Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A Mais Dolorosa Escolha

Lição 9 dos Primários 26 de fevereiro de 2011

VERSO PARA DECORAR
“Pai, se queres, afasta de Mim este cálice; contudo, não seja feita a
Minha vontade, mas a Tua.” Lucas 22:42.

Resumo da Lição
Jesus e Seus discípulos foram ao Getsêmani para orar. Jesus sentiu necessidade de ter força para enfrentar o que estava diante dEle. Pediu aos discípulos que orassem com Ele. Mas eles estavam muito cansados e dormiram. Jesus lutou e orou sozinho. Sofreu tremendamente porque todos os pecados do mundo estavam sobre Ele. Sentiu ainda maior dor ao ser traído por um dos Seus melhores amigos, Judas, e ser levado para a prisão.
Esta lição fala sobre adoração. Ao pagar a dívida de todos os pecadores do mundo, Jesus Se separaria de Deus. Isso causou-Lhe profunda dor e sofrimento. Tão grande amor inspira em nós extrema gratidão.

Lição Bíblica
Vivenciando a História
Com antecedência, preparar a dobradura para ajudar a fazer escolhas (ver p. 103). Enquanto conta a história, usar a dobradura conforme indicado entre parêntesis.

Jesus e Seus discípulos tinham terminado de tomar a última refeição juntos. Agora, estavam se dirigindo para o Monte das Oliveiras, sua montanha preferida. Jesus queria orar. Quando chegaram à entrada do jardim, oito dos discípulos encontraram um lugar confortável para descansar. [Mostrar o lado onde diz “discípulos” na dobradura.]
Mas Jesus foi mais para dentro do jardim com Pedro, Tiago e João [mostrar na dobradura o nome desses discípulos] e pediu que eles vigiassem e orassem com Ele. Jesus foi ainda um pouco mais para a frente para orar sozinho.
Jesus tinha uma escolha muito difícil a fazer. Ele queria salvar todas as pessoas do mundo. Mas se escolhesse fazer isso, teria de sofrer tremendamente. [Pedir que as crianças façam uma escolha entre os números 1 a 4, levantando a ponta da dobradura que tem o número de sua escolha.] Haveria muitas mentiras contra Ele. Seria tratado injustamente e com açoites. E teria de passar por tudo isso sozinho – simplesmente para nos salvar.
Jesus não queria que todas as pessoas que criou tivessem de morrer pelos seus pecados. Mas a única alternativa seria morrer em lugar deles. Ele precisava de força para tomar uma decisão e queria que Seus amigos mais íntimos O ajudassem, orando para que Ele tivesse força. Ele foi até Pedro [mostrar o nome de Pedro na dobradura].
Pedro estava dormindo. Não podia ajudar. [Rasgar e tirar fora o quadradinho com o nome de Pedro.] Foi até Tiago. [Mostrar o nome de Tiago.] Ele também estava dormindo. Não podia ajudar. [Rasgar e tirar fora o quadradinho com o nome de Tiago.] Foi, então, a João. [Mostrar o nome de João.] Mas ele também estava dormindo e não podia ajudar.
[Rasgar e tirar fora o quadradinho com o nome de João.] Então, Jesus foi até os demais discípulos, mas todos estavam dormindo e não podiam confortá-Lo tampouco. [Rasgar e tirar fora o quadradinho com a palavra “discípulos”.]
Jesus, então, voltou a orar pedindo a Deus que se fosse possível – se fosse da vontade do Pai – passasse dEle aquele cálice – permitisse que Ele não tivesse de passar pela dor e sofrimento.
Ele considerou aquilo como um cálice amargo. [Passar o copo com algo de gosto desagradável.
Permitir que cada criança que desejar, encoste levemente a ponta do dedo no líquido do copo e coloque o dedo na língua para provar.] Mas Deus sabia que Jesus queria fazer aquele sacrifício
por ser a única maneira de nos salvar. Jesus nos amava muito para nos deixar todos perdidos nas mãos de Satanás. Ele teria de sofrer sozinho.
De repente, um grupo de soldados chegou com um dos discípulos de Jesus – Judas. Todos os discípulos que estavam dormindo acordaram. Os soldados agarraram Jesus. Os discípulos ficaram surpresos e zangados ao ver a maldosa multidão e observar enquanto as mãos de Jesus eram atadas. Jesus, porém, não Se surpreendeu nem ficou zangado. Ele calmamente foi com os soldados. Jesus sabia perfeitamente o que O aguardava – a cruz. [Desdobrar o papel para revelar a cruz que sobrou da dobradura.]

Nenhum comentário: