Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Louvar a Deus – na Tristeza ou na Alegria

Lição 9 dos Juvenis 26 de fevereiro de 2011

Verso Para Memorizar
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Filipenses 4:6.

Resumo da Lição
Ana estava triste e se sentia rejeitada porque não tinha um filho. Ela orou e colocou seu problema nas mãos de Deus. O Senhor respondeu a oração dela dando-lhe um filho a quem deu o nome de Samuel. Ana dedicou Samuel a Deus. Quando Deus respondeu à
sua oração, Ana irrompeu em poesia e louvor ao Senhor.
Esta lição fala sobre adoração. Deus deseja que nós O busquemos nos bons e maus momentos.
Ele compreende melhor que ninguém como nos sentimos. Nós O adoramos quando nos volvemos a Ele sempre e aprendemos a louvá-Lo em todas as situações.

Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Lembrar os alunos do exercício “Medindo os Níveis de Estresse” que a classe fez na Atividade Preparatória B. Lembrar à classe os dois ou três itens mais estressantes que foram votados por eles. O que poderia ajudar a aliviar cada uma dessas situações? A quem uma pessoa nessa situação poderia ir em busca de ajuda? (Professor, pastor, pais, amigo.) Em nossa história de hoje, uma mulher chamada Ana buscou ao Senhor para apresentar-Lhe seu problema e sua tristeza, assim como nosso verso de hoje nos manda fazer. Ela também buscou a Deus em sua alegria, depois de receber uma resposta à sua oração.

Vivenciando a História
Com antecedência, convidar um adulto, homem ou mulher, para vestir roupas dos tempos bíblicos (pode ser um tecido retangular sobre a cabeça e amarrado com um lenço enrolado) e contar a história de 1 Samuel 1 em suas próprias palavras. A pessoa contará a história do  ponto de vista de Ana ou de Eli. Quando tiver terminado de relatar os detalhes do capítulo, poderá pedir
aos alunos que acompanhem a leitura do cântico de Ana, em 1 Samuel 2:1-10. A leitura poderá ser responsiva, o convidado lê um verso e os alunos leem outro em coro.

Aplicação da Lição
Situações da Vida Real
Dividir a classe em quatro grupos. Entregar a cada grupo uma das situações a seguir.
Pedir aos alunos que dramatizem a situação.
Em seguida eles devem ler o texto bíblico relacionado à situação que receberam, e debater a dor que Jesus e o personagem da história experimentaram.
Situação um: Tiago acabou de se mudar para uma nova escola. Na hora do recreio, ele tenta se aproximar de alguns colegas de classe, mas estes lhe dão as costas. (João 1:1 e 11).
Situação dois: Catarina vê sua amiga, Juliana, cheia de intimidades com Jonas, o garoto com quem ela estava namorando. Ela se sente traída por Juliana, que imaginava ser sua melhor amiga. (Lucas 22:54-61).
Situação três: Rafael está visitando uma igreja diferente. Ele tem dificuldade em pronunciar corretamente as palavras e fala muito devagar. Ele nota que vários alunos estão apontando para ele e rindo. (João 10:20).
Situação quatro: Os pais de Karen são pobres e suas roupas são todas reutilizações de roupas que já foram de sua irmã mais velha. Ela encontra um bilhete em sua carteira, na escola, dizendo
que ela é feia. (Marcos 12:42 e 43).

Nenhum comentário: