Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Zaqueu Sobe em uma Árvore

Lição 2 Rol do Berço Fevereiro

VERSO PARA DECORAR
“Deus é amor.” 1 João 4:8, NVI.

Resumo da Lição
Zaqueu era cobrador de impostos. Era injusto quando fazia cobranças. Ninguém gostava dele. Mas ao aprender sobre Jesus, ele desejou ser justo. Jesus foi a Jericó e viu Zaqueu em cima de uma árvore. Jesus quis ir à casa dele, mostrando assim o quanto o amava.
Zaqueu aceitou o amor e o perdão de Jesus, devolveu tudo o que havia roubado e nunca mais tomou de outros nada que não lhe pertencia.
Esta lição fala sobre graça. As crianças precisam da graça incondicional para se sentirem seguras. Esta lição nos ajuda a ensinar-lhes que Jesus nos ama, não importando o que façamos.
Seu amor é um poder que nos transforma e nos dá segurança constante.

Vivenciando a História

A. Verso Para Decorar
Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de  feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “A Bíblia, a Palavra de Deus” (ver p. 50, CD faixa 23).
O que vocês estão vendo em sua Bíblia? (Aceitar respostas.) A Bíblia nos ensina que Jesus nos ama a todo momento. Ele nos ajuda a fazer o que é certo. O Verso Para Decorar nos afirma que Deus nos ama. O verso diz assim: “Deus é amor.” Repitam comigo. Agora vamos aprender o cântico do Verso Para Decorar “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).

B. Procurando Dinheiro
Com antecedência, esconder as moedas em volta da sala.
Zaqueu era um cobrador de impostos. Esse trabalho significava recolher dinheiro das outras pessoas. Hoje, há algum dinheiro escondido em nossa sala de Escola Sabatina. Vocês podem me ajudar a encontrá-lo? Pedir que as crianças procurem as moedas e coloquem na bolsinha, caixa ou cestinha.
Zaqueu nem sempre era honesto. Muitas vezes ele cobrava mais dinheiro do que devia cobrar. Isso era enganar as pessoas. E elas sabiam que ele estava enganando. Mas quando Zaqueu ouviu falar de Jesus, ele se arrependeu do que fazia. Procurou dizer às pessoas que estava arrependido, mas elas não acreditavam e continuaram não gostando dele. Coitado de Zaqueu! Ele ficou triste. Se ele pudesse pelo menos ver Jesus! Sabia que se pudesse ver o rosto de Jesus, não se sentiria triste. Não importaria como as outras pessoas o tratassem.

C. Jesus Vai à Cidade
Um dia, Jesus foi à cidade em que Zaqueu morava. Havia muitas pessoas nas ruas querendo ver Jesus. As pessoas se aglomeravam em todos os lugares. Parecia um dia de desfile. Vamos fazer como se estivéssemos ali, querendo ver Jesus, enquanto andamos em volta da sala.

D. Subindo em uma Árvore
Colocar a gravura de Jesus atrás da árvore.
Todos vocês são crianças pequenas e às vezes é difícil ver todas as coisas. Zaqueu queria muito ver Jesus, mas ele era baixinho e precisava de ajuda porque havia muitas pessoas altas em volta de Jesus. Zaqueu viu uma árvore grande e decidiu subir nela para poder ver Jesus. (Colocar o boneco na árvore da decoração da sala.) Vamos cantar juntos o cântico de Zaqueu e vamos todos fazer os gestos. Cantar com gestos “Jesus o Amava Mesmo Assim” (ver p. 53, CD faixa 40).
Jesus amava Zaqueu e também ama cada um de vocês. Vamos cantar mais uma vez o cântico do nosso Verso Para Decorar. Cantar “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).

E. Jesus Perdoa Zaqueu viu Jesus! E Jesus também viu Zaqueu! Quando Jesus olhou para o rosto dele e sorriu, Zaqueu percebeu que Jesus o perdoara por haver roubado o dinheiro das pessoas. E
Zaqueu sentiu que Jesus o amava!
Jesus nos perdoa e nos ama sempre. Vamos cantar juntos o cântico do Verso Para Decorar.
Cantar novamente com gestos o cântico “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).

F. Convidado Para o Jantar
Quando Jesus olhou para cima da árvore e viu Zaqueu, Ele disse: “Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje.” Zaqueu gostou de Jesus e ficou muito feliz com a ideia de Jesus ir à sua casa. Vocês podem vir e sentar-se em volta da mesa enquanto cantamos sobre Jesus visitando Zaqueu. Permitir que as crianças se sentem em volta da mesa e façam de conta que estão comendo. Cantar “Jesus o Amava, Mesmo Assim” (ver p. 53, CD faixa 40).
Jesus nos ama sempre. Vamos cantar outra vez o nosso Verso Para Decorar? Cantar “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).

G. Devolução do Dinheiro Jesus amava muito Zaqueu. E Zaqueu amava Jesus. Zaqueu queria obedecer aos mandamentos de Jesus e não queria enganar mais ninguém. Queria fazer só o que é certo. Ele disse a Jesus que estava arrependido de todas as coisas más que havia feito. Jesus o perdoou.
Zaqueu decidiu devolver todo o dinheiro que havia roubado das pessoas. Vocês podem vir e pegar algumas moedas para dar a outras pessoas como Zaqueu fez. Permitir que as crianças peguem as moedas e deem umas às outras.
Zaqueu deve ter ficado muito feliz. Jesus o perdoara. Jesus fora a sua casa comer com ele. Jesus o amava!
Jesus nos ama sempre. Vamos cantar outra vez o cântico do Verso Para Decorar. Cantar “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).

H. Jesus nos Ama
Embora Zaqueu não tivesse sido bom para com as outras pessoas, Jesus o amou e o perdoou. Jesus lhe mostrou que é melhor sermos bondosos. Vamos cantar a respeito de quanto Jesus nos ama. Distribuir bandeirinhas para as crianças agitarem enquanto
cantam “Sim, Cristo me Ama” (ver p. 53, CD faixa 26).
Agora vamos cantar outra vez o cântico do Verso Para Decorar. Cantar “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).
Jesus nos ama sempre. Jesus ama a cada um de nós. Nós todos somos muito especiais para Ele. Vamos olhar no espelho enquanto cantamos “Sim, Cristo me Ama”
(ver p. 53, CD faixa 26).
Jesus amou Zaqueu mesmo quando ninguém mais o amava. Jesus ficou muito contente porque Zaqueu também aprendeu a amar Jesus. Jesus também nos ama. Ele ama todos os meninos e meninas não importa onde eles morem. Nós também devemos amar todos os meninos e meninas do mundo inteiro, não importa que sejam diferentes de nós, que falem diferente de nós, ou usem
roupas diferentes. Vamos cantar juntos que Jesus ama as crianças do mundo inteiro. Distribuir gravuras de crianças de diferentes países e deixar que as crianças coloquem no flanelógrafo enquanto cantam “Cristo Ama as Criancinhas” (ver p. 54, CD faixa 29).
Jesus ama todas as criancinhas e ama vocês também. Vamos cantar mais uma vez o cântico do Verso Para Decorar “Deus é Amor” (ver p. 48, CD faixa 60).

 

image

Nenhum comentário: