Lição 8 Primários 19 de fevereiro de 2011
Resumo da Lição
Certo dia, Jesus e Seus discípulos estavam com fome. Eles passaram por uma plantação onde havia grãos maduros e os discípulos colheram alguns grãos para comer. Os fariseus os a cusaram de transgredir o sábado. Jesus explicou usando a experiência de Davi quando entrou na casa de Deus e comeu do pão sagrado. Jesus também lembrou aos fariseus que os sacerdotes do templo trabalhavam aos sábados. Ele reivindicou ser Senhor do sábado. Depois disso, para ilustrar melhor que era lícito fazer bem aos sábados, Jesus foi à sinagoga e curou um homem que tinha a mão atrofi ada.
Esta lição fala sobre graça. O sábado é uma das dádivas divinas de amor para a humanidade.
É uma ocasião especial em que Deus nos convida a interromper nosso trabalho para podermos obter um vislumbre melhor da Sua obra de amor redentor.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Personagens: Jesus, discípulos, fariseus, homem com mão paralisada.
Vestir as crianças com roupas dos tempos bíblicos e designar a cada uma seu papel.
Orientar os personagens específicos a fazer os gestos enquanto a história é contada.
Certo sábado, Jesus e Seus discípulos estavam retornando da igreja. [“Jesus” e Seus “discípulos” caminham juntos até a frente.] Eles passavam por uma plantação de trigo que tremulava de um lado para outro com a brisa quente. [Acenar delicadamente com as espigas ou ramos.] Seu cheiro os fez pensar em pão sendo assado no forno. [Mostrar o pão]. Jesus e Seus discípulos estavam com fome!
Naqueles dias, as pessoas tinham permissão para comer alimento da plantação de outra pessoa se estivessem com fome ao passarem pela plantação. Assim, quando os discípulos passavam pela plantação, eles colheram algumas hastes de trigo e esfregaram os grãos entre as mãos. [Os “discípulos” devem esfregar grãos entre as mãos.]
Quando as sementinhas se soltavam, eles as levavam à boca. [Os “discípulos” fazem gestos como se levassem os grãos à boca e os mastigassem.] Era gostoso mastigar o grãozinho de trigo!
Mas nem todas as pessoas estavam contentes. Os fariseus que estavam ali por perto acharam que os discípulos não deviam estar colhendo grãos e comendo, pois era sábado. Eles disseram a
Jesus: [Os “fariseus” devem ir até “Jesus”, e de cara feia encenar conversar com Ele e apontar para os “discípulos”.]
– Quando Seus discípulos colhem o trigo e o esfregam nas mãos para os grãos se soltarem, é como se estivessem colhendo o trigo. Assim, eles estão desrespeitando o sábado!
Os fariseus haviam tomado o maravilhoso mandamento do sábado de Deus fazendo dele seu próprio mandamento. Fizeram uma porção de regulamentos extras tornando o sábado um pesado fardo. Deus desejava que o sábado fosse um dia especial para as pessoas se alegrarem enquanto aprendessem sobre Seu amor. Mas em vez disso, muitas pessoas não se alegravam com o sábado.
Jesus amava os fariseus. Desejava que eles também conhecessem a alegria do sábado. Jesus lhes fez algumas perguntas para os fazer pensar. [“Jesus” Se volta para os “fariseus” e gesticula como se estivesse falando.]
– Vocês se lembram de Davi? – perguntou Ele. – Certa vez ele e seus homens estavam com muita fome. Então, comeram o pão especial do templo que era realmente apenas para os sacerdotes.
Se aquilo foi correto naquela ocasião, então comer trigo no dia de sábado também é correto. Vocês estão confusos a respeito do sábado – continuou Jesus. – As pessoas não devem
sofrer no dia de sábado. O sábado é para todas as pessoas. Eu sei, pois sou Senhor do sábado.
Em outro sábado, enquanto Jesus estava na igreja, Ele viu um homem que tinha a mão atrofiada.
[Homem com a mão contorcida se aproxima de “Jesus” e seus “discípulos”.] Jesus perguntou para as pessoas: [“Jesus” se volta para a classe e gesticula como se estivesse falando.]
– O que vocês acham? É correto fazer o bem no sábado?
Algumas pessoas não se preocupavam com os outros. Elas achavam que o homem não devia ser curado, pois era sábado!
Jesus fez outra pergunta para fazê-los pensar:
– Se uma de suas ovelhas caísse em um buraco, vocês não a tirariam de lá? Uma pessoa vale mais do que um animal! Portanto, é correto fazer o bem no sábado.
Então, Jesus disse ao homem que tinha a mão atrofiada: [“Jesus” se volta para o homem que tem a mão atrofiada.]
– Estenda sua mão. [O homem estende a mão e depois salta de alegria.]
A mão do homem ficou completamente curada!
Jesus quer que saibamos que o sábado é um dia para alegria e para cura.
No dia de sábado temos mais tempo para fazer coisas especiais que nos ensinam sobre o amor de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário