Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Quem é meu Próximo?

Lição 7 do Jardim da Infância 12 de Fevereiro de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Ame o seu próximo como a si mesmo.” Lucas 10:27, NVI.

Resumo da Lição
Um judeu viajava de Jerusalém para Jericó e foi atacado por ladrões, que lhe tomaram tudo, o espancaram e o deixaram deitado sangrando à beira da estrada. Um sacerdote passou por ali mas não parou para ajudá-lo. Mais tarde, outro sacerdote passou por ali, mas também não parou para ajudar o homem. Finalmente, um samaritano se aproximou, parou e cuidou do homem ferido. O samaritano colocou ataduras em seus ferimentos, o levou em seu jumento (do samaritano), e o deixou em uma hospedaria (hotel). Ele ainda pagou ao dono da hospedaria para que cuidasse do judeu até que ele sarasse.
Esta lição fala sobre graça. O samaritano tratou o homem ferido como Deus nos trata – com amor e bondade. Quando aceitamos Seu amor e nos tornamos parte de Sua família, verdadeiramente
tratamos outras pessoas com amor e bondade.

Decoração da Sala
Continuar com o lar palestino e o Templo da última semana. Se desejar, acrescentar uma estrada feita de papel marrom, com pedras de verdade e vegetação ao longo dela. Encostar duas cadeiras uma de frente para a outra, jogando um TNT marrom para dar a ideia de um jumento, que deve ser usado durante o Vivenciando a História e também pode ser usado na lição 9.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Crianças para representar Jesus, o viajante, os ladrões, os dois sacerdotes, o dono da hospedaria e o samaritano.
Certa vez, Jesus estava falando a uma grande multidão. Do meio daquela multidão, um professor perguntou a Jesus:
– Que devo fazer para viver para sempre?
Jesus, então, lhe perguntou bondosamente:

– O que está escrito na lei?
– A lei diz que devemos amar a Deus de todo coração – respondeu o professor – e amar nosso próximo como a nós mesmos.
– Exatamente! – exclamou Jesus.
– Mas quem é meu próximo? – o professor perguntou.
Então, Jesus contou a todos esta história:
– Um homem viajava de Jerusalém para Jericó – Ele começou. – Todos conhecem aquela estrada perigosa. Ela atravessa montanhas onde não mora ninguém. Ali, os assaltantes gostam de se esconder nas cavernas e atrás das pedras. [Viajante caminha
vagarosamente através da sala.]
O povo concordava, meneando a cabeça. Todos conheciam a estrada que Jesus estava mencionando.
– Bem – Jesus continuou – um grupo de assaltantes atacou o viajante. Tiraram a roupa dele. Bateram nele. Roubaram o dinheiro e tudo que ele tinha. Então, deixaram o homem no meio da estrada, quase morto. [Pedir que os ladrões sejam gentis.]
O povo meneou a cabeça outra vez. As pessoas conheciam muitas histórias de ladrões na estrada de Jericó.
– Então, passou por ali um sacerdote (um sacerdote é como um pastor). [O sacerdote caminha junto ao homem ferido.] Quando ele viu o pobre homem machucado e sangrando, fez de conta que não viu. Passou do outro lado da estrada e continuou seu caminho. Ele achava que o homem pudesse ser um samaritano, e o sacerdote judeu não gostava dos samaritanos. Os samaritanos eram diferentes do povo judeu.
Pouco depois, passou um outro sacerdote dos levitas. [O segundo sacerdote caminha ao lado do homem machucado.] Ele ouviu os gemidos do pobre homem. Foi na ponta dos pés até perto dele para ver melhor. O homem estava tão sujo e ensanguentado! Estava imundo! O sacerdote franziu o nariz e saiu depressa dali. Ele não queria se aborrecer com alguém que pudesse ser um samaritano.
Não demorou muito e um samaritano passou por ali montado em seu jumento. [Samaritano anda/cavalga. Para junto ao homem machucado.] Vocês se lembram de que um samaritano e alguém de Jerusalém geralmente não eram amigos? “O que aconteceu?” pensou ele consigo mesmo ao ver aquele homem machucado. O samaritano desceu do jumento e rapidamente se aproximou do homem para ver se podia fazer alguma coisa para ajudá-lo.
O samaritano se ajoelhou ao lado do homem machucado. [Samaritano cuida do homem machucado.] Com muito cuidado, limpou as feridas e aplicou curativos. Então, ajudou aquele pobre homem a montar no seu próprio jumento e o conduziu até a cidade.
Aquele bom samaritano levou o homem ferido a uma hospedaria [samaritano ajuda viajante a ir à hospedaria] e disse ao hospedeiro: “Por favor, cuide deste homem. Dê-lhe comida e chame um médico para cuidar dele. Aqui está um pouco de dinheiro. Quando eu voltar pagarei todas as despesas que você tiver.”
Quando Jesus terminou de contar a história, olhou para o professor que Lhe fizera a pergunta.
Então, era Jesus quem tinha uma pergunta para ele:
– Qual daqueles três homens você acha que foi o próximo do viajante que foi assaltado?
O professor sabia a resposta. Era fácil.
– Aquele que cuidou dele – respondeu ele.
– Muito bem! – disse Jesus com um grande sorriso. – Vá e faça o mesmo.
Jesus nos ensinou que devemos amar todas as pessoas. Não importa que aparência elas tenham, como falem ou que cheiro tenham. Jesus pede que ajudemos nosso próximo. E nosso próximo é qualquer pessoa que necessite de ajuda. Vamos fazer como aquele bom samaritano.
Vamos agir como Jesus. Vamos sair e fazer o mesmo!

image

Nenhum comentário: