a serem bons vizinhos e a alcançarem outros. Junte os materiais, as roupas e os instrumentos e leve as crianças para fazerem a apresentação em um lar de idosos da comunidade. Diga às crianças para darem um bom testemunho entre os vizinhos e a agirem sempre como o bom samaritano, como Jesus nos ensinou.

Nenhum comentário: