Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Isaque, O Garoto Prodígio

ruthbaby7

Lição 08 dos Adolescentes 19 de Fevereiro de 2011

História Bíblica: Gênesis 21:1-5; 22:1-12.
Comentário: Patriarcas e Profetas, capítulo 13.

SINOPSE
Será que existe alguém que não gosta de bebê? É verdade, não existe – pelo menos não em sã consciência. Os bebês são especiais, um evidente sinal da aprovação de Deus confirmando o ciclo da vida humana, confirmando o processo de perpetuação que Ele instituiu no Éden.
Sara, esposa do grande patriarca Abraão, ansiava experimentar a alegria de ouvir o choro de um bebê. Ela era estéril fazia anos e já havia perdido todas as esperanças de algum dia ter um filho. Apesar da promessa de Deus a Abraão, de que Ele lhe daria descendentes inumeráveis como a areia do mar, a demora de Deus em cumprir essa promessa significava tristeza para Sara. Foi essa tristeza e a incredulidade que a levou a incentivar Abraão a ter um fi lho com sua serva Agar – uma decisão extremamente desastrosa.
Deus finalmente cumpriu Sua promessa para Abraão e Sara. Sara fi cou grávida numa idade bem avançada e deu à luz Isaque, o “garoto prodígio”, se é que já existiu algum. Os acontecimentos do nascimento dessa criança foram tão milagrosos que a ordem posterior de Deus para sacrifi cá-lo deve ter sido um teste de proporções épicas para a fé de Abraão. Porém, diante da ordem de Deus, Abraão não se esquiva, não se aborrece, nem hesita. Imediatamente se põe a obedecer a Deus.
Embora Abraão certamente tenha tido dúvidas sobre o pedido de Deus, ele escolheu crer que Deus proveria um meio de escape.
Na vida, também enfrentamos dilemas semelhantes e devemos, da mesma forma, escolher confi ar em Deus.
Um outro aspecto dessa extraordinária narrativa bíblica que faz com que ela se destaque é a confiança e a obediência de Isaque ao seu pai. Nesse sentido, Isaque era um tipo de Cristo – obediente até a morte, e morte de cruz, ou, no caso de Isaque, morte no altar. Sua obediência nos diz muito sobre a forma como seus pais o criaram e seu amor por Deus. É um grande exemplo para os jovens de hoje.

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Nossa vida muitas vezes é definida por momentos cruciais. Na vida de Abraão e Sara, vários momentos definiram seu relacionamento com Deus. Sua decisão de dar uma ajuda para Deus a fim de cumprir Sua promessa de fazer de Abraão uma grande nação – fazendo com que Abraão tivesse um filho com Agar – foi um momento de incredulidade, pelo qual o mundo ainda está pagando o preço. O conflito entre os israelitas e os palestinos começaram naquele momento.
Apesar dessa falha, Deus estende Sua graça a Abraão e Sara e a Agar e Ismael. Por direito, Deus poderia ter feito de Ismael o filho da promessa, através do qual a semente de Abraão floresceria e através de quem o Messias viria para salvar o mundo. Mas Deus não fez isso.
Ele manteve Sua promessa para Abraão e Sara, dando-lhes Isaque. Mas por causa de sua anterior desobediência, eles teriam que suportar um outro momento crucial: o chamado de Deus para sacrificar seu único filho.

Apresentando o Contexto e o Cenário

O amor de Deus por nós é incondicional. Ele nunca deixa de estender a mão para nós, mesmo quando fazemos uma bagunça na nossa vida. Deus reabilitou Abraão reconstruindo sua vida, que agora serve como um ótimo exemplo para todos nós. Eis mais alguns fatos interessantes que servem de contexto para essa narrativa.
1. O nome Isaque significa “riso”. Esse nome foi dado porque, quando o anjo prometeu que Sara seria mãe, ela riu da predição,
pois tinha passado da idade de ter filhos.
Quando a criança nasceu, ela disse: “Deus me deu motivo para rir. E todos os que ouvirem essa história vão rir comigo.” Gênesis 21:6, NTLH.
2. Na época em que Abraão e Sara viviam, os homens que eram cabeça de família exerciam um enorme poder sobre o lar. Costumavam ter várias esposas e podiam solicitar os serviços sexuais das servas a qualquer momento.
Esse era um costume não aprovado por Deus.
Com essas informações em mente, não é difícil entender o tratamento que Agar recebeu da mão de seus senhores. Seguramente, as ações de Agar após o nascimento de Ismael desafiaram a validade da união de Abraão e Sara, mas esse foi um problema que eles mesmos criaram. O exílio de Agar foi uma fonte de profunda dor para Abraão, o qual implorou para que Deus permitisse que Ismael fosse seu herdeiro. Mas Deus foi firme.
Porém, prometeu fazer de Ismael uma grande nação. Deus estava procurando fazer com que todos fossem vitoriosos nesse complicado triângulo amoroso.
3. O monte Moriá, onde o sacrifício de Isaque foi cancelado, tem sido considerado um lugar santo ao longo dos anos. E não apenas
porque foi o lugar em que Deus testou a fé de Abraão e Isaque. Moriá é reverenciado também porque foi o local em que Jacó sonhou com anjos subindo e descendo uma escada que ia da terra ao céu (Gênesis 28:10-18). Foi nessa montanha também que Davi construiu um altar e ofereceu sacrifícios a Deus cerca de 1.000
anos depois de Abraão (1 Crônicas 21:25).
4. Ellen White nos conta o seguinte sobre o teste de fé de Abraão:
“Deus havia chamado Abraão para ser o pai dos fiéis, e sua vida devia ser um exemplo de fé para as gerações subsequentes. Mas sua fé não tinha sido perfeita. Mostrara falta de confiança em Deus, ocultando o fato de que Sara era sua esposa, e novamente com o seu casamento com Agar. Para que atingisse a mais elevada norma, Deus o sujeitou a outra prova, a mais severa que o homem jamais foi chamado a suportar. Em uma visão da noite foi-lhe determinado que se dirigisse à terra de Moriá, e ali oferecesse seu filho em holocausto sobre um monte que lhe seria mostrado.” – Patriarcas e Profetas, p. 147.

Dicas Para um Ensino de Primeira Linha
Quando Jesus ministrou na Terra, havia um tema inconfundível em Seus ensinos: o amor. O que isso significa na prática?
Na vida de Jesus, podemos vê-Lo curando pessoas quebrantadas, ressuscitando os mortos, encorajando os oprimidos, castigando os hipócritas. Em Seu ministério terrestre, Jesus Se concentrou em restaurar pessoas, dar esperança a um povo cujos líderes religiosos eram culpados de negligência religiosa.
Na narrativa de Abraão, Sara, Agar, Ismael e Isaque, enfatize os momentos em que Deus traz restauração e cura para os personagens da história. Deus estava interessado em fazer algo especial na vida de Abraão e Sara, apesar de suas desajeitadas tentativas de ajudá-Lo. Agar é arrastada em meio à confusão e decepciona a Deus, mas Ele a abençoa como também a Ismael. A vida de Isaque é salva quando Deus provê um carneiro para o sacrifício. Deus está sempre buscando oportunidades em nossa vida para demonstrar Seu maravilhoso amor.

Nenhum comentário: