Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 21 de março de 2010

Informativo Mundial das Missões

Nossas ofertas do 13º Sábado de três anos atrás estão ajudando a contruir esta Clínica Médica na Universidade de Bugema na Uganda. Esta oferecerá tratamento médico não somente para os estudantes e membros da universidade mas também para a comunidade ao redor da escola, a qual não tem outra facilidade médica próxima.

image

Um sonho se realiza

Desiree estava em pé em frente à sua casa. Ela ajeitava nervosamente sua camiseta branca nova e saia azul-escura, enquanto esperava sua amiga Yvonne. Então, Yvonne virou a esquina e veio correndo em sua direção.
– Depressa! – disse Yvonne toda feliz. – Vamos chegar cedo à escola para podermos sentar juntas na classe.
Hoje é o primeiro dia de Desiree em sua nova escola. Ela é mais velha do que a maioria de seus colegas da primeira série, porque não pôde frequentar a escola no ano passado. Seu pai morreu e sua mãe precisou trabalhar muito para alimentar Desiree e irmãozinho, Fabrice. Yvonne pegou a mão da amiga e puxou-a em direção à escola que ficava no alto da montanha, perto de sua casa.
A caminho da escola, as meninas encontraram outras crianças que conheciam. Logo, Desiree ficou tranquila e expressou a alegria que estava sentindo em seu primeiro dia de aula. Em pouco tempo, encontraram a sala de aula e fizeram fila próximo à porta. Assim que a professora chegou e convidou os alunos para entrar, as amigas seguraram as mãos bem forte. Encontraram uma carteira para duas pessoas e se sentaram.
Desiree colocou as mãos sobre a carteira. Finalmente, o sonho de estudar estava se tornando uma realidade. Acariciou o uniforme que usava, igual ao que as outras garotas usavam. Ali era seu lugar!
Desiree e Yvonne frequentam a Escola Adventista de Kigali, Ruanda. Metade das crianças da escola não é adventista do sétimo dia. Isso torna a escola um verdadeiro campo missionário, onde as crianças aprendem mais do que ler e escrever. Aqui as duas meninas e seus colegas aprendem que Jesus os ama e deseja ser amigo deles.
Desiree está começando a entender o amor de Deus, porque alguém soube que ela desejava ir à escola, mas não tinha condições financeiras para comprar o uniforme. Certo dia, uma bondosa senhora bateu à porta de sua casa e a mãe atendeu. As duas senhoras conversaram por algum tempo e depois a mãe de Desiree a chamou e ela caminhou vagarosa e timidamente até a sala e se sentou perto da mãe. A visitante olhou para ela, sorriu e perguntou:
– Você gostaria de ir à escola?
– Sim, senhora –, Desiree respondeu baixinho, olhando para os pés descalços.
– Você gostaria de frequentar a escola adventista que fica na montanha? – a senhora continuou perguntando.
– Sim, senhora – ela repetiu, dessa vez, com a voz cheia de esperança.
– Acho que podemos ajudá-la – a senhora disse sorrindo.
Ela pediu que Desiree se levantasse e ela obedeceu. Pegou uma fita métrica de dentro da bolsa e colocou no ombro de Desiree, mediu a distância entre seus ombros, sua cintura e o comprimento da cintura até o joelho. Depois de cada medida, a senhora escreveu algo em um pequeno pedaço de papel.
– Acho que podemos encontrar um uniforme do seu tamanho – disse, satisfeita.
Pela primeira vez durante a visita da senhora, Desiree teve coragem de olhar em seu rosto. Viu um grande sorriso e se perguntou: Será que é verdade? Poderei ir à escola como as outras crianças para aprender a escrever, ler e fazer contas? A garota olhou para sua mãe e viu uma lágrima no rosto dela. Desiree sorriu.
Uma semana depois, a senhora voltou. A mãe chamou Desiree e, quando ela entrou na sala, seus olhos se arregalaram ao ver aquela senhora carregando um embrulho de papel pardo, amarrado com barbante.
– Isto é para você – a senhora disse, entregando o pacote à Desiree.
– Obrigada – ela disse baixinho.
Desiree segurava o presente como se pudesse quebrar seu conteúdo.
– Abra – a senhora incentivou.
Cuidadosamente, Desiree desamarrou o barbante e encontrou uma blusa branca e uma saia azul, seu novo uniforme escolar. Desiree fixou os olhos naquela roupa. Vou poder ir para a escola! disse para si mesma. Vou aprender a ler e escrever! Poderei, um dia, ajudar minha mãe a fazer compras!
Obrigada – disse, mais uma vez, à senhora que tinha tornado seu sonho em realidade. – Obrigada por me ajudar a ir para a escola.
Meninos e meninas, muitas crianças em Ruanda e em outras partes do leste africano não podem ir à escola porque seus pais não têm dinheiro para comprar o uniforme exigido. Mas podemos ajudar a tornar esse sonho em realidade. As crianças de todo o mundo darão hoje sua oferta do décimo terceiro sábado, e parte dessa oferta ajudará a comprar uniformes escolares para que meninos e meninas possam estudar.
As crianças que estudam na Escola Adventista de Ruanda partilham sua fé em Jesus com seus colegas de classe e familiares. Por isso, um único uniforme pode ajudar uma família inteira a conhecer o amor de Deus. Vamos ajudar a contar ao mundo que Jesus os ama, colaborando com as crianças de Ruanda, hoje.
Enquanto entregamos nossa oferta para ajudar outras crianças, os adultos também estão doando sua oferta do décimo terceiro sábado que ajudará outras pessoas a conhecer a Jesus. Os outros projetos são:
Treinar líderes para o departamento infantil.
Construir uma igreja multifuncional na Universidade Adventista da África Central, em Ruanda.
Construir um hospital na capital do Burundi.
Oremos para que nossas ofertas de hoje façam uma grande diferença na vida de crianças e adultos no Burundi e em Ruanda.

(Recolha a oferta.)

Programa do Décimo Terceiro Sábado

Se sua classe da Escola Sabatina for apresentar o programa do décimo terceiro sábado para os adultos:
Ensaie um ou mais dos cânticos que estão no Manual do Professor ou no site www.adventistmission.org para cantar durante o programa ou enquanto as ofertas são recolhidas.
Envie um bilhete aos pais lembrando do programa e incentive as crianças a trazer a oferta do décimo terceiro sábado, no dia 27 de março.
Enquanto as ofertas são recolhidas, lembre a todos que as ofertas são doações para ajudar a divulgar a Palavra de Deus ao redor do mundo e que um quarto da oferta do décimo terceiro sábado será destinado à Divisão Centro-Leste Africana para ajudar a completar os projetos relacionados no mapa da contracapa da lição da Escola Sabatina. Além disso, lembre às crianças seu projeto especial de ajudar a comprar uniformes escolares para as crianças, que de outra forma não poderiam frequentar a escola em Ruanda.
Se sua classe não for participar do programa especial com os adultos, apresente a história acima durante o momento do Informativo das Missões.
Peça que as crianças tragam uma oferta especial no décimo terceiro sábado. Conte o dinheiro e informe às crianças quanto elas trouxeram durante o trimestre e quanto deram no décimo terceiro sábado. Elogie as crianças pelo que fizeram e permita que elas saibam que suas ofertas farão uma grande diferença na vida de outras crianças ao redor do mundo.

Nenhum comentário: