Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

domingo, 7 de março de 2010

A Tentação

Lição 11 dos Juvenis 13 de março de 2010

Verso Para Memorizar: “’Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.’ [...] ‘Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes.’” Marcos 12:30, 31.
Referências: Gênesis 39:1-20; Patriarcas e Profetas, p. 213-218.

Resumo da Lição
José trabalhou no Egito para um homem chamado Potifar. Ele sempre foi honesto e leal ao seu patrão. Mas a esposa de Potifar tentou José para que se esquecesse de sua lealdade. Ele não cedeu à tentação, pois percebeu que o pecado destrói os relacionamentos com as pessoas e com Deus.
Esta lição fala sobre comunidade. Deus nos tem dado diretrizes para os relacionamentos dentro da comunidade. Essas orientações O honram e nos ajudam a amar e respeitar uns aos outros, assim como Ele nos respeita.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Chamar dois ou três alunos dentre aqueles que lhes foi emprestado algo interessante para ser colocado embaixo da cadeira (ver atividade preparatória Meu Espaço). Cochichar a cada voluntário para pegar uma das coisas interessantes emprestadas, colocá-las embaixo da cadeira de outro colega e retornar ao seu assento.

Vivenciando a História
Pedir que todos os alunos procurem Gênesis 39:1-20. Dar a oportunidade para cada aluno ler um verso. Parar a história nos seguintes pontos para perguntar as reações dos alunos: Verso 1. Como você se sentiria se fosse vendido como escravo para um país estrangeiro?
(Sozinho, nervoso e amedrontado.)
Verso 2. Por que José não estava totalmente sozinho? (Porque Deus estava com ele.)
Verso 6. De que maneira Deus fez com que José prosperasse? (Ele conseguiu o amor e o respeito de seu senhor, era confiável e um excelente administrador da casa de Potifar.)
Verso 9. Quais limites José teria ultrapassado se tivesse feito o que a esposa de Potifar sugeriu?
(Teria desrespeitado a Potifar, a si mesmo e a Deus.) O motivo mais forte que fez com que José se afastasse da tentação foi não desrespeitar a Deus, que estava com ele e o fizera prosperar. (Os alunos, talvez, queiram se referir de modo específico aos mandamentos que José teria quebrado.)
Verso 15. Como você acha que José se sentiu quando foi acusado falsamente diante de seu chefe e dos serviçais que ele supervisionava? (Irritado, magoado, pensando onde Deus estava.)
Verso 20. Se Potifar tivesse realmente acreditado em sua esposa, provavelmente José tivesse sido morto. Mas embora ele tenha sido conservado com vida, foi a segunda vez que perdeu tudo.

Encerramento
Orar para que Deus ajude cada aluno a entender que os mandamentos, orientações e princípios que Ele nos dá nos ajudam a amar a nós mesmos, aos outros e a Jesus. Jesus nos ama e nos trata com graça; Ele deseja que tratemos uns aos outros da mesma maneira.

Nenhum comentário: