Lição 11 Jardim da Infância 13 de março de 2010
VERSO PARA DECORAR
“Não haja desavença entre mim e você.” Gênesis 13:8, NVI.
REFERÊNCIAS
Gênesis 13; Patriarcas e Profetas, p. 132, 133.
Resumo da Lição
Deus abençoou Abrão e Ló em Canaã eles se tornaram ricos. Mas os servos deles brigam por causa das pastagens. Então, Abrão e Ló decidiram resolver a desavença mudando para lugares separados. Resolveram o problema sem brigar.
Esta lição fala sobre comunidade. Nas comunidades cristãs existem problemas desafios enfrentar, mas esta história nos ajuda descobrir que podemos acertar problemas de maneira justa sem brigar.
Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 105, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Personagens: narrador; dois adultos ou adolescentes com roupas dos tempos bíblicos para representar Abrão e Ló; todas as crianças vestidas como nos tempos bíblicos, improvisando roupas típicas com camisetas grandes, faixa para cintura, toalhas drapeadas no ombro amarradas na cintura com barbante ou corda fina, uma toalha pequena presa na cabeça com fio grosso de lã ou elástico.
Preparativos: Em uma das folhas de papel colorido, escrever as seguintes palavras: “Vão embora! Nós chegamos aqui primeiro.” Na outra folha de cor diferente, escrever: “É nossa vez. Nossas ovelhas também precisam comer.” Dividir classe em dois grupos. Dizer aos componentes de um grupo que eles representam os servos de Abrão “Vão embora! Nós chegamos aqui primeiro.”
O outro grupo representa os servos de Ló. Quando folha de papel correspondente for levantada devem dizer ao outro grupo: “É nossa vez. Nossas ovelhas também precisam comer.” Praticar uma ou duas vezes.
Se não usar dois adultos ou adolescentes para representar Abrão Ló, será preciso adaptar um pouco maneira de contar história.
Narrador: Este é Abrão. Este é Ló. Eles são homens muito ricos. Ambos possuem enormes rebanhos de ovelhas, cabras outros animais. Abrão Ló são parentes. Abrão é tio de Ló. Isso quer dizer que Ló é sobrinho de Abrão. Mas Abrão não tem nenhum filho, por isso ele trata Ló mais como um filho ou irmão do que como sobrinho.
Já faz muito tempo que Ló mora com família de Abrão. Eles saíram juntos da cidade de Ur quando Deus falou Abrão que devia ir para um novo lugar. Eles viajaram juntos durante muito tempo até chegarem Canaã, depois no Egito, agora de volta Canaã. Eles estão prontos para se estabelecer em um lugar ficar aí por um bom tempo.
Abrão e Ló amam um ao outro. Eles se dão muito bem. Ah, mas existe um problema. [Levantar uma cor de papel e, logo depois, a outra para que as crianças gritem com o outro grupo.]
Abrão não só tem muitos animais, mas também tem muitos servos. [Levantar de novo o papel para os servos de Abrão gritarem.] E Ló, não só tem muitos mas também muitos servos. [Levantar o papel para os servos de Ló gritarem aos outros.] Embora Abrão Ló amem um ao outro se relacionem muito bem, isso não acontece com seus servos. Os servos de Abrão querem o que é melhor para Abrão seus rebanhos. [Levantar o papel para os servos de Abrão.] E os servos de Ló querem o que há de melhor para Ló seus rebanhos. [Levantar o papel para os servos de Ló.]
Por isso, os dois grupos de servos levam os animais para pastar nas melhores pastagens beber das mais limpas frescas águas. E, naturalmente, há muitos para um lugar só. Eles comem grama não há suficiente para todos os animais. Por os servos de Abrão de Ló brigam entre si. [Levantar as duas folhas de papel ao mesmo tempo.] E, depois, eles vão correndo contar aos seus senhores as coisas más que os servos do outro homem estão fazendo. [Se você estiver usando os representantes de Abrão e Ló, incentivar as crianças dos dois grupos a correr ao seu senhor e se queixar dos outros servos.]
Bem, parece que isso nunca vai acabar, não é mesmo? E Abrão sabe disso. Ele sabe que chegou hora dele de Ló tomarem cada um sua família os seus animais seguirem direções diferentes. Bom, mas Abrão era mais velho do que Ló. Ló ficou rico porque estava morando com Abrão. E Deus prometeu terra de Canaã Abrão, não Ló. E Abrão deveria ter o direito de escolher onde queria morar deixar que Ló ficasse com o restante da área. Abrão sabe de tudo isso. Mas Abrão é uma pessoa bondosa amável. E as pessoas que amam colocam outros em primeiro lugar.
Por isso, Abrão chamou Ló conversou com ele. [Se você estiver usando os representantes de Abrão e Ló, pedir que Abrão diga as palavras que seguem.]
– Ló, não haja desavença entre mim você. É hora de nos separarmos. Olhe ao redor. Escolha as terras que você quer, tome sua família, seus servos seus animais vão morar ali.
Então, Ló olhou bem para toda aquela terra. [Se estiver usando os representantes de Abrão e Ló, pedir que Ló faça os gestos à medida que você conta a parte que segue.] Do lado esquerdo, ele viu boas pastagens. Seria um bom lugar para morar. Mas do lado direito, as pastagens tinham grama mais verdinha o rio forneceria muita água. A terra era incrível! Esse seria um ótimo lugar para morar! E assim, Ló escolheu ir para o lado direito. Ele tomou sua família, seus servos e seus animais despediu-se. [Se estiver usando o representante de Ló, pedir que ele lidere seu grupo de servos para o lado direito da sala.]
Abrão, então, ficou com as terras que sobraram do lado esquerdo. [Pedir que Abrão lidere seu grupo para o lado esquerdo.]
E, não houve mais briga, porque Abrão era uma pessoa amável deixou Ló escolher primeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário