JUVENIS E ADOLESCENTES
Ser professor
O professor ensina um pouco por meio do que diz, um pouco mais por meio do que faz, mas muito mais pelo que é.
Ser professor é um dos maiores privilégios que podemos desfrutar, não só pela tarefa em si que realizamos com os alunos, como também porque, ao realizar esta obra, nos vinculamos mais intimamente com o Mestre por excelência, nosso Senhor Jesus Cristo. Para ressaltar este aspecto do ministério de Jesus podemos dizer que ele foi chamado de "Mestre" umas 60 vezes nas escrituras (raboni).
Enquanto esteve na terra, e ao despedir-se dos seus, Ele delegou poder e autoridade a seus seguidores para que continuassem este trabalho... Chegando este convite até cada um de nós.
A docência não é uma tarefa a mais no serviço cristão. Paulo menciona que ela é um dos requisitos que todo líder de igreja deve ter (1 Timóteo 3:2). A Bíblia também fala do dom ou ministério do ensino (Romanos 12:6, Efésios 4:11), dando especial importância à docência entre os demais ministérios.
Como mestres, devemos reconhecer e valorizar a influência que exercemos sobre nossos alunos. Diante deles, você e eu somos representantes de Jesus, e o que eles nos vêem fazer em relação aos outros e a Deus guiará, em grande parte, o destino de suas vidas.
O que se espera que o professor faça?
- Ler e estudar continuamente a Bíblia e outros textos complementares que o ajudem a crescer espiritualmente e, como conseqüência, a ser um melhor professor.
- Preparar sua lição cada semana dedicando o tempo necessário para que o que leia torne-se parte de sua própria vida.
- Estudar sobre as características evolutivas de seus alunos para que ao revisar os temas da classe possa adaptá-los às necessidades concretas deles.
- Chegar a tempo para cada classe e procurar que seus alunos façam o mesmo.
- Orar por seus alunos durante a semana.
- Visitá-los de vez em quando.
- Estimular a relação pessoal professor-aluno, já que esta é fundamental para que a mensagem seja bem recebida (não se trata só do que diz, mas também de quem diz).
- Busque um lugar tranqüilo para estudar.
- Reúna todos os materiais necessários para não interromper o estudo que está realizando.
- Escolha para estudar uma hora do dia na qual sua mente esteja desperta.
- Ponha-se num lugar cômodo, tenha mesa, cadeira, suficiente ar e luz.
- Seja disciplinado. Não espere inspiração para estudar; faça-o como hábito para o Senhor.
- Prepare a lição com tempo. Estudar de última hora não é o ideal porque não nos permite que reflitamos profundamente sobre os conceitos.
- Alterne sua atividade. Leia a porção bíblica, ore pelos alunos, estude mapas e comentários, memorize o texto principal e pratique o uso do material visual ou das ilustrações.
Metas que o professor deve ter:
- Que o aluno aprenda a lição, que a entenda e a aplique.
- Que o aluno guarde as verdades bíblicas em sua mente e coração.
- Que a vida do aluno seja transformada como resultado do ensino.
- Que as necessidades espirituais do aluno encontrem resposta através das lições.
- Que o aluno chegue a ser investigador incansável da Palavra de Deus, buscando sempre aprofundar-se na verdade.
- Que o aluno chegue a tal nível de motivação que também seja um professor para outros.
- Que o aluno se sinta cômodo na classe, que seja parte do grupo.
O professor e sua experiência pessoal com Deus
Não se pode compartilhar experiências que não foram vividas. Teoricamente o professor pode explicar muitas coisas, mas somente pode impactar a vida de seus alunos quando respalda a teoria com experiências pessoais. Paulo podia afirmar: "Eu sei em quem tenho crido" (2 Timóteo 1:22). Essa firme fé no Senhor e sua Palavra deve caracterizar cada professor; não só na classe, diante de seus alunos, mas também cada dia da semana e em qualquer situação ou lugar.
O mais importante na vida do professor não é ensinar e sim aprender, e especialmente aprender de Jesus. É bom que conheça de pedagogia e trate de melhorar seus métodos de ensino, mas o primordial é que aprenda de Jesus, por meio de uma vida de íntima comunhão com Ele. Ele é o Mestre por excelência e, sem dúvida, ninguém nos pode ensinar melhor. Por isso é fundamental que o professor realize um estudo diário, ameno e profundo da Palavra de Deus.
Este estudo da Palavra deve ir lado a lado com a oração, já que por meio dela o professor fala com Deus, mas por meio da leitura da Palavra o professor oferece a Deus uma oportunidade de falar-lhe.
Existem também outras atividades que nos ajudarão a manter-nos fortes espiritualmente.
Alguns exemplos são:
- Vincular-nos de perto com outros irmãos da igreja (especialmente com outros professores) para estimular-nos mutuamente na fé.
- Compartilhar experiências pessoais com nossos alunos durante as classes pode ajudar-nos a estreitar nossa relação com nosso Pai.
- Visitar interessados ou crianças que não estão assistindo à igreja.
- Dar estudos bíblicos.
- Escutar cada sábado o sermão (ainda que seja pela internet).
- Procurar (com a ajuda do Céu) a restauração de nossos vínculos danificados.
- Ler a meditação matinal ou fazer um culto matinal antes de iniciar sua jornada diária (o ideal é participar do seminário das quarenta madrugadas para experimentar especiais encontros diários com nosso Deus).
- Fazer uma lista de oração com os nomes dos alunos de sua classe e orar por eles e suas famílias todas as semanas.
- Estudar a lição da Escola Sabatina de adultos (muitas vezes não temos tempo de estudar ambas as lições, a nossa e a dos adolescentes, e optamos por ler somente a deles, prejudicando-nos em nossa espiritualidade pessoal).
- Realizar cultos familiares em nossas casas.
- Escutar com freqüência música religiosa que nos eleve a Deus e nos ajude a meditar nele.
- Incorporar a fórmula LCAP a nossas orações. Orar, incluindo as partes de Louvor, Confissão, Agradecimento e Pedidos faz com que as orações cumpram com o propósito de recordar-nos quem é Deus, quem somos nós e quanto dependemos de seu amor e perdão cotidianamente.
A título de encerramento, e como síntese do que expressamos até aqui, só nos resta dizer uma coisa mais, e é simplesmente OBRIGADO!
Obrigado (em nome de cada aluno que assiste à sua Escola Sabatina) por aceitar o desafio que lhe deixou o Mestre Jesus, ao pedir que você o siga e seja um pescador de homens... Obrigado por lançar cada semana às redes em seu nome!
Como organizar sua classe
Missões
Projeto
- reconstrução de templos após o terremoto no Haiti
Adventistas no Haiti
O Haiti tem mais de 335.000 adventistas que adoram em 470 igrejas. Além de um hospital e da universidade, a igreja possui dezenas de escolas. Os líderes adventistas do Haiti informaram que o sismo de 12 de janeiro de 2010 custou à vida de 522 membros.
O terremoto destruiu 55 igrejas, 60 ficaram danificadas e 27.000 membros perderam seus lares.
Minutos missionários
Alguns membros de uma de nossas igrejas foram surpreendidos pelo sismo no momento em que estavam ensaiando com o coral. Se desejar que os alunos conheçam testemunhos das vítimas, entre em http://30demayo.wordpress.com/2010/03/05/haiti-miembros-de-coro-adventistas-reviven-las-experiencias-del-terremoto/. Se procurar em www.interamerica.org pode obter informações sobre a situação atual de nossos irmãos e igrejas, entrando em "serviços" e depois em "notícias". Se desejar, pode traduzir os comentários para o português.
Se tiver possibilidades de imprimir imagens, sugerimos buscar em http://de10.com.mx/wdetalle5277.html porque neste endereço aparecem fotos de alguns edifícios emblemáticos do Haiti antes e depois do terremoto. As imagens falam por si e são bastante cruas para motivar as crianças a colaborar com as ofertas.
Se a igreja dispõe de um notebook, sugerimos que mostre as imagens do Youtube (procure por "terremoto de Haiti" ou "Haiti antes e depois do terremoto").
Outro endereço interessante é http://www.youtube.com/watch?v=8G0cGtL442Y porque ali aparece um vídeo que mostra as mudanças que se produziram nos edifícios e a vista por satélite de Porto Príncipe. Lembre-se também de que para os minutos missionários você conta com o mapa correspondente ao 4º trimestre, que seguramente será útil para identificar com clareza a localização deste país.
ADRA no Haiti
Se procurar em http://www.aacentral.org/index.php/adra-mainmenu-109/adra-internacional-mainmenu-112/367.html poderá encontrar imagens dos acampamentos de refugiados que a igreja tem. Na contracapa deste número encontrará, além disso, uma carta de Patrícia Müller (voluntária da ADRA argentina) na qual descreve sua impactante experiência no Haiti.
Não deixe de ler para os alunos!
Características gerais do país para onde vão as ofertas
O Haiti tem uma longa história de pobreza e instabilidade política desde que ficou independente da França em 1804 por meio de uma rebelião de escravos. Sete em cada 10 habitantes são pobres. Mais de 70% dos haitianos vivem com menos de dois dólares diários, enquanto o resto da população vive com menos de um dólar. O país está na posição 150 entre 177 países no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apenas 52,9% da população são alfabetizadas.
A expectativa de vida do haitiano não é maior do que 60 anos devido, entre outras coisas, a que somente três em cada 10 pessoas têm acesso ao sistema de saúde. A AIDS também impacta. Estima-se que 2,2% da população adulta viva com HIV/AIDS, o que coloca o Haiti entre os 30 países com maior incidência no mundo. O Haiti depende da importação de alimentos. De fato, a produção própria serve para abastecer apenas 46% das necessidades.
Outro dos sérios problemas sociais do Haiti é a desigualdade. A brecha entre a maioria negra empobrecida (cuja língua é o crioulo) e os mulatos francófonos é enorme, já que 1% destes últimos são donos de quase metade das riquezas. A pobreza é extrema em grande parte da população, tanto que suas entradas não são suficientes nem para adquirir um pouco de arroz ou outros alimentos básicos. Por isso muitos se alimentam com uma espécie de biscoitos feitos de lodo (barro), manteiga vegetal e sal, que é vendida a um preço baixo, gerando seqüelas de desnutrição e outros problemas físicos.
O catolicismo é a religião professada pela maioria dos haitianos. Entretanto, nos últimos anos muitos têm se convertido ao protestantismo. É preciso destacar que também existe um setor que pratica o vodu, sem renunciar à sua fé cristã.
O idioma oficial é o francês e o segundo idioma é o crioulo haitiano (língua à base do francês que contém influências africanas e muito vocabulário espanhol).
A freqüência dos desastres naturais faz com que a ajuda recebida mundialmente se dirija a operações de ajuda humanitária e não para resolver situações de fundo.
Para ter uma idéia dos desastres dos últimos anos, diremos que o Haiti sofreu o furacão Gordon em 1994, o furacão Georges e a tormenta tropical Jeanne, em 1996. Também sofreu o furacão Dennos em 2005 e em 2007 a tormenta tropical Noel. Em 2008 apareceram a tormenta tropical Fay, o furacão Gustav, a tormenta tropical Hanna e o furacão Ike.
À já deprimida situação econômica soma-se agora os problemas criados pelo terremoto de 12 de janeiro, cujo custo econômico será muito maior que as perdas ocasionadas pelas sucessivas tormentas e furacões prévios.
O abalo de 7 graus na escala Richter deixou um saldo estimado de 200 mil mortos e 3,5 milhões de atingidos.
Edifícios emblemáticos, como o Palácio Presidencial, a Catedral, o Arcebispado, o Parlamento, vários Ministérios e a sede da ONU vieram abaixo com o sismo. Mas também caíram milhares de vivendas, lojas, escolas, hospitais, igrejas, hotéis e outras instalações em Porto Príncipe e nos centros urbanos de Jacmel, Carrefour e Leogane.
"É como se o país tivesse sido bombardeado por 15 dias", declarou o presidente haitiano René Preval, cuja residência também caiu.
Os dados apresentados foram extraídos de: http://es.wikipedia.org/wiki/Terremoto_de_Haití
Visitas
Para receber as visitas temos o material produzido pela tia Helenita que pode ser adquirido pelo site: www.tiahelenita.com.br
Decoração
Se parecer oportuno, neste trimestre pode decorar o salão com o fundo de papel (1 x 0,7 m, art. 3067) em que aparece Jesus com um adolescente.
Verso áureo
Pode montar um setor do salão dedicado ao verso áureo. Uma idéia que sugerimos pode ser colocar uma prancha grande de isopor com muitas letras que sirvam para que após cada lição, se repasse o versículo ordenando as letras que o formam. Estas atividades podem ser feitas entre todos (se forem poucos).
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço em seu amor.” João 15:10
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105.
Receptor de ofertas
Pode forrar uma caixinha com as cores da bandeira do Haiti, colocar slogans como "SOS Haiti", "Uma mão para o Haiti", "Ajuda para o Haiti", "Esperança na dor para o Haiti", etc. esta caixinha pode ficar num lugar visível do salão e servir como parte da decoração.
Carta do Haiti
“Queridos familiares e amigos:
Hoje faz um mês que aconteceu o terremoto. As autoridades do país pediram ao povo um fim de semana de jejum e oração. Pediu que onde estiverem façam uma pausa e elevem uma prece a Deus por este povo tão sofrido e ao mesmo tempo tão maravilhoso. Tenho tantas coisas para contar, que não sei por onde começar... Doze escritórios da ADRA em todo o mundo (inclusive da Argentina) enviaram pessoal para colaborar neste programa.
O acampamento vai tomando um pouco de ordem e forma. Não é fácil quando se tem tantas pessoas em condições precárias num lugar onde os muros caíram e entram e saem pessoas de diferentes lugares. A distribuição de alimentos e outros implementos é um desafio, porque as pessoas vêem chegar os caminhões e os que estão fora do acampamento selançam para conseguir o que puderem. Não os julgo porque muitos deles andam pelas ruas tratando de conseguir o que podem entre as montanhas de lixo que se amontoam nas esquinas.
A ADRA está realizando um trabalho titânico em todos os aspectos; uma vez mais me sinto feliz e agradecida a Deus por fazer parte desta equipe. Todos os dias se distribuem na região de Carrefour milhares de quilos de alimentos fora do acampamento onde eu estou trabalhando. Cem voluntários estão trabalhando desde cedo de manhã até tarde para distribuir estes alimentos que chegam por meio do Programa Mundial de Alimentos (WFP) cada dia, em caminhões custeados pelos Marines e pela polícia das Nações Unidas.
Todos os sobreviventes têm alguma história desoladora para contar e somente agora estão se animando a tocar no assunto. Como uma jovem que hoje me disse: "amanhã, quando completar um mês, vou chorar; até agora não tive tempo".
Por causa de todo este caos, o inimigo trata de aprofundar a dor. Por este motivo todos os organismos que trabalham com as crianças (no meu caso em particular com o programa de apoio emocional) fomos comissionados pela UNICEF para identificar os menores não acompanhados que vivem nos acampamentos. Para isto fizemos um censo e hoje, quando estava passando os dados recolhidos entre o nosso pessoal, me dei conta do número importante de crianças cujos pais morreram ou estão desaparecidos, que vivem com algum vizinho, amigo ou parente distante. Não são só números: conheço seus rostos e sorrisos, brinquei com eles. Nossa missão é protegê-los de traficantes de todo tipo que se apresentam disfarçados de benfeitores.
Há pouco voltei de um evento que parecia proveniente de uma ficção.
No acampamento de refugiados que a ADRA está atendendo, realizou-se um casamento. Eu disse um? Foram dez ao mesmo tempo! Não pudemos evitar a emoção, porque entre tanta sujeira, fedor e precariedade, as dez noivas passaram com seus impecáveis vestidos brancos junto aos futuros esposos, de estrito traje com uma luva branca (não faço idéia de por que usam só uma luva), para receber a bênção de Deus. A multidão aplaudia e gritava quando cada um dos casais passava debaixo do arco de flores para ocupar seus lugares. Na véspera do primeiro mês do terremoto se animavam a celebrar o amor e o compromisso mostrando que a vida deve continuar. Que experiência inesquecível!
Quero terminar esta carta compartilhando uma vivência. Estava indo ao centro de bem-estar que havíamos implementado (uma tenda onde as crianças podem ir brincar, os adultos receber apoio emocional ou simplesmente conversar) quando senti que alguém tocava minha mão. Me virei e era um pequeno e bonito menino que me queria mostrar algo. Tinha em suas mãos o brinquedo mais lindo e simbólico que já vi: um carrinho feito por ele mesmo, com uma garrafa de plástico. As rodas estavam feitas com tampas de garrafas, os eixos com palitos e tinha um desenho especial para colocar pedrinhas dentro. Seus olhinhos brilhavam de orgulho por sua obra prima. Quanto significado tem para mim este objeto! Construído com o que restou da catástrofe, com criatividade e engenho, buscando a forma de desfrutar do direito básico e fundamental que toda criança tem: brincar.
Cada dia volto a comprovar o espírito do povo haitiano: recomeçar com o que ficou, remontar suas vidas com os pedaços que não se destruíram e tratar de desfrutar cada instante de estar vivos.
Peço a todos que colaborem com esta gigantesca necessidade, com pouco ou com muito, com suas orações e com seus recursos. Já passou um mês, mas nas ruas parece que o tempo parou em 12 de janeiro de 2010.
Um forte abraço e que Deus abençoe muitíssimo.”
Prof. Patricia Muller - Instrutora de ADRA- Argentina, convocada pela ADRA Internacional para colaborar com esta emergência.
JUVENIS
Se houver algum professor novo, queremos contar que as lições de Juvenis estão organizadas em diferentes seções intituladas Elos da Graça.
Entendemos que a graça de Deus é o poder divino ilimitado, seguro e inesgotável que nos encontra, nos perdoa, nos liberta e nos enche de tudo o que precisamos para viver uma vida plena e extraordinária de serviço e adoração. Por isso, as lições aparecem em nossos manuais agrupadas em: Serviço, Adoração, Comunidade e Graça em Ação.
Sugestões para a recapitulação
Divida os alunos em dois grupos e diga que lhes dará umas perguntas que eles têm que responder em certa ordem. Cada vez que alguém responder corretamente, a equipe avança um passo até a meta de um tabuleiro (tipo corrida) que você confeccionará, ou então somará um ponto para seu grupo. Cada vez que alguém responder mal, dão um passo para trás ou perdem um pouco. Continuem jogando até que não haja mais perguntas ou até que alguém chegue à linha. Os que chegarem à linha primeiro ou somem mais pontos podem receber alguma recompensa ou ter algum tipo de benefício por conhecer melhor a lição.
ADOLESCENTES
Quanto aos conteúdos específicos de cada lição, neste trimestre estudaremos:
1. Conhece a ti mesmo, conhece a Deus. Quando conhecemos a nós mesmos, e à pessoa em que nos convertemos graças à obra de Cristo em nós, somos capazes de transformar nossas vidas em dons para os demais.
2. A porta se fecha, os livros se abrem. Deus declarará "não culpado" todo aquele que confessar seus pecados e reclamar o sangue de Cristo para sua vida. Agora é o momento de tomar esta decisão.
3. A "síndrome". Um dos maiores mistérios da história humana tem a ver com a compreensão da origem do mal. Conhecer a Deus nos ajuda neste aspecto.
4. Entre anjos e demônios Como se revela o poder de Deus sobre o mal e a favor de seu povo nos dias que estamos vivendo?
5. Beleza falsa. É realmente importante o que compreendamos sobre a morte? Veja o que diz Deus acerca disso.
6. O poder põe a perder. Como podemos nós, os adventistas, viver e dar uma mensagem de convicção inquebrantável para esta geração corrupta?
7. O pior terrorista do mundo. Satanás lançou um ataque terrorista de grande escala, com o propósito de destruir a maior quantidade possível de pessoas.
8. Descubramos novas disciplinas. O que estamos dispostos a fazer para ter uma relação duradoura e significativa com Deus?
9. Escapa por tua vida. À medida que o mundo se submerge cada vez mais profundamente no perigo, as boas notícias são que o Espírito Santo de Deus nos dará poder especial para proclamar sua mensagem ao mundo.
10. O tempo de angústia. Embora se avizinhem tempos difíceis, Deus prometeu que seus seguidores fiéis resistirão até o final.
11. O fim do mundo como o conhecemos. Muito freqüentemente nos centramos nas dificuldades do tempo do fim e nos esquecemos de fazê-lo baseando-nos no poder de Deus para livrar-nos.
12. Limpeza e conta nova. A imagem de Deus destruindo os maus não é das mais agradáveis. Mas teremos a oportunidade de perguntar e saber por que Deus fez o que fez.
13. Edição celestial da transformação extrema. Um dia o grande conflito entre Deus e Satanás terminará. A terra será feita nova e veremos o nosso Criador face a face.
Sugestões
A lição geral tem como título “Um livro aberto”, por isso podemos fazer um livro para cada aluno, dizendo que cada um deles representará "um livro aberto". Para montar os livros podem usar um caderno comum ou capas de cartão forradas colocando anéis (como nas pastas artísticas).
A capa do livro será decorada pelo dono a seu gosto, com seu nome, fotos, frases que eles queiram colocar, etc. No sábado anterior ao começo do trimestre pode dar-lhes a indicação de que para o sábado seguinte tragam fotos, tesouras e revistas que se possam recortar para decorar seus livros. Você pode levar elementos como: colas, lapiseiras, canetinhas, etc.
Dentro do livro serão colocadas folhas onde cada sábado se trabalhará com o tema da lição. A idéia é que esteja escrita a primeira parte de uma oração a Deus com palavras referidas ao tema da semana, deixando espaço para que os alunos possam completar esta oração com suas palavras, com o fim de estimulá-los a tomar uma decisão a respeito do que aprenderam nesta lição. Por exemplo:
Lição 1: "Querido Pai Celestial, obrigado porque mediante tua Palavra vemos que és um Deus de vitórias; ajuda-me a conhecer-me e a conhecer-te para... (Espaço para que cada aluno complete sua oração)".
Lição 2: "Pai nosso, obrigado porque és um Deus justo e misericordioso, hoje oro porque quero o perdão que nos prometeste através do sangue de Cristo. Quero confessar-te..."
SOMOS FAMÍLIA
A espiritualidade do adolescente
A adolescência é uma etapa de grandes mudanças e decisões. A mais importante delas é, sem dúvida, a decisão espiritual, já que ela será a que definirá como se tomarão as demais decisões.
James Fowler é um pesquisador contemporâneo que publicou vários trabalhos sobre o desenvolvimento da fé. Em sua obra “Stages of Faith: The Psychology of Human Development and The Quest for meaning” (Etapas da fé: a psicologia do desenvolvimento humano e a busca de sentido) ele afirma que todos os indivíduos passam por diferentes etapas em sua fé, tal como ocorre com o desenvolvimento intelectual ou moral.
Neste artigo faremos uma síntese destas etapas ou passos, enfatizando especialmente o momento que corresponde aos nossos alunos da classe.
Etapas do desenvolvimento da fé
- A fé intuitivo-projetiva (dos 3 aos 7 anos). Nesta etapa a fé se baseia na fantasia, na imaginação; não usa a lógica, pois a percepção é dominante. As crianças obtêm dos adultos suas idéias acerca de Deus e da religião. Assim vão configurando sua fé de uma forma totalmente intuitiva, enquanto observam e escutam seus pais, que são os adultos que, na maioria dos casos, mais influência exercem sobre eles nesta fase da vida.
Em geral suas primeiras idéias acerca da divindade são constituídas quando projetam sobre Deus suas impressões ou seu conceito que vai se formando de seus pais.
- A fé mítico-literal (dos 8 aos 11 anos). Nesta idade começam a descobrir o mundo que os rodeia e a diferenciar entre a fantasia e a realidade. Esta mudança se deve a que começam a desenvolver a capacidade de pensar de forma lógica e concreta. Entretanto, nesta etapa, as crianças avançam e retrocedem entre o pensamento abstrato e o concreto. As crenças e os símbolos são tomados literalmente; desta maneira conseguem diferenciar os fatos da fantasia. A fé pode dar-lhes um senso de segurança ante as incertezas que vão descobrindo no mundo real. Aceitam sem questionar a herança espiritual que a família lhes deixou.
- A fé convencional e de síntese (adolescência). O mundo do adolescente se estende muito mais além dos limites da família, já que ele se encontra imerso num processo de descoberta do mundo que o rodeia, como são os amigos, a escola, o trabalho, o grupo de jovens da igreja, algum time esportivo ao qual pertença e os meios de comunicação de massa.
Esta situação fará com que o adolescente deva enfrentar o desafio de ter que encaixar a fé que herdou de sua família nas novas realidades que vá descobrindo ao seu redor.
A afirmação "fé de síntese" significa que o adolescente vai moldando suas crenças por suas relações interpessoais com outros indivíduos. O processo em que se encontra o obriga a encontrar um equilíbrio entre suas próprias crenças e as das outras pessoas, que podem, perfeitamente, ser diferentes e inclusive incompatíveis com sua própria fé.
Esta busca de equilíbrio lhe gera muita tensão e, diante desta última, alguns adolescentes cedem à tentação de adotar uma atitude conformista e sofrer de crenças, avaliações e percepções autônomas e independentes, para assim sustentar-se e agarrar-se às das pessoas ao seu redor que são significativas para eles. Isso acontece por duas razões:
* O adolescente está disposto a renunciar às próprias convicções para não ser recusado ou entrar em conflito com seu grupo. Nesta idade o grupo de amigos é altamente significativo e, portanto, suas opiniões também.
* A segunda razão tem a ver com sua identidade, que ainda não está suficientemente moldada, e se encontra em construção, por isso é possível que as crenças e convicções próprias estejam ainda em fase de amadurecimento.
Mas também se trata de uma fé convencional, no sentido de que o adolescente a molda pelas características das pessoas com que se relacionam num momento determinado. Por isso, o grande perigo desta etapa é que eles se acomodem a uma fé de segunda mão, que não seja própria nem pessoal, que simplesmente a aceitam da família de outras pessoas, sem apropriar-se dela.
- A fé indutiva-reflexiva (adolescência tardia). Conforme vai desenvolvendo sua identidade, e suas decisões entram em conflito com o ambiente que o rodeia, o jovem começa a diferenciar-se das demais pessoas e do sistema de valores de outros. Com esta autonomia inicial desenvolve seus próprios valores, crenças e convicções.
Um indivíduo entra nesta etapa quando assume a responsabilidade das suas próprias ações, atitudes e valores, e é assim que consegue desenvolver uma fé de primeira mão. Trata-se de uma fé individual, pois falamos de uma fé própria, que o próprio individuo chegou a construir.
Também é pensada como uma fé reflexiva no sentido de que a pessoa que passa da etapa anterior para esta tomou tempo para refletir acerca do que realmente crê.
- A fé conjuntiva (meia vida). Nesta etapa o indivíduo reconhece pensamento, impulsos, sentimentos e memórias que negou previamente.
No estado anterior o indivíduo aprende a fixar os limites que distinguem a ele como diferente do seu mundo. Neste, a fé é conjuntiva, no sentido de que é mais ampla e permite a existência de contradições e ironias, sejam reais ou aparentes. Isto se deve a que o conceito de absoluto, embora possa parecer um paradoxo, se relativiza.
- A fé generalizadora (velhice). Poucos chegam a este estágio, mas quando acontece, o indivíduo produz um impacto significativo na sociedade. Os que chegam até aqui costumam ser pessoas com um compromisso absoluto com a causa de universalizar os conceitos de amor incondicional e justiça absoluta.
Alguns estudiosos do tema afirmam que as experiências de relações e diálogos informais (em lugar da instrução teórica ou formal) são o melhor caminho para nutrir a fé dos adolescentes. Entender o processo de desenvolvimento da fé nas crianças e adolescentes pode servir-nos de grande ajuda para compreendê-los, sustentá-los e guiá-los ao conhecimento de Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal.
Os líderes de adolescentes devem esforçar-se por ser emocionalmente significativos para eles. Isto será a porta que lhes abrirá o coração dos alunos e alunas.
Todos os estudos e todas as teorias sobre o desenvolvimento da fé coincidem no fato de que a adolescência é o tempo no qual a fé é questionada, mas o questionamento pode ser um indicador de que a fé está num processo de crescimento e amadurecimento.
A forma como os líderes e pais respondem a esta mudança é muito importante. Se criticam, repreendem ou julgam, cortarão todo o tipo de comunicação com os adolescentes. Se expressam ansiedade, projetarão sobre os adolescentes a idéia de que sua fé é fraca e não pode suportar uma grande provação. Se respondem de forma aberta, expressando amor e aceitação incondicional, sem nenhum tipo de condenação, os adolescentes crescerão aceitando as duas como parte normal do desenvolvimento. Isto os ajudará a expressar seus questionamentos com confiança e nos servirá para conhecer suas lutas e poder apoiá-los com a ajuda de nosso Deus.
REPRESENTAÇÃO
Com motivo do natal, trazemos a proposta de uma breve representação que pode ser realizada totalmente por seus alunos. Os materiais que precisará para o cenário e vestuário são:
- Um boneco (bebê)
- Pequeno cesto em que caiba o bebê.
- Pedaço de tecido para cobrir o bebê.
- 3 caixas de sapatos pequenas, decoradas como os tesouros dos reis magos.
- Moedas de chocolate, duas bolsas de pot-pourri (jarra com uma mistura de pétalas de flores secas e especiarias utilizadas para perfumar o ar), perfumes, ou algum outro objeto que represente incenso e mirra.
- Travesseiro pequeno para que Maria apareça grávida
- 3 peças de papelão para usar como portas para as pousadas
- 3 camisas azuis e grandes para usar com os reis magos
- 4 camisas brancas e grandes para usar com os anjos
- 3 ou 4 camisas de diferentes cores e grandes para usar com os pastores e o narrador
- 2 camisas beges grandes para José e Maria
- Uma área que seja o estábulo (pode ser rodeado por luzes brancas e aceso quando cheguem os reis e os pastores).
- Uma grande estrela de papelão forrada com papel alumínio.
Primeira cena (fora da cidade)
(Entra o narrador).
Narrador:_ ‘’Ouçam, ouçam! Saibam todos que por ordem de César Augusto haverá um recenseamento. Todos devem ser alistados e voltar às suas cidades de origem.
(Sai o narrador, e José e Maria grávida, entram)
José: Maria, sei que você logo terá o bebê, mas devemos ir a Belém por causa do recenseamento.
Maria: Sim, José. Creio que posso viajar e sei que o Senhor estará conosco nesta viagem.”
(José e Maria começam sua viagem. E caminhando até a primeira pousada, batem na porta. Os donos estão atrás das portas.
Primeiro dono (quando batem a porta):_” Sim?”
José:_ “ Estivemos viajando por muito tempo, tem algum lugar para nós?”
Primeiro dono:_ “ Sinto muito, mas não há mais espaço aqui. Tentem na próxima pousada.”
(José e Maria caminham à seguinte pousada e batem na porta)
Segundo dono (quando batem à porta):_ “ Sinto muito, se estão procurando um lugar para ficar, estamos totalmente ocupados. Tentem na próxima pousada.”
(José e Maria caminham até a pousada. Estão quase chegando à porta quando sai o proprietário)
Terceiro dono:_ “ Incrível! Este lugar está quase cheio de parede a parede. (Olha para Maria com compaixão) Não acho que vocês encontrarão um quarto nesta cidade. Mas vocês também não devem seguir viajando tão tarde da noite. Se não se importarem, talvez possam descansar ali atrás no meu estábulo. Não é o lugar mais cômodo, mas pelo menos terão um teto sobre suas cabeças. E os animais são maravilhosos, não vão incomodar.”
José:_ “ Minha esposa deve descansar. O estábulo vai ser bom para nós.”
Terceiro dono:_ “ Muito bem, então sigam-me.”
(O proprietário leva José e Maria ao estábulo. Depois todos os donos de pousadas saem)
Segunda cena (no estábulo)
(José ajuda Maria a sentar-se no piso, depois começa a preparar uma cama)
José:_ “ Sei que Deus está conosco. É muito melhor dormir aqui do que lá fora.”
Maria:_ “José, eu não estou me sentindo bem. Estou muito cansada e estou sentindo dor. Acho que já está no tempo de nascer o bebê.”
José:_ “ Por favor, Maria, descanse nesta cama que eu te preparei.”
Terceira cena (um campo)
(Entra o narrador)
Narrador:_Neste mesmo tempo, alguns pastores estavam cuidando de seus rebanhos quando de repente um anjo lhes apareceu.
(Entram os anjos. Enquanto um anjo fala, Maria envolve o bebê no tecido e o deita na manjedoura)
Primeiro anjo:_ “ Trago boas novas de grande alegria. Hoje na cidade de Davi nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto lhes servirá de sinal: encontrarão um menino envolto em panos e deitado numa manjedoura.”
Os três anjos:_ “ Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos que gozam de sua boa vontade!”
Primeiro pastor:_ “ Vamos a Belém para ver o que o Senhor nos revelou!”
Segundo pastor:_ “ Vamos contar aos nossos amigos e depois vamos todos juntos! Glória a Deus por estas boas novas. Vamos, é uma viagem longa.”
Narrador:_ E os pastores, depois de ouvir os anjos, foram ver o bebê. Um tempo depois alguns reis magos viram uma estrela brilhante no céu.
(Sai o narrador e entram os reis magos. A estrela é vista)
Primeiro rei: (apontando a estrela)_ “ Vejam, uma estrela! Vejam como é brilhante!”
(Os outros dois reis olham para a estrela)
Segundo rei:_ “ É o sinal. Maravilhoso sinal! O rei dos judeus nasceu.”
Terceiro rei:_ “ Vamos adorá-lo. Presentes, precisamos de presentes!”
Primeiro rei: _ “Já sei o que posso dar. Eu vou dar ouro, porque ele é de família real.”
Segundo rei:_ “ Meu presente será especial: eu vou dar mirra.”
Terceiro rei:_ “Incenso será o meu presente. Ponhamos os presentes em caixas especiais, porque ele é rei.”
(Os três magos colocam seus presentes em caixas de tesouros. O narrador entra. Os reis caminham até o estábulo enquanto vêem a estrela. Maria toma a criança e a põe em seus braços)
Quarta cena (No estábulo)
(Entra o narrador)
Narrador:_Os reis magos encontraram a seu rei seguindo a estrela. E quando chegaram, prostraram-se e adoraram a seu rei e ofereceram seus presentes.
(Os reis magos colocam seus presentes diante de Maria e depois se prostram. Entram os anjos)
Anjos:_ “ Glória a Deus nas alturas e Paz na terra! “
Fonte: http://www.apo.org.br/new/apoD/RedirectPageDownload.asp?id=385
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