Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 14 de março de 2010

Sonhos Realizados

Lição 12 dos Juvenis 20 de março de 2010

Verso Para Memorizar
“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Provérbios 17:17.
Referências
Gênesis 39:21-41:16, 39-45; Patriarcas e Profetas, p. 218-223.

Resumo da Lição
Mesmo na prisão, José fez amizades. Ele satisfez as necessidades das pessoas e se lembrou delas quando foi promovido a uma posição de liderança. Ele falou a verdade em cada situação. Esta lição fala sobre comunidade. Devemos ser honestos em nossas amizades. Procuremos nos lembrar das necessidades de nossos amigos e façamos o que for possível para ajudá-los. Quando nos lembramos das necessidades dos outros – mesmo que eles se esqueçam das nossas – e cumprimos a responsabilidade que Deus nos deu, estamos ajudando a desenvolver a comunidade.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Ler em voz alta um anúncio pessoal nos classificados ou mostrar o cartaz de “procurado” (em alguns países, os correios ou agências judiciais disponibilizam esses cartazes).
Perguntar aos alunos que qualidades gostariam de encontrar em um amigo. Anotar as respostas no quadro, criando, assim, o cartaz de “procurado” da classe.

Analisando
Na lista que fizemos estão as qualidades que vocês desejam encontrar em um amigo. Mas quais são as suas qualidades? Vocês têm amigos que possuem essas características? O que é necessário para ser um bom amigo? Nossa mensagem central diz
SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS AÇÕES E DEVEMOS RESPEITAR AS NECESSIDADES DOS OUTROS.
Sem dúvida, essas são boas qualidades para um amigo. Hoje, aprenderemos mais sobre amizade ao estudarmos mais uma parte da história de José.

Vivenciando a História
Pedir que os alunos se revezem na leitura de Gênesis 39:21-41:16; 41:39-45, onde se encontra a história de José na prisão. Conforme os alunos encontrarem relatos em que José ou outros personagens bíblicos (incluindo Deus) mostram qualidades da verdadeira amizade, devem  dizer: AMIGO VERDADEIRO! Nas passagens que mostram características ruins da amizade eles devem dizer: NÃO É AMIGO VERDADEIRO! Por exemplo, depois de Gênesis 39:21, os alunos falam: AMIGO VERDADEIRO! Depois dos versos 40:2, 3 os alunos dizem: NÃO É AMIGO VERDADEIRO!

Analisando
Lendo a história de José, que ações ou qualidades vocês acham que fazem a pessoa se tornar um amigo verdadeiro? (Apoiar alguém que está passando por problemas, como o Senhor fez com José; reconhecer os talentos das pessoas, como fez o carcereiro; ser empático e sensível aos sentimentos das pessoas, como José foi com o copeiro e o padeiro; arrepender-se de algo que fez errado e tentar consertar, como o copeiro fez com José.) Que ações ou características tornam um amigo falso? (Mentir; criar intrigas fingindo ser uma boa pessoa; agir de forma cruel com as pessoas que nos desapontam, como Faraó deve ter feito com o padeiro; esquecer as pessoas quando as coisas estão bem conosco, assim como fez o copeiro.) Quem foi um verdadeiro amigo na história? (Deus; José; copeiro [no fim da história]; Faraó) Quem foi amigável? (José; copeiro; padeiro.) De que maneira mostraram a amizade? (Ver a resposta da primeira pergunta.) Como é possível ser um bom amigo em um momento, e em outro não? O que isso pode dizer sobre sua amizade? (Isso muda à medida que crescemos em conhecimento e experiência no amor de Deus.) Falem sobre alguma vez em que vocês ou alguém que conheçam experimentou a verdadeira amizade.
Ao aprendermos a aceitar e apreciar o amor de Deus por nós,
SOMOS RESPONSÁVEIS POR NOSSAS AÇÕES E DEVEMOS RESPEITAR
AS NECESSIDADES DOS OUTROS.

Nenhum comentário: