Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 14 de março de 2010

Não Perca a Esperança!

Lição 12 dos Adolescentes 20 de março de 2010

Texto Bíblico: Atos 18:18-28; 1 e 2 Tessalonicenses.
Comentário: Atos dos Apóstolos, capítulos 25 e 26.
Verso Bíblico: 1 Tessalonicenses 4:16-18.

I. SINOPSE
Paulo recebeu uma missão difícil. Foi enviado para ensinar os gentios – pessoas que não conheciam a Deus – a respeito de Jesus e de Seu sacrifício. Sua responsabilidade era revelar o caráter de Jesus de tal maneira que eles pudessem compreender. Precisou alimentar os bebês na fé com “leite” e os mais maduros com “alimento sólido”. Precisou reprovar os comportamentos errados e ao mesmo tempo animar as pessoas na fé e atender às necessidades de todos que encontrava. Certamente, não foi uma tarefa fácil! Uma das doutrinas fundamentais que Paulo sentiu ser muito importante ensinar foi a doutrina da segunda vinda de Cristo. Desejava animar os novos cristãos com a promessa da volta de Jesus, da ressurreição dos mortos e da vida eterna para todos aqueles que aceitarem o sacrifício de Jesus em seu lugar.
Pode ser que ao ouvirmos repetidamente as boas-novas do evangelho seu efeito perca a força. Muitos de nós não nos damos conta do que as promessas de Deus realmente significam para a nossa vida. Muitos de nós nas nascemos ouvindo que Jesus voltaria, mas fracassamos em perceber o que a vida seria sem essa esperança. Na verdade, não lhe damos o devido valor.
Ao avaliarmos o que Deus realmente está nos prometendo, obteremos uma nova percepção de nossa responsabilidade em relação à vida espiritual de nosso próximo. O ato de servir torna-se essencial em nossa vida e percebemos que a maneira com que representamos Deus causa um profundo impacto na vida dos não cristãos ou dos bebês na fé.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Comente com os alunos em suas próprias palavras: Paulo também se deparou com alunos difíceis.
Encontrou pessoas de todos os tipos e de várias origens religiosas, todas olhando para ele a fim de aprender a respeito do Messias judeu que viera salvar os gentios também. Não foi fácil, mas assim como a professora encontrou uma maneira de ensinar os alunos, Paulo fez tudo o que sentiu ser importante para ajudar aqueles bebês na fé a entenderem a Palavra de Deus.

Aplicando a História
(Para Professores)
Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.
Qual é o objetivo da carta de Paulo? Que coisas Paulo incentivou os tessalonicenses a fazerem para crescerem espiritualmente? Por que Paulo considerou ser tão importante explicar àquelas pessoas o que aconteceria na segunda vinda de Cristo? Em sua opinião, de que maneira essa informação afetou a vida daquelas pessoas? Como pode ter ajudado a enxergar as coisas sob um ponto de vista diferente? Em sua opinião, como esse conhecimento mudou a maneira de enxergarem a vida? De que maneira os encorajou? Se você perdesse a esperança na ressurreição em Cristo, o que mudaria em sua maneira de enxergar a vida?

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar alguns aspectos da história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras. Tessalônica foi a cidade mais importante da Macedônia e abrigou o porto principal da região. Foi fundada em 316 a.C., durante o império de Alexandre o Grande. Os romanos também a valorizavam muito, não decaindo nenhum pouco em sua importância. Ali foi fundada a segunda igreja na Europa. Paulo escreveu a carta aos tessalonicenses de Atenas em 51 ou 52 d.C. O capítulo 18 de Atos relata um pouco a respeito da época em que a primeira e a segunda carta aos tessalonicenses foram escritas.
Paulo havia sido bem-sucedido em ganhar pessoas para o cristianismo, mas também havia enfrentado grande oposição. Foi obrigado a deixar a igreja recém-formada de Tessalônica devido à forte oposição. Preocupou-se com os novos conversos com medo de que fossem perseguidos. Enviou Timóteo para animá-los e para trazer-lhe informações da situação da igreja. Ao receber a notícia, através de Timóteo, de que os novos conversos permaneciam firmes na fé, escreveu a Primeira Carta aos Tessalonicenses para encorajá-los a viverem vida santa.
Paulo escreveu a Segunda Carta aos Tessalonicenses pouco tempo depois da primeira como um “P.S.”, um acréscimo para explicar aquilo que não haviam compreendido na primeira carta. Os tessalonicenses pensavam que Jesus voltaria em sua época e temiam que aqueles que morressem antes desse grande evento não herdassem a vida eterna. Por isso, na Primeira Carta aos Tessalonicenses, Paulo tratou especificamente desse assunto.
Em seu profundo zelo pelo evangelho e para demonstrar que criam que Jesus voltaria em sua geração, alguns membros da igreja de Tessalônica pararam de trabalhar. Tornaram-se um fardo para aqueles que ainda continuaram trabalhando e motivo de zombaria para os não cristãos. Essa situação precisava ser resolvida. Por isso, Paulo escreveu uma segunda carta insistindo para que continuassem trabalhando e não aguardassem a volta de Jesus na ociosidade. Paulo descreveu algumas coisas que antecederiam a volta de Jesus, especialmente a vinda do anticristo.
As cartas aos tessalonicenses nos dão uma boa ideia do que os cristãos primitivos criam em relação a algumas doutrinas fundamentais, como a ressurreição. Muitas pessoas se preocupam, achando que nos desviamos dos ensinos originais do cristianismo. Mas, ao ler as cartas de Paulo às igrejas primitivas, podemos ver exatamente o que Paulo ensinava.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Ambiente Seguro
A seguir encontra-se uma dica muito importante de como lidar com adolescentes. Foi escrita por Kelley Renz: “Inspire confiança. Não saia espalhando por aí o que foi dito nas reuniões do grupo. Obviamente, se houver qualquer insulto ou palavras/comportamentos perigosos, você tem a obrigação de informar os adultos responsáveis; mas, fora isso, encare o que for dito em classe com integridade.” Os adolescentes sentem-se mais à vontade para revelar aquilo que pensam se sabem que o que for dito não será imediatamente reportado para os pais ou usado para servir de piada mais tarde. Para opinar com honestidade, todo mundo precisa ter certeza de que não será motivo de gozação ou reprimido mais tarde.

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