Quero agradecer os vários emails que tenho recebido e o carinho de todos que me visitam. Criei esse blog com o único objetivo de trocar ideias no trabalho com crianças na igreja. Também posto as lições de cada trimestre, que retiro do site http://www.advir.com/criancas/ onde baixo todos os auxiliares. Por isso não vejo a necessidade de colocar aqui, todas as partes de cada lição. Até quando puder continuarei postando apenas as histórias das lições, que estão nos auxiliares. Além de atividades e outras coisas mais. Espero estar ajudando e gostaria também de receber ideias novas. E assim continuar com esse site, que considero um trabalho na obra de Deus. Um grande abraço. Malu

terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Bom Pastor

Lição 2 do Rol do Berço Novembro

VERSO PARA DECORAR
“Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.” Lucas 15:6, NVI

Resumo da Lição
Certo pastor tinha muitas ovelhas. Mas um dia ele descobriu que havia perdido uma delas.
Ele procurou em todos os lugares até encontrá-la. Ficou muito feliz em poder levar sua ovelha de volta para casa a fim de estar junto com todas as outras ovelhas.
Esta lição fala sobre graça. O dom divino da graça inclui o cuidado de nós mesmos, onde quer que estejamos e o que estivermos fazendo. As criancinhas podem compreender e sentir o amor de Deus através do amor de seus pais, pois eles cuidam delas diariamente.

Decoração da Sala
Decorar a sala como uma cena de exterior. Se possível, criar “montanhas” nas quais se possa subir (devem ser de pedra, madeira ou caixas de madeira), um riacho (papel, plástico, tecido ou TNT), algo para representar a relva (papel ou tecido verde imitando grama). Fazer uma caverna para o aprisco, construindo-a com lençol, caixas, cadeiras, bambu, ou algo facilmente disponível em sua região.

Iniciando a Escola Sabatina
A. Boas-vindas
Bom-dia, meninos e meninas! Estou muito feliz em ver cada um de vocês hoje aqui!
Dar um relógio para cada criança. O relógio está marcando nove horas. Está na hora de começar a Escola Sabatina. Cantar “Ouça o Relógio” (ver p. 55, CD faixa 4).
O sábado é um dia muito feliz e como é bom vir à Escola Sabatina. Vocês estão contentes porque hoje é sábado? Vamos tocar os sininhos para louvar o nosso Deus. Distribuir os sininhos. Cantar “A Escola Sabatina Vai Começar” (ver p. 56, CD faixa 5).

B. Oração
Falamos com Jesus quando fazemos oração. Vamos nos ajoelhar e conversar com Jesus agora.
Incentivar as crianças a se ajoelharem e juntarem as mãos enquanto cantam em preparo para a oração “Silêncio, Silêncio” (ver p. 56, CD faixa 8).
Fazer uma oração simples e pedir que as crianças repitam as palavras, mais ou menos assim:
Querido Jesus, muito obrigado pela Escola Sabatina e pelas histórias da Bíblia. Obrigado por ouvir nossa oração. Nós Te amamos. Amém.
Depois, cantar “Obrigado” (ver p. 56, CD faixa 9).
C. Visitas
Dar as boas-vindas a cada visitinha (bem como aos pais que estiverem visitando). Preparar uma lembrancinha para as visitas. Cantar “Que Bom que Você Veio” (ver p. 57, CD faixa 1).
D. Ofertas
Jesus ama todas as pessoas. Jesus ama os meninos e as meninas. E Jesus ama os papais e as mamães. Nós podemos ajudar outras pessoas a aprender que Jesus as
ama. Podemos partilhar nosso dinheiro para que outros aprendam sobre o amor de Jesus. Enquanto as ofertas estiverem sendo recolhidas, cantar “Esta é Nossa Oferta”
(ver p. 56, CD faixa 14).
Muito obrigada, meninos e meninas, por trazerem suas ofertas. Agora vamos fechar os olhos enquanto pedimos que Jesus abençoe a oferta. Juntar as mãos, fechar os olhos e fazer uma oração simples, com palavras mais ou menos assim: Querido Jesus, desejamos que outras pessoas aprendam do Teu amor. Por favor, usa nosso dinheiro para isto. Amém.
E. Aniversariantes
Continuamos sugerindo o “Cantinho do Aniversariante”. Enfeitar uma cadeira com flores, colocar uma almofada bonita, um tapete no chão, etc.
Alguém aqui fez aniversário. Vocês querem saber quem é? Vamos fechar os olhos e cantar.
Cantar “Quem Fez Aniversário?” (ver p. 57, CD faixa 15). Levar a criança que fez aniversário à frente enquanto todos cantam. Em seguida, cantar “Parabéns a Você” (ver p. 57, CD faixa 16).
Jesus ama todas as crianças e também ama muito você, [nome da criança]. Vamos agradecer a Jesus por dar a você mais um ano de vida. Fazer uma oração especial pela criança. Dar um presentinho em nome da Escola Sabatina.

Vivenciando a História
A. Verso Para Decorar
Está na hora de lermos nossa Bíblia. Dar a cada criança uma Bíblia pequena de feltro ou cartolina contendo pelo menos uma gravura de Jesus, mais algumas gravuras de diferentes cenários, se possível. Vamos olhar dentro da nossa Bíblia? (Abrir a Bíblia). Na Bíblia podemos ler que Jesus nos ama. Vocês podem encontrar uma gravura de Jesus na Bíblia de vocês? Enquanto as crianças olham suas Bíblias, cantar “No Livro de Deus” (ver p. 57, CD faixa 17).

Nossa história bíblica de hoje é sobre um homem que perdeu uma de suas ovelhas.
Ele amava muito sua ovelhinha e por isso a procurou em todos os lugares até encontrá-la. Quando a encontrou, disse a seus amigos: “Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.” Este é exatamente o Verso Para Decorar de hoje. Vamos dizer juntos nosso Verso Para Decorar: “Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.” Lucas 15:6. Cantar o cântico do Verso Para Decorar “Encontrei Minha Ovelha” (ver p. 61, CD faixa 82).
B. Dando Nome e Contando Ovelhas
Vestir-se como pastor de ovelhas e contar a história, ou vestir outro adulto para fazer o papel de pastor enquanto a história é narrada. As crianças segurarão sua ovelhinha de pelúcia enquanto ouvem a história.
Certo pastor tinha muitas ovelhas. Pedir que as crianças levem suas ovelhinhas de brinquedo e se sentem no chão perto do pastor. O pastor amava muito todas as suas ovelhas. Ele sabia o nome de cada uma delas. Ali estava Ana, Tiago, Raquel e Mateus. (Usar os nomes de todas as crianças da classe.)
O pastor sabia o que havia de especial em cada uma. (Mencionar características das crianças da classe como: mais velha, mais nova, maior, menor, cor do cabelo, etc. Cuidar bastante com as diferenças que podem ser embaraçosas.) Cada uma das ovelhas daquele pastor era especial e ele realmente amava todas elas. Ele amava as ovelhas grandes e os cordeirinhos também. Cada dia, o pastor contava suas ovelhas para ter certeza de que todas as ovelhas e cordeirinhos estavam ali. Um, dois, três... Contar as crianças da classe. Convidá-las a contar junto. Sim, todas estavam ali. O pastor ficou muito contente.
Passar a mão na cabeça, abraçar ou, de qualquer outra forma, expressar afeição pelas crianças enquanto cantam “Meu Bom Pastor” (ver p. 61, CD faixa 67).
C. Lã de Ovelha
As ovelhas e os cordeirinhos são muito macios. As pessoas usam a lã macia das ovelhas para fazer roupa. Cada ano, na primavera, o pastor corta a lã das ovelhas para fazer roupas macias e quentinhas. As ovelhas e os cordeirinhos gostam de ter sua grossa lã cortada antes de chegarem os dias quentes de verão.
D. Aprisco
O pastor construiu um aprisco para suas ovelhas. Ele queria que elas tivessem um lugar em que pudessem estar protegidas dos animais ferozes e das fortes tempestades.
Permitir que as crianças ajudem a construir um aprisco com o material disponível (caixas, cadeiras, etc.). O bom pastor cuida
de suas ovelhas para que possam pastar em segurança; ele as
protege dos perigos e lhes dá tudo que precisam.
E. Alimentando Ovelhas
Todos os dias o pastor levava suas ovelhas a um lugar em que houvesse grama verdinha para comer e água fresquinha para beber. Dar a cada criança um pouco da “grama verdinha” para fazer de conta que estão alimentando suas ovelhas. As ovelhas também precisavam de bastante água para beber. Cada dia, o pastor levava suas ovelhas a um lugar bonito e tranquilo em que havia água limpa e fresquinha. A água fria ajudava as ovelhas a se sentirem descansadas! Dar a cada criança um copo de água para beber. Cantar “Meu Bom Pastor” (ver p. 61, CD faixa 67).
F. Ovelha Ferida
Às vezes, as ovelhas se ferem ao enroscar em arbustos cheios de espinhos ou tropeçar e cair entre as pedras. O pastor, então, passa óleo nos ferimentos ou às vezes enfaixa a perna ferida. Derramar uma gotinha de óleo ou loção na mão ou braço de cada criança. Se desejar, cobrir a área da pele com um Band-aid.
O bom pastor cuida de suas ovelhas para que possam pastar em segurança; ele as protege dos perigos e lhes dá tudo que precisam.
G. Ao Anoitecer
Deixar a sala o mais escuro possível.
Quando começava a escurecer, o pastor levava todas as suas ovelhas de volta para o aprisco.
Vocês se lembram por quê? Sim, para que ficassem protegidas de animais ferozes e de tempestades.
O pastor queria proteger suas ovelhas porque ele as amava. Vamos levar nossas ovelhas de volta para casa. Fazer sinal para uma das professoras esconder uma criança da classe. Guiar as demais crianças para o aprisco. Todas as ovelhas e cordeirinhos estão aqui? O pastor queria ter certeza de que todas estavam seguras durante a noite. Por isso, ele contava de uma em uma: um, dois, três... (Convidar as crianças para contar junto. Chamar as crianças pelo nome e mencionar algumas das características que mencionou anteriormente.) Esperem! Alguma coisa está errada! Antes, nós contamos [dizer o número que haviam contado antes] ovelhas e agora temos [uma a menos]. Alguém está faltando! Quem será? Ver se as crianças conseguem ajudar a identificar quem está faltando.
H. Procurando a Ovelha
O que será que o pastor fez quando percebeu que faltava uma ovelhinha? Será que ele foi para casa jantar? Não. Será que foi para a cama dormir? Não. O pastor não conseguiria descansar enquanto sua preciosa ovelhinha não fosse encontrada. Talvez ela estivesse ferida.
Quem sabe estivesse em algum lugar perigoso. O pastor não podia deixar sua ovelhinha fora do aprisco, sozinha. O pastor saiu à procura de sua ovelhinha perdida.
Fazer de conta que está procurando a criança que falta. Chamar a “ovelhinha” pelo nome enquanto continua procurando. Quando finalmente encontrar a criança “perdida”, dizer: Encontrei minha ovelhinha perdida! Estou muito contente! Eu estava muito preocupado(a) com a ovelhinha que faltava, mas agora a encontrei. Alegrem-se comigo!
O pastor ficou tão contente que contou a todos os seus amigos que havia encontrado sua ovelha perdida. Ele disse: “Alegrem-se comigo […] encontrei minha ovelha.”
Cantar o cântico do Verso Para Decorar “Encontrei Minha Ovelha” (ver p. 61, CD faixa 82).
Dar oportunidade para diferentes crianças se esconderem e serem encontradas; então, cantar este cântico cada vez que uma criança for encontrada. Esse exercício ajudará as crianças a decorar o verso.

I. Jesus, o Bom Pastor
Jesus ama e cuida de nós, do mesmo modo que o pastor ama e cuida das suas ovelhas.
Dar uma ovelha para cada criança e convidá-las a levar suas ovelhas e colocar perto da gravura de Jesus. Cantar com entusiasmo “Jesus é o Meu Pastor” (ver p. 60, CD faixa 68).
J. Jesus nos Dá uma Família
Assim como as ovelhas têm um pastor para cuidar delas, Jesus nos deu o papai e a mamãe para cuidar de nós. (Mostrar a gravura de Jesus e da família.) Jesus nos deu uma família porque Ele nos ama, da mesma forma que o pastor ama suas ovelhas. Uma das coisas que nossa família faz para cuidar de nós é nos dar bom alimento para comer. Dar a cada criança uma tigelinha e uma colher para fazer de conta que está preparando comida.
Cantar “Jesus me Deu Papai e Mamãe” (ver p. 58, CD faixa 64).
K. Jesus me Ama
Nossos familiares nos amam muito e cuidam de nós. Quem mais nos ama e cuida de nós? Sim, Jesus! Dar a cada criança uma bandeirinha para agitar enquanto canta “A Bíblia Ensina” (ver p. 61, CD faixa 69 e 70).
L. Muito Obrigado, Jesus
Dar a cada criança um coração de papel ou feltro com o nome dela escrito nele. Convidá-las a levar seu coração a Jesus enquanto cantam “Jesus é o Meu Pastor” (ver p. 60, CD faixa 68).
Jesus nos ama muito e deseja que O amemos também. Vamos dizer a Ele que O amamos enquanto cantamos “Amo Sempre a Meu Jesus” (ver p. 62, CD faixa 71).

Atividade Para Fixação (oPcional)
Colocar as crianças sentadas ao redor de pequenas mesas. Professores e auxiliares deverão ajudar as crianças a fazer uma das seguintes atividades cada semana ao recapitular a história.
Semana 1
Máscara de Ovelha
Com antecedência, fazer uma cópia da máscara de ovelha para cada criança. Recortar a máscara e fazer o buraco dos olhos.
Cortar o elástico, fazer um nó duplo nas pontas e prender com o grampeador.

Semana 2
Aprisco
Com antecedência, fazer uma cópia dos desenhos para cada criança. Recortar as ovelhas e colar no curral nos lugares indicados. Pedir que as crianças pintem o desenho.
Semana 3
“Luvinhas” de Dedo
Com antecedência, fazer cópias da “luvinha” de dedo para cada criança e recortar. Colar as laterais deixando uma abertura na parte debaixo para a criança colocar o dedo.
Semana 4
Móbile de Ovelha
No papel-cartão, recortar dois círculos de 15 cm de diâmetro para cada criança.
Colar um sobre o outro. Fazer cópias da ovelha, recortar e colar nos círculos (uma de cada lado). Ajudar as crianças a colar algodão na ovelhinha. Fazer um furo na parte superior do círculo e amarrar um fitilho para pendurar.
Semana Opcional
Pastor
Com antecedência, fazer cópias do pastor para cada criança e recortar. Dar tempo para as crianças pintarem. Encaixar o suporte para o pastor ficar em pé.
Atividades Bíblicas
Se houver tempo de sobra, os auxiliares podem escolher uma de várias atividades para reforçar a história bíblica do mês. As atividades preparatórias sugeridas no início do programa podem ser utilizadas novamente.

Um comentário:

Unknown disse...

E sobre a história de Outubro de 2012?Beijinho Tia Malu.