Lição 08 dos Juvenis 19 de Fevereiro
VERSO PARA MEMORIZAR
“Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” I Tessalonicenses 4:16.
Missões
Deus nos deu uma importante missão: contar ao mundo sobre a ressurreição e a vida que temos em Jesus. O relato de hoje vai contar uma história de missão de [mencionar local]. Contar o relato missionário desta semana.
Ofertas
Ao trazer suas ofertas, digam a Deus, em seu coração, que esta é uma das maneiras como vocês desejam ajudar a contar ao mundo sobre Jesus.
Oração
Explicar que hoje todos vão orar de olhos abertos.
Senhor, nós O amamos tanto e apenas queremos Lhe dizer o que o Senhor significa para nós.
Fazer uma pausa. Se os alunos não começarem a dizer o que Deus significa para eles, incentivá-los a dizer uma ou duas frases cada um. Em seguida, continuar a oração: Senhor, sabemos que nós O desapontamos e sentimos muito por isso. Convidar os alunos a dizer a Deus aquilo pelo que gostariam de pedir perdão. Senhor, temos alegrias e agradecimentos a Lhe trazer agora.
Os alunos poderão dizer seus agradecimentos. Lembrá-los de orar com os olhos abertos. Finalmente, pedir-lhes que apresentem a Deus suas necessidades e preocupações.
Terminar a oração dizendo: Senhor, sabemos que o Senhor conhece o que vai em nosso coração. Obrigado por carregar nossos fardos. Esteja no centro de nossos pensamentos hoje e sempre. Amém.
* Esta atividade pode ser feita em qualquer momento da programação.
Estudo da Lição
Introduzindo a História Bíblica
Esta é a última semana em que vamos estudar João 11. O que mais marcou vocês nas coisas que estudamos sobre esse capítulo de João? (Permitir respostas.) O que foi mais significativo para vocês, pessoalmente, nas três últimas semanas? (Incentivar respostas.) Vamos recapitular esse importante capítulo da Bíblia.
Vivenciando a História
Com antecedência, fazer cópias de João 11:1-44. Em sua cópia sublinhar as falas de cada personagem, dar a dica a cada aluno no momento que tiver que ler.
Os cachecóis são para cobrir a cabeça de Maria e de Marta; o tecido vermelho é para ser colocado nos ombros de Jesus; a “múmia” já está enrolada em papel higiênico desde a Atividade Preparatória A, o papel pardo é para ser cortado num grande círculo para servir como a pedra que fechava o túmulo.
Solicitar voluntários para serem (a) Maria, (b) Marta, (c) Jesus, (d) suporte para a pedra de papel, (e) os discípulos (metade da classe), (f) os pranteadores (outra metade da classe), (g) Tomé. Lázaro já está na frente, enrolado em papel higiênico.
Pedir aos voluntários que se coloquem à frente da classe. O suporte da pedra segurará o papel na frente de Lázaro. Instruir todos os personagens a prestar atenção e agir à medida que a história é contada. Começar lendo o verso 1. Não ler nenhum dos diálogos; mas fazer uma pausa para que cada personagem leia seus próprios diálogos. No fim do verso 44, pedir a vários voluntários que ajudem a tirar as tiras de papel higiênico, uma por uma, lendo as frases escritas em cada tira.
A história não acaba por aqui. Ellen G. White nos diz que todos que estavam reunidos ao redor do túmulo a princípio ficam “mudos de espanto”. Em seguida, todos se alegram e começam a dar graças a Deus. “As irmãs recebem como um dom de Deus o irmão que lhes é devolvido.”
Com lágrimas de alegria elas agradecem a Jesus. E enquanto todos se alegram, “Jesus Se retira de cena. Ao procurarem o Doador da vida, já não O encontram” (O Desejado de Todas as Nações, p. 536).
Analisando
O que vocês acham dessa história? (Esperar respostas.) Para vocês, qual foi a parte mais triste? (Aceitar respostas.) E qual foi a parte mais triste para Jesus? (Que todos estivessem chorando quando Ele estava bem ali; esqueceram dEle quando estavam se alegrando; alguns ainda não criam nEle, mesmo depois de tudo que aconteceu.) Que motivos de alegria encontramos nessa história?
Nenhum comentário:
Postar um comentário