Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uma Grande Árvore

Lição 9 Jardim da Infância 27 de novembro de 2010

VERSO PARA DECORAR
“Cresçam […] na graça […] de […] Jesus.” 2 Pedro 3:18, NVI.

image

Resumo da Lição
Um homem plantou uma pequenina semente de mostarda em sua fazenda. A mostardeira cresceu e se tornou uma enorme árvore que fazia sombra aos animais e servia de abrigo para as aves. Quando ouvimos as histórias da Bíblia, nós nos sentimos bem assim como as aves e animais se sentiam bem à sombra da mostardeira. Nossa vida é como o pé de mostarda.
Crescemos no amor de Deus cada dia ao conhecê-Lo melhor.
Esta lição fala sobre graça. O amor de Deus nos ajuda a crescer de muitas maneiras. Crescemos física, espiritual e mentalmente. E crescemos em amor para com Ele à medida que O conhecemos melhor.

Decoração da Sala
Acrescentar a gravura de uma grande árvore no cenário da classe.

Lição Bíblica
Cantar “Estamos Quietinhos” (ver p. 106, CD faixa 11).
Vivenciando a História
Com antecedência, cortar no papel verde duas folhas (uma grande e outra pequena) para cada criança. Distribuir as folhas e uma semente para cada aluno. Pedir a um adulto que dirija as crianças nos gestos.
Palavras: Ações:
semente, sementinha mostrar as sementes planta mostrar a folha pequena árvore mostrar a folha grande “O Reino dos Céus”, disse Jesus, “é como” uma semente “de mostarda” [mostrar a semente].
As pessoas que ouviam a Jesus sabiam que a semente de mostarda [mostrar a semente] era pequenina – uma das menores sementes [mostrar a semente] que plantavam. Mas quando um agricultor semeava aquela pequenina semente [mostrar a semente] em seu campo, ela crescia mais e mais até se tornar uma grande árvore [mostrar a folha grande]. As aves vinham e construíam ninhos em seus galhos.
O que Jesus queria dizer com isso? Como aquela sementinha [mostrar a semente] se parecia com o reino de Deus?
Talvez Jesus quisesse dizer que a primeira vez que você pede que Ele venha e more em seu coração, Ele coloca a semente [mostrar a semente] do amor dentro de você. Toda vez que você ouve histórias da Bíblia e pede a Jesus que entre em sua vida, a planta [mostrar a folha pequena]
fica maior e mais forte. Logo todos podem vê-la. As pessoas veem que você tem o amor de Deus dentro do coração. Elas sabem que Jesus é seu melhor amigo. Outras pessoas desejarão estar junto de você, justamente como as aves vêm para construir ninhos nos galhos da árvore [mostrar a folha grande], a mostardeira.
Talvez tenha sido isso que Jesus quis dizer quando afirmou que o reino de Deus é como a semente [mostrar a semente] de mostarda.
Mas Ele também quis dizer que a história de Seu amor começaria com poucas pessoas. As pessoas que O conheceram quando Ele viveu na Terra eram como pequeninas sementes [mostrar a semente]. E ao falarem sobre Ele a outros, a planta [mostrar a folha pequena] crescia mais e mais. Cada vez que alguém partilha uma história da Bíblia ou fala para outras pessoas sobre o amor de Jesus por elas, a planta [mostrar a folha pequena] do amor de Deus fica ainda mais forte. Quando alguém que ama Jesus fala a outros sobre Ele, a planta [mostrar a folha pequena] se torna em uma árvore [mostrar a folha grande]. Mais e mais pessoas querem ouvir sobre Jesus, justamente como as pessoas desejam descansar à sombra fresquinha de uma árvore [mostrar a folha grande], e as aves a construírem ninhos em seus galhos.
O que Jesus quis dizer quando falou que uma sementinha [mostrar a semente] é como o amor de Deus?
Talvez Jesus quisesse dizer duas coisas. O amor de Deus é como uma sementinha [mostrar a semente] que cresce em seu coração cada vez que você aprende mais sobre Ele e Lhe pede todos os dias que entre em seu coração. E o reino de Deus se torna cada vez maior, todas as vezes que mais alguém aprende sobre Seu amor. Deus nos ama e nos ajuda a crescer para sermos mais semelhantes a Ele.

image

Nenhum comentário: