Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Assunto Sério

Lição 9 dos Adolescentes 26 de fevereiro de 2011

I. SINOPSE
Gênesis 19 talvez contenha em seus versos a admoestação mais séria de toda a Bíblia, referente ao desagrado de Deus sobre uma iniquidade pública e escandalosa.
Esse episódio bíblico não se trata tanto de Sodoma e Gomorra, as duas famosas cidades destruídas por Deus, mas de uma família dirigida por um homem chamado Ló. Ló era sobrinho de Abraão e, como tal, tinha na pessoa de Abraão um sólido exemplo de consagração.
Quando Abraão lhe ofereceu seu pedaço da terra prometida, para onde Deus os havia conduzido, ele escolheu as opulentas e verdejantes planícies de onde se podia ver Sodoma.
Foi uma decisão fatal.
Com essa decisão, Ló lançou o fundamento para a destruição de sua família. Involuntariamente, ele havia trazido perigosas infl uências para perto de seu lar. Entre as sérias lições que não podem ser ignoradas nessa história, está a importância de fi carmos bem longe das más infl uências para não sermos corrompidos.
A maior lição de Gênesis 19, evidentemente, é o julgamento de Deus contra os habitantes de Sodoma e Gomorra. Sua imoralidade
era célebre, como evidencia a homossexualidade praticada pelos homens da cidade, que bateram à porta de Ló para implorar relações sexuais com os anjos hóspedes de Ló.
Também podemos ver nessa história a maravilhosa graça de Deus, Sua disposição para salvar Ló e sua família, se eles simplesmente obedecessem. Deus sempre adverte Seus filhos antes de castigá-los. Cabe a nós prestar atenção às advertências divinas antes que seja tarde demais.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
A história de Sodoma e Gomorra e das outras cidades da planície acrescenta muita riqueza a essa narrativa.
1. Na extremidade sul do Mar Morto está uma área hoje conhecida como Monte Sodoma, geralmente considerada a antiga localização de Sodoma. O que a maioria de nós não sabe é que Sodoma e Gomorra não foram as únicas cidades destruídas naquele fatídico dia, quando fogo e enxofre caíram do céu. Até agora, os arqueólogos descobriram pelo menos cinco cidades que foram transformadas em cinzas de enxofre naquele dia.
2. Alguns cristãos ficam intrigados com a destruição de Sodoma e Gomorra e das outras perversas cidades das planícies de Manre. Deus destruiu homens, mulheres e crianças. A maioria de nós acha que as crianças são inocentes, incapazes de consentir com o pecado, mas o que parece é que Deus não vê dessa forma.
Quando Abraão insiste para que Deus salve a cidade por amor aos fiéis que ali moravam, Deus informa que não havia nem dez pessoas fiéis morando ali. O que podemos concluir com isso? Talvez essa questão referente à destruição de crianças devido aos
pecados dos pais seja algo que teremos que perguntar a Deus quando O virmos.
3. Uma outra parte problemática dessa narrativa é a disposição de Ló em oferecer suas filhas para a irada multidão de homens que
estavam à sua porta. Essa depravada multidão teria estuprado as moças e provavelmente as teria matado. Sua depravação sexual fez com que eles rejeitassem a oferta de Ló em favor dos estranhos que estavam do lado de dentro.
O que podemos concluir de Ló com a oferta que ele fez de suas filhas? Que tipo de pai colocaria suas filhas em risco dessa forma? Essa passagem nos diz muita coisa sobre a pressão pela qual Ló estava passando e sobre o tipo de consideração que ele tinha por sua família. O Comentário Bíblico Adventista (SDA Bible Commentary), vol. 1, p. 333 apresenta Ensinando a partir das seções…
Encaminhe seus alunos às outras seções da lição.
• Com Outros Olhos
Pergunte a eles de que maneira as citações da seção Com Outros Olhos transmitem o objetivo da história nessa lição.
• Flash
Leia a afirmação da seção Flash, ressaltando que ela provém do comentário sobre a história desta semana, encontrada no livro Patriarcas e Profetas. Pergunte que relação eles veem entre essa afirmação e o que eles acabaram de discutir na seção Aplicando a História.
• Versos de Impacto
Ressalte para os alunos os versos listados na lição que estão relacionados com a história desta semana. Peça que eles leiam as passagens e cada um escolha o verso que fala mais diretamente ao seu coração hoje. Então, diga-lhes para explicar por que eles escolheram esse verso.
Ou você poderá determinar as passagens para que duplas de alunos leiam em voz alta e depois discutam, a fim de escolher a passagem mais relevante para eles.
50 estes comentários: “Sua crença na solene tarefa de prestar hospitalidade, tão prezada entre as nações orientais, explica, embora não justifique, sua decisão. Ele, que tinha um estranho sob sua proteção e cuidado, foi obrigado a defendê-lo, mesmo que isso custasse sua própria vida. Em alguns países do Oriente Próximo, a tarefa de prestar hospitalidade continua sendo prezada nessa mesma perspectiva. Apenas para uma mentalidade oriental, a obrigação de um anfitrião com relação aos seus hóspedes talvez justifique ou, pelo menos, desculpe a conduta de Ló naquela ocasião. A pureza de suas duas filhas numa cidade como Sodoma é evidência do grande cuidado com o qual Ló as havia criado, provando que essa oferta não foi feita de forma leviana.”
4. Ellen White nos conta o seguinte sobre as oportunidades que Deus havia dado aos cidadãos de Sodoma para conhecê-Lo: “Por ocasião da mudança de Ló para Sodoma, a corrupção não havia ainda se tornado geral, e Deus em Sua misericórdia permitiu que raios de luz resplandecessem por entre as trevas morais. Quando Abraão libertou dos elamitas os cativos, foi chamada a atenção do povo para a verdadeira fé.
Abraão não era um estranho para o povo de Sodoma, e seu culto ao Deus invisível fora assunto para ridículo entre eles; mas sua vitória sobre forças grandemente superiores e sua disposição magnânima dos prisioneiros e despojos provocaram espanto e admiração.
Enquanto sua habilidade e bravura eram exaltadas, ninguém podia evitar a convicção de que o fizera vencedor um poder divino.” – Patriarcas e Profetas, p. 157.

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
Não era plano de Deus julgar Sodoma, Gomorra e as outras cidades das planícies de Manre com tanta severidade. As decisões
tomadas por pessoas perversas selaram sua destruição.
Essa história está incluída na narrativa bíblica como uma admoestação sobre os perigos de se viver perto dos que fazem o
mal ou se associar com eles. Porém, Deus não deseja que nenhum de nós pereçamos, mas que todos cheguemos ao arrependimento.
Foi esse amor que levou Deus à porta de Ló. Foi esse amor que levou os anjos a praticamente arrastar de casa a família de Ló.
Deus Se recusa a nos deixar partir até que Ele tenha nos dado todas as oportunidades para sermos salvos.

Nenhum comentário: