Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma Longa e Estranha Viagem

Lição 7 dos Adolescentes 12 de fevereiro de 2011

I. SINOPSE
Seu nome e sua vida são uma metáfora da fé. Ele é o pai de muitas nações e um homem cuja vida se encontra no centro do judaísmo,
cristianismo e islamismo, as três principais religiões no mundo.
Abraão é reverenciado por várias razões.
Aceitou o chamado de Deus para ir a uma terra que ele não conhecia e que Deus lhe mostraria no decorrer do caminho. Em sua jornada, passou por dificuldades, que expõem suas imperfeições. Por exemplo, mentiu mais e uma vez, dizendo que sua esposa era sua irmã. Mas, em cada desafio, Deus o libertou e
sua fé foi reanimada.
Também enfrentou o grande desafio de seus parentes que, em certo momento, tomaram decisões erradas, como Ló ao armar sua tenda em Sodoma. Abraão implorou para que Deus poupasse Sodoma e Gomorra, mas infelizmente Ele não o atendeu. Porém, a preocupação e as orações de Abraão pela família do sobrinho ajudaram a salvar a vida de alguns.
Como se não fosse suficiente, Deus disse a Abraão para matar seu filho – o filho da promessa, aquele que daria origem a várias nações, descendentes inumeráveis como a areia do mar. A reação de Abraão nessa situação estou os limites de sua credulidade.
Com o coração partido, fez suas malas, preparou-se para partir com o filho e se dirigiu para as montanhas.
A vida de Abraão é um estudo sobre fé e obediência, mesmo quando os fatos parecem não fazer sentido. Deus nos chama não para analisar os fatos; Ele nos convida a olhar para Ele. Porém, se perseverarmos confiando nEle e fazendo Sua vontade, assim como Abraão, nos daremos conta de que estamos sendo abençoados além de nossos mais ardentes sonhos. Deus manteve Sua palavra para Abraão, pois de sua linhagem veio Jesus.
Quem poderia questionar uma prova dessa?

II. ENSINANDO A HISTÓRIA
Uma Ponte Para a História
Apresente o texto a seguir em suas próprias palavras:
Com o chamado de Abraão, Deus estava cumprindo uma promessa feita no Éden a Adão e Eva (Gênesis 3:15). Depois que o pecado havia dizimado o planeta, resultando em sua destruição através do dilúvio, Deus selecionou Abrão, cujo nome seria posteriormente mudado para Abraão, para ser a pessoa de quem descenderia o Libertador.
Deus fez de Abraão uma grande nação, cuja pureza étnica permanece até hoje. Jesus, nosso Salvador e Senhor, é um descendente direto de Abraão. Deus manteve Sua promessa feita a Adão e Eva, os quais morreram em paz sabendo que sua queda não seria a sentença de morte da Terra.

Apresentando o Contexto e o Cenário
Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.
Vale a pena notar que Deus teve grandes razões para suscitar um povo peculiar que pudesse servir como exemplo de consagração para o restante do mundo. Eis outros fatos que mostram o contexto da vida e serviço de Abraão:
1. Quando Deus chamou Abraão, ele estava morando em Ur dos Caldeus, uma cidade babilônica bastante moderna se comparada com outras cidades da época. Fundada mais ou menos 500 anos antes do nascimento de Abraão, Ur dos Caldeus era uma cidade que possuía código legal, sistema de escolas e bibliotecas.
Abraão não estava deixando a “roça” para levar a vida na estrada. Ele estava deixando uma cidade grande e bem estabelecida, o que c om certeza tornou a partida mais dolorosa.

2. Babilônia é sinônimo de desobediência, confusão, libertinagem e outras coisas vis. A cidade era também um lugar onde florescia
a adoração a ídolos. Terá, pai de Abraão, é descrito em Josué 24:2 como adorador de ídolos. Os habitantes de Ur adoravam deuses que representavam o fogo, o Sol, a Lua e as estrelas. Mas nenhum era mais venerado do que o deus apropriadamente chamado de Sin (pecado, em inglês), que era a divindade superior
adorada.

3. Abraão ouviu a voz de Deus. Note que Abraão não confundiu voz de Deus com a de outros deuses adorados em Ur. Ele sabia quem era Deus. Isso diz muita coisa sobre Abraão, que, mesmo em meio a uma cidade má e tendo crescido num lar cujo pai adorava ídolos, ainda conhecia a Deus. Quando Deus o chamou, ele não questionou Suas razões. Também não lamentou a jornada,
embora certamente tenha pensado nisso. Ele obedeceu.

4. Ellen White nos conta o seguinte sobre a poderosa fé de Abraão:
“Aquela obediência expedita de Abraão é uma das provas mais notáveis de fé a serem encontradas em toda a Bíblia. Para ele, a fé era ‘o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem’. Heb. 11:1. Confiando na promessa divina, sem a menor garantia exterior de seu cumprimento, abandonou o lar, os parentes e a terra natal, e saiu, sem saber para
onde, a fim de seguir aonde Deus o levasse.
‘Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiro com ele da mesma promessa.’ Heb. 11:9.” – Patriarcas e Profetas, p. 126.

III. ENCERRAMENTO
Atividade
Faça o encerramento com uma atividade e questione, usando suas próprias palavras.
Peça para os alunos pensarem na jornada mais longa que eles já fizeram. Pode ter sido uma viagem de carro, de avião ou, quem sabe, de trem, para ver os familiares ou para passar as férias. Pergunte se eles encontraram alguma dificuldade durante a viagem. Pergunte se eles oraram a Deus pedindo ajuda durante as provações.
Faça o encerramento pedindo para cada aluno orar silenciosamente por um minuto em busca de orientação divina para sua jornada diária com Ele.

Resumo
Apresente os pensamentos a seguir em suas próprias palavras:
Abraão foi o escolhido de Deus para suscitar um povo que Lhe obedecesse e abençoasse o mundo. Embora Deus tivesse escolhido Abraão, Ele nunca disse que Abraão era perfeito. Na verdade, ele era bastante humano.
Porém, a fraqueza de Abraão pôde ser mudada por Deus, pois ele acreditou em Deus – exercitou uma extraordinária fé – e foi obediente.
Essas duas qualidades o distinguiram da maioria dos patriarcas e matriarcas da Bíblia. Abraão creu que Deus não o abandonaria, e isso lhe foi creditado como justiça.
Nós também temos a mesma oportunidade de confiar em Deus e ver nossa vida transformada e abençoada. Porém, devemos ser
Uma das dicas deixadas por Jesus durante Seu ministério terrestre foi a seguinte: Sempre demonstre ao seu público o que você está tentando dizer. Parece estranho, não é? Mas funciona.
Imagine Jesus falando aos milhares reunidos na montanha. Quando Ele diz para o povo remover primeiro o cisco de seus próprios olhos antes de saírem por aí procurando viga nos olhos dos outros, você não O imagina com uma lasca de madeira em uma mão e uma viga na outra? Essa é a idéia. E quem pode dizer que Jesus não fazia isso?
Experimente fazer uma demonstração prática com seu grupo. Identifique alguém da sua igreja que tenha tomado uma decisão admirável para seguir a Deus. Por que não convidar esse Abraão em carne e osso para contar sua própria história na classe?

Nenhum comentário: