Lição 13 dos Adolescentes 27 de março de 2010
Texto Bíblico: Atos 19:1-21; Atos 19:21-41; 20:1.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 27 e 28.
Verso Bíblico: Atos 19:11 e 12.
I. SINOPSE
Paulo teve que superar muitos obstáculos para pregar o evangelho. Deus não apenas usou Paulo para operar muitos milagres a fim de levar os pagãos ao verdadeiro Deus, mas também lhe concedeu a coragem de que precisava para enfrentar grande oposição. Paulo teve que defender aquilo que sabia estar certo, mesmo em meio à perseguição.
A lição desta semana ressalta a coragem daqueles que se dispuseram a defender a verdade, mesmo diante de uma multidão furiosa e enraivecida. A maioria das pessoas nutria um grande preconceito contra o movimento cristão. Algumas odiavam Paulo porque seus ensinos atrapalhavam o comércio de ídolos. Outras o odiavam porque representava uma ameaça à estrutura de poder do sistema de crenças judaicas. Algumas pessoas não tinham nenhum motivo para não gostar de Paulo, mas simplesmente partilhavam da opinião pública para não destoar da maioria.
Deus nunca disse que defender o que é certo nos tornaria populares ou conquistaria a aprovação da maioria. Entretanto, prometeu-nos que, apesar de tudo, estaria ao nosso lado, nos concederia coragem e recompensaria nossa fé.
Enfrentar a oposição nunca é fácil. Nem um pouco confortável. Deus nunca pediu que enfrentássemos a oposição sem motivos. Há pessoas destituídas da força necessária para defender a verdade. Há pessoas atormentadas por perguntas que precisam ser respondidas em seu relacionamento com Deus.
II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras:
Rosa Parks ficou conhecida na história como a mulher que estava disposta a “assumir o lugar” pelo que era certo. Por causa de Rosa Parks e outras pessoas corajosas como essa mulher, grandes progressos foram feitos na área dos direitos humanos. Muitas gerações tiveram a oportunidade de crescer numa América do Norte bem diferente porque Rosa e tantas outras pessoas decidiram que não deixariam mais de lutar pelo que era certo.
Deus precisa de pessoas corajosas que estejam dispostas a defender o que é certo até mesmo nas mínimas coisas. Precisa de pessoas que tenham coragem de defender sua crença e sua fé a despeito das circunstâncias.
Aplicando a História
(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
Qual foi a razão da reação de Demétrio contra Paulo?
Será que Paulo estava ciente do motivo do tumulto causado na cidade?
O escrivão da cidade demonstrou coragem ao enfrentar a multidão? Por quê?
Em sua opinião, o que fez com que a multidão se acalmasse?
A Bíblia diz que “a maior parte do povo nem sabia por que estava ali”. O que fez com que se juntassem à multidão naquela demonstração de fúria?
Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. A cidade de Éfeso era a guardiã do templo da deusa Ártemis – uma das sete maravilhas do mundo antigo. O templo foi construído em 559 a.C. e há evidências de que já haviam sido construídos outros templos no mesmo local na Era do Bronze. A cidade de Éfeso era economicamente abastada e os mercadores de toda a Ásia Menor eram atraídos para o templo de Ártemis. O templo foi construído num período de 220 anos e era feito de mármore puro. O templo abrigava em seu interior a imagem da deusa Ártemis que, segundo a história, “havia caído do céu” direto para a Terra.
O culto à deusa Ártemis era muito lucrativo para o comércio. Um grande número de sacerdotes e sacerdotisas vivia no templo. As moedas eram cunhadas ali, como também eram realizadas transações bancárias. No mês de maio eram celebradas festas em homenagem ao aniversário da deusa, fazendo de Éfeso o destino de muitos peregrinos. Ártemis era a deusa grega da Lua. Segundo a mitologia, era filha de Zeus e Leto, irmã gêmea de Apolo. Acreditava-se que Ártemis era uma jovem caçadora e frequentemente representavam-na em meio a uma floresta, carregando um arco e flechas na mão e acompanhada por um veado. Essa deusa era reverenciada de maneiras contrastantes, como virgem, esposa e mulher. Ela surgiu da combinação de várias deusas diferentes, mas ficou mais conhecida como Ártemis ou Diana. Chegou a receber o título de rainha do céu.
Demétrio era um ourives que fazia miniaturas da deusa Ártemis. Ganhava um bom dinheiro com os muitos turistas, devotos e peregrinos que iam à cidade de Éfeso para contemplar a beleza do templo e adorar a deusa pagã.
Paulo pregava uma mensagem perigosa. Pregava que os ídolos não podiam ajudar os adoradores e que havia apenas um Deus que ouvia as orações de Seu povo e, aos olhos desse Deus, era uma blasfêmia adorar ídolos. Muitos pagãos estavam sendo convertidos. Na verdade, o número de conversos foi tão grande
que estava afetando o lucro dos ourives que fabricavam réplicas da imagem de Ártemis.
Resumo
Compartilhe os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:
Ter coragem de defender aquilo que acreditamos em meio à oposição não é fácil. Paulo enfrentou uma cidade inteira repleta de pagãos devotos com interesses financeiros no templo da divindade mitológica. Pelo relato bíblico podemos ver claramente como levavam a sério a questão do lucro! Apesar de tudo, Deus estava com Paulo e os outros cristãos e os protegeu da fúria da multidão. Na verdade, Deus usou um oficial pagão para acalmar a multidão que queria matar todos os que estivessem envolvidos com Paulo.
Podemos confiar que Deus sempre estará conosco e nos protegerá ao defendermos nossa crença em Sua Palavra, mesmo que isso nos torne uma minoria impopular. Deus nos recompensará por nossa lealdade a Ele e nos concederá coragem e sabedoria para defender aquilo que Ele julgar importante!
Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Discutindo Temas Polêmicos
A seguir, uma dica muito útil para discutir temas polêmicos:
Elabore dois cartazes: um que contenha a palavra “concordo” e outro a palavra “discordo”.
Pendure-os em lados opostos da sala e trace uma linha imaginária entre os dois cartazes. Faça várias perguntas e instrua os alunos a se posicionarem, de acordo com a opinião pessoal, em alguma altura da linha imaginária. Aleatoriamente, peça para os alunos explicarem a razão de se posicionarem no local que escolheram. Discuta as respostas. Não julgue as opiniões para não impedir que os alunos continuem participando.
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