Lição 7 dos Primários 12 de fevereiro de 2011
VERSO PARA DECORAR
“Deixo-lhes a paz; a Minha paz lhes dou. [...] Não [...] tenham
medo.” João 14:27.
Resumo da Lição
Jesus estava cansado após longo dia de atividades. Pediu que Seus discípulos O levassem de barco para o outro lado do Mar da Galileia, distante das multidões. Jesus pegou no sono.
De repente, começou uma forte tempestade. Os discípulos pro curaram salvar a si mesmos e ao barco. Finalmente, se lembraram de que Jesus estava no barco. Eles O acordaram, clamando por ajuda. Jesus acalmou a tempestade e perguntou aos discípulos: “Onde está a sua fé?”
Esta lição fala sobre graça. Jesus protege muito Seus fi lhos. Ele nos conhece e nos ama com amor eterno. Mas nós não O conhecemos e geralmente subestimamos Seu poder de controlar
crises em nossa vida. Às vezes, entramos em pânico e recorremos a Ele como último recurso.
No entanto, Ele tem estado o tempo todo calmamente nos esperando.
Lição Bíblica
Vivenciando a História
Designar crianças para ajudar a encenar a história da lição. Será preciso alguém para atuar como Jesus, como discípulos, e para produzir os efeitos sonoros e visuais.
Praticar com antecedência.
Palavras: Ações:
trovão agitar as folhas de papel-cartão relâmpago acender e apagar várias vezes a luz da sala ondas borrifar água vento agitar leques ou ligar um ventilador (mudar a velocidade para representar vento suave e vento forte) chuva tamborilar pontas dos dedos sobre a cadeira ou mãos sobre a perna mar tranquilo inclinar vagarosamente as caixinhas com arroz de um lado para outro As crianças que estarão representando Jesus e os discípulos se assentam dentro do “barco” (na mesa virada de cabeça para baixo ou qualquer outra coisa improvisada) e fazem os gestos imitando os personagens à medida que a história é contada.
Contar a história com bastante expressão, salientando as palavras em negrito para servirem de dica para as crianças designadas executarem sua parte na encenação.
Jesus estava deitado, descansando no pequeno barco de pesca. Ele estava cansado por ter falado às multidões o dia inteiro e por ter curado muitas pessoas. Os discípulos também descansavam,
mas estavam um tanto empolgados com tudo o que haviam aprendido de Jesus e com todos os milagres que O haviam visto realizar. Eles estavam apreciando o mar tranquilo daquela noite
enquanto atravessavam o Mar da Galileia. O vento suave tornava a noite perfeita para navegar.
De repente, sem qualquer sinal de advertência, armou-se uma tempestade no lago. Relâmpagos cintilavam sobre as escuras águas, e trovões ribombavam. Os discípulos assustados saltaram,
pondo-se em pé e apontando para as nuvens escuras que escondiam as estrelas brilhantes que eles contemplaram poucos minutos antes. O vento soprava violentamente contra o rosto deles e a chuva começou a cair.
Rajadas de vento forte açoitavam o mar e ondas furiosas começavam a quebrar-se de encontro ao barco. Os discípulos remavam arduamente. Mas a tempestade aumentava e a água começava a invadir o barco. Eles se agarravam ao barco e uns aos outros, temendo que o barco naufragasse e todos se afogassem. O vento, a chuva, os trovões e relâmpagos se tornavam cada vez mais fortes e as ondas açoitavam a pequena embarcação.
Finalmente, os aterrorizados discípulos foram até onde Jesus estava.
– Senhor! Salva-nos! Vamos nos afogar! – gritaram eles.
Jesus ficou em pé no barco. Ele levantou as mãos e ordenou:
– Aquiete-se! Acalme-se!
Imediatamente o vento se acalmou, os trovões e relâmpagos pararam, as ondas desapareceram e o mar ficou completamente tranquilo. Jesus, então, perguntou aos discípulos:
– Por que vocês estão com medo? Onde está a sua fé?
O mar tranquilo confortou os discípulos, o vento suave apaziguou seu ânimo. Depois do que enfrentaram, começaram a perguntar entre si:
– Quem é Este que até o vento e as ondas Lhe obedecem?
Os discípulos estavam começando a compreender que podiam sempre contar com Jesus, pois Ele está continuamente conosco!
Fonte: Revista Professor Sassá
Nenhum comentário:
Postar um comentário